Home
Sessão de Abertura
»  Discursos
»  Homenageados
Atividades
»  Programação Científica
»  Sessão de Pôsteres
»  SBPC Educação
»  SBPC Jovem
»  Dia da Família na Ciência
»  ExpoT&C
»  SBPC Cultura
»  SBPC Inovação
»  SBPC Afro e Indígena
Imagens
»  Fotos
»  Vídeos
Realização
»  Organização
»  Realização, Patrocínio e  Apoio
 
 


 Homenageados da 69ª Reunião Anual da SBPC

     

Ângelo Barbosa Monteiro Machado

 
 

Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1958 e concluiu doutorado em Anatomia em 1963. Porém, nunca exerceu a profissão, dedicando-se ao ensino e à pesquisa na área de neurobiologia. Foi o responsável pela criação do Laboratório de Neurobiologia e do Centro de Microscopia Eletrônica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

Em 1987 submeteu-se a novo concurso para a docência, tornando-se professor adjunto de Entomologia. Além das espécies que descreveu, seu nome foi incorporado a 55 organismos, entre libélulas, borboletas, abelhas, besouros, aranhas e até um fungo, em homenagens feitas por outros pesquisadores. Ao longo de sua vida reuniu uma coleção de 35 mil libélulas, que foi doada à UFMG em 2015.

Seu interesse pela divulgação científica levou-o a participa, desde o início, dos conselhos editoriais das revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças, sendo também Coordenador da Sucursal de Belo Horizonte dessas revistas.

Exerceu vários cargos em sociedades científicas e agências de fomento, destacando-se os seguintes: vice-Pesidente da SBPC; membro dos Conselhos da FINEP, SBPC, Sociedade Internacional de Odontologia e Sociedade Brasileira de Zoologia. Nesta última, coordenou o grupo de trabalho que elaborou a atual lista oficial de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. Foi ainda Consultor da CAPES emembro da Comissão de Sociedades Científicas.

Foi também diretor-presidente da Fundação Biodiversitas, organização dedicada à conservação da biodiversidade brasileira. Tem 165 publicações científicas (85 trabalhos, a maioria em evistas internacionais e 80 resumos) e um livro didático (Neuroanatomia Funcional). É autor, também, de uma série de livros infantis que exploram a temática da Biologia, e que já lhe renderam um Prêmio Jabuti.

 

 
 
 
 
 
 

 

© 2017 SBPC - Todos os direitos reservados