Esta página utiliza Javascript. Seu navegador não suporta Javascript ou está desativado. Para visualizar esta página, utilize um navegador com Javascript habilitado. Reunião Regional da SBPC em Oriximiná Untitled Document
Banner do Evento

REALIZAÇÃO
Logo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia - SBPC
 
Apresentação

Nos próximos dias 27 a 29 de abril, a SBPC realizará uma reedição da Reunião Regional de Oriximiná ocorrida em 2008 com o tema: Educação e Ciência na Amazônia. Aquela Reunião superou as expectativas em número de participanmtes – cerca de 1.300 –, atraindo mais que o dobro dos 600 inscritos. Outra característica marcante daquela Reunião foi a participação maciça do público jovem, principalmente bolsistas de iniciação científica PIBIC Jr, participantes do Programa de Ação Interdisciplinar (PAI). O PAI é um modelo de educação científica, vinculado ao Curso de Biologia de Conservação de Águas Interiores, que foi desenvolvido para formar biólogos licenciados e bacharéis especialmente treinados para atuar na região Amazônica, com um forte apelo científico educacional em sua formação.

Três anos se passaram e a SBPC quer ver de perto os avanços obtidos por esta experiência inovadora, que revolucionou os hábitos juvenis no interior do Pará. “Nos sentimos motivados a participar dos seminários do PAI nos quais podemos perguntar e buscar as respostas para nossas curiosidades, além de participarmos dos trabalhos científicos junto como monitores da Biologia”, relatou uma jovem do ensino médio em entrevista à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA), que financiou 760 bolsas PIBIC Jr em parceria com o CNPq em Oriximiná nos anos de 2009 e 2010.

A Reunião Anual de 2012 reeditará inclusive o tema, bem a propósito, pois temos novidades em educação e ciência na região, a exemplo da implantação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com cursos de graduação ofertados pelo Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR); e a criação de novos institutos de pesquisa do INCT como o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Adaptações da Biota Aquática da Amazônia (ADAPTA).

 

 

 

» Apresentação
Data e Local
Cartaz