Home
Sessão de Abertura
»  Discursos
»  Homenageados
Atividades
»  Programação Científica
»  Sessão de Pôsteres
»  SBPC Educação
»  SBPC Jovem
»  Dia da Família na Ciência
»  ExpoT&C
»  SBPC Cultura
»  SBPC Inovação
»  SBPC Afro e Indígena
Imagens
»  Fotos
»  Vídeos
Realização
»  Organização
»  Realização, Patrocínio e  Apoio
 
 


 Homenageados da 69ª Reunião Anual da SBPC

     

Beatriz de Bulhões Mossri

 
 

Falecida em 03 de outubro de 2016

Nascida em 12 de abril de 1965, no Rio de Janeiro, Beatriz mudou-se com a família para Brasília, em 1982.

Graduou-se em Ciências Biológicas, concluiu mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB) e também em Geoprocessamento, na mesma Universidade. Estava prestes a concluir o doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de Política Científica e Tecnológica, com foco em biodiversidade.

A bióloga iniciou carreira no Jardim Botânico de Brasília em 1992, onde foi chefe do Departamento de Ecologia até 2000. Na mesma instituição, também dirigiu o departamento de Relações Públicas de 1995 a 2000. Como reconhecimento ao seu trabalho, a direção do Jardim Botânico de Brasília decidiu batizar de Beatriz de Bulhões Mossri a parte da área verde até então chamada de Jardim Evolutivo, distribuído em três hectares da área total da estação ecológica da Capital Federal. A homenagem póstuma à pesquisadora aconteceu em 12 de abril de 2017, no dia em que ela completaria 52 anos de idade.

A carreira de Beatriz também é marcada pela vice-presidência do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), no Rio de Janeiro, e pela atuação na Associação Brasileira de Empresas de Biotecnologia, como vice-presidente.

De julho de 2011 a outubro de 2016 foi responsável pela interlocução da SBPC com o Congresso Nacional. Bia, como era carinhosamente chamada pelos colegas e amigos, desenvolveu um trabalho exemplar em prol do diálogo entre a Ciência e o Parlamento durante os últimos anos. Graças à sua habilidade, competência e determinação, a SBPC e diversas entidades representativas da comunidade científicae acadêmica, têm conseguido fazer ouvir seus pleitos e reivindicações no Congresso Nacional.

 

 
 
 
 
 
 

 

© 2017 SBPC - Todos os direitos reservados