Home
Sessão de Abertura
»  Discursos
»  Homenageados
Atividades
»  Programação Científica
»  Sessão de Pôsteres
»  SBPC Educação
»  SBPC Jovem
»  ExpoT&C
»  SBPC Artes e Cultural
»  SBPC Inovação
»  SBPC Indígena
Imagens
»  Fotos
»  Vídeos
Realização
»  Organização
»  Realização, Patrocínio e  Apoio
 
 


 Sessão de Abertura


Discurso do Reitor da UFSB
Naomar de Almeida Filho
 
 

Caros(as) Senhores(as),

A primeira SBPC a gente nunca esquece. A minha foi em São Paulo, em 1977, em pleno Regime Militar e foi uma reunião de muita força política.  E hoje precisamos de muita força política para fazer a Ciência brasileira protagonizar o desenvolvimento de nosso País.

Os jovens que aqui estão não vão esquecer na sua carreira. A primeira SBPC fora dos grandes centros universitários. E a primeira SBPC organizada e apoiada por diversas instituições da região.
Até porque nossa Universidade ainda é a mais jovem, muito ousada mas muito humilde porque é muito pequena e, por isso, precisamos e contamos com o apoio de outras Instituições, como a Universidade do Estado da Bahia na parceria para a SBPC Educação, trazendo para o extremo sul da Bahia a força da Ciência brasileira.

Além disso, gostaria de agradecer o Instituto Federal de Porto Seguro, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e do Governo do Estado da Bahia. E agradecer também as prefeituras e secretarias municipais da região pelo apoio no deslocamento dos alunos para participação neste grande evento.

Eu sou um entusiasta do trabalho em equipe. Temos um time que, representado pelo Professor Caroso e liderado pelo pró-reitor de planejamento e administração, que também acumula a vice-reitoria, o Prof. Mesquita, ao qual gostaria de agradecer. Gostaria de agradecer também os servidores de nossa Instituição e os estudantes, que sempre trazem toda a energia para nossa Instituição. E ao professor Augustin de Tugny, pela criatividade e elaboração do cartaz do evento. Então assim estamos construindo a nossa instituição.

É possível construir uma universidade inclusiva, aberta a sociedade e de excelência? É o que fomos buscar e já temos indícios de que este desafio está sendo construído.  

Nossa universidade tem a mais alta taxa de territorialidade de alunato em todo o País. Mais de 90% de nossos alunos são do território sul-baiano. E dois indicadores tradicionais de excelência. A única universidade que tem a maior proporção de doutores em seu quadro é a Federal do ABC que tem 100% de doutores no seu quadro. A nossa tem 98,7% de doutores em seu quadro. E nossa instituição teve dois mestrados no ano passado aprovados e este ano um mestrado e um doutorado.

E finalmente este índice de excelência foi trazer a SBPC para nossa universidade.

Por fim, gostaria de chamar os pesquisadores do Brasil para ajudar a construir esta Instituição. Contamos com vocês para que o desafio desta Universidade seja cumprido.

Muito obrigado!

 
 
 
© 2016 SBPC - Todos os direitos reservados