Discurso do Reitor da UNICAMP, José Tadeu Jorge
 
 
Quero cumprimentar o excelentíssimo Senhor Ministro de Estado de Ciência e Tecnologia, Professor Sérgio Rezende e, em seu nome, estender os cumprimentos a todos os dirigentes de órgãos federais aqui presentes. Cumprimentar também o Secretário de Educação Superior do Estado de São Paulo, Professor Carlos Vogt, em nome de quem, cumprimento todas as autoridades estaduais presentes nessa abertura. Cumprimentar o Presidente da SBPC, Professor Marco Antonio Raupp e, em nome dele, toda a diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Cumprimentar os Professores Clodovaldo Pavan, Sérgio Mascarenhas, Jacob Pales e Carlos Henrique de Brito Cruz e, em nome deles, estender os cumprimentos a todos os cientistas presentes no evento. Cumprimentar meus colegas de UNICAMP, Professores Eduardo Guimarães, Marcelo Knobel e, em nome deles, cumprimentar todos os participantes da reunião da SBPC. Cumprimentar também professores, pesquisadores, estudantes, senhoras e senhores presentes nessa abertura.

É um prazer enorme para a UNICAMP sediar a 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

A primeira edição contou com pouco menos de 150 participantes e neste ano, a 60ª Reunião, tem um público esperado de cerca de 15.000 pessoas. Prova da evolução das atividades de pesquisa e inovação ao longo das últimas décadas, mas prova também da dedicação de muitos brasileiros ao desenvolvimento do conhecimento novo. A SBPC constrói, neste ano, mais uma etapa da sua qualificada e vitoriosa história acadêmica, científica e política.

O tema “Energia, Ambiente, Tecnologia” tem sintonia com a atualidade brasileira e mundial, além de representar oportunidades únicas para o nosso país. Debater e fazer avançar o conhecimento nesses temas ajudarão na formulação de políticas públicas que permitam o desenvolvimento sustentável do país, a geração de emprego e renda e, portanto, riqueza que resulte em justiça social.

Os agradecimentos enfáticos da UNICAMP à SBPC por ter permitido a realização deste evento nessa nossa Casa. Os agradecimentos a toda comissão organizadora aqui já nominada pelo professor Eduardo Guimarães.

Sintam-se em casa e bom evento a todos.

Campinas, 13.07.2008.