1.  Informações gerais 
          1.1 Inscrição para a submissão de resumo 
                    1.2 Status dos trabalhos submetidos 
          1.3 Tipos de trabalho por  categoria do autor 
          1.4 Autorização legal 
          1.5 Estudo de caso 
          1.6 Jornada Nacional de Iniciação Científica - JNIC  
                     
                    2. Resumos que "NÃO" serão aceitos  
                      3. Cronograma do resumo 
                      4. Inscrição do autor 
                      5. Normas para confecção e preparação do resumo  
                                5.1  Consentimento dos autores / Revisão 
                                5.2  Preparação / Itálico / Exemplo de formulário 
                                5.3  Resumo: campos,  limites e exemplo fictício  
                       
                      6. Como enviar o resumo 
                      7. Parecer do resumo / cancelamento 
                      8. Alocação da data de  apresentação do pôster / Programação 
                      9. Certificado de apresentação do pôster / Publicação do  resumo 
                                9.1  Direito ao certificado / Publicação do resumo 
                                9.2  Formato e conteúdo do certificado 
                                9.3  Como ter acesso ao e-Certificado de apresentação do pôster 
                                9.4 Registro da  apresentação durante o evento 
   
  10. Áreas do conhecimento para classificação do resumo 
                    
    
   
   
     
    1.Informações gerais 
       
      1.1 Inscrição para a  submissão de resumo 
       
        
          a)  | 
          No caso de    trabalhos com mais de um autor é necessário que apenas 1 dos integrantes (pode    ser o autor-apresentador) inscreva-se na categoria "com resumo",    pague a taxa e submeta o resumo à análise. 
                  Atenção: Se os demais    autores/orientadores quiserem receber a programação impressa e o    "e-Certificado de participação geral", ou ainda fazer a matrícula em    um minicurso, todos também deverão se inscrever na Reunião, mas na opção    "sem resumo", pois não será aceito submissão de resumo em    duplicidade.  | 
         
        
          b)  | 
          Cada    inscrição permite submeter apenas 1 resumo. O inscrito que quiser    submeter 2 resumos deverá efetuar 2 inscrições (limite). Informações    complementares disponíveis nas Normas de Inscrição. 
            A data de apresentação dos pôsteres de um mesmo autor-apresentador não poderá    conflitar. Normas de Alocação    do Pôster.  | 
         
        
          c)   | 
          O nome de    um autor, coautor ou orientador poderá constar em mais de 2 resumos.   | 
         
        
          d)  | 
          Todos os    resumos submetidos serão analisados por comitê assessor.   | 
         
        
          e)  | 
          Todos os    resumos aceitos serão programados para apresentação no formato de pôster, na    Sessão de Pôsteres. Normas de    apresentação do Pôster.  | 
         
        
          f)  | 
          Não haverá    sessão de comunicação oral.  | 
         
        
          g)  | 
          Os autores    de trabalhos aceitos e apresentados de acordo com as normas terão direito: 
            - ao "e-Certificado de apresentação do pôster", disponibilizado online/PDF ao autor que    submeteu o resumo, responsável por enviar o PDF aos demais os autores (se for    o caso). 
            - a ter o(s) resumo(s) publicado(s) nos Anais/Resumos, no formato de livro    eletrônico online,    no site da    SBPC, a partir de outubro de 2013, registrado com ISSN nº 2176-1221.  | 
         
        
          e)  | 
          Antes de    efetuar a inscrição para a submissão de resumo, leia todas as normas que    envolvem a submissão do trabalho. Item 3.1 das Normas de Inscrição.  | 
         
       
       
           
              1.2 Status dos trabalhos submetidos 
        Apenas podem ser submetidos resumos de trabalhos  finalizados (com resultados e conclusões), inéditos e não  publicados em periódicos ou eventos (exceto pelos seminários de iniciação  científica da própria instituição do autor).
         
         
        1.3 Tipos de trabalho por categoria do autor 
        Antes de se inscrever para submeter resumo, verifique se sua categoria e tipo de trabalho que desenvolveu se enquadram:
   
      
 
  
    Categoria do autor inscrito que enviará o resumo  | 
    Tipo de trabalho que poderá enviar  | 
   
  
    Estudante de Ensino Fundamental - a partir do 6º ano, Ensino Médio e/ou Técnico 
       | 
    - Experiência e/ou prática de    ensino-aprendizagem. 
      - Pesquisa científica. 
      - Trabalho oficialmente indicado pela    Instituição do estudante à JNIC. (Item 1.6).   | 
   
  
    Professor da Educação    Básica e/ou Técnica  | 
    - Experiência    e/ou prática de ensino-aprendizagem   | 
   
  
    Estudante de Graduação   | 
    - Pesquisa científica. 
      - Trabalho desenvolvido no âmbito das bolsas    do PIBIC, PIBID ou PIBIT. 
      - Trabalho oficialmente indicado pela    Instituição do estudante à JNIC. (Item 1.6).  
      - Estudo de caso (ver item 1.5).  | 
   
  
    Estudante de    Pós-Graduação  | 
    - Pesquisa    científica 
      -    Estudo de caso (ver item 1.5).  | 
   
  
    Docente de Ensino    Superior  | 
    - Pesquisa científica 
      - Estudo de caso (ver item 1.5).  | 
   
  
    Pesquisador e/ou Outros    profissionais  | 
    - Pesquisa    científica 
      -    Estudo de caso (ver item 1.5).  | 
   
 
 
 
1.4 Autorização legal 
Recomendamos que os trabalhos que necessitem cumprir as exigências legais, com expedição de autorizações junto a Comitês de Ética ou Órgãos Ambientais, tenham descrito no resumo (em campo específico que haverá para esta informação) suas referências do cumprimento das exigências legais, número de autorizações ou protocolos expedidos (CEP/CONEP, CEUA, IBAMA, ICMBio, CGEN, IPHAN etc.). Em caso de dúvidas sugerimos que o autor busque instruções com o orientador ou por meio de sua instituição. 
 
1.5 Estudo de caso 
Este tipo de trabalho se  refere (geralmente) ao relato de casos ou experiências que  explorem/descrevam/discutam um método ou problema por meio do exemplo -  aplicado às situações complexas ou casos raros da área médica, enfermagem,  estudo de comportamento animal, psicologia, terapia ocupacional etc. 
 
1.6 Jornada Nacional de Iniciação Científica - JNIC 
Apenas  serão enquadrados na JNIC os trabalhos: previamente selecionados pelas Pró-Reitorias de Pesquisa (ou setor equivalente da Instituição dos  autores). Portanto, apenas pode se classificar nesta categoria o autor previamente contatado e orientado pela sua Instituição. A  Instituição deverá manifestar antecipadamente o interesse de participação junto  à SBPC e outros procedimentos, conforme normas: Normas da Jornada  Nacional de Iniciação Científica - JNIC. 
 
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                          2. Resumos que  "NÃO" serão aceitos 
                          O resumo enquadrado em quaisquer dos itens a seguir não será aceito pela  coordenação da Reunião Anual ou pelo assessor do comitê de análise: 
                          a) Resumo de trabalho com mais 6 (seis) autores (contando o orientador). 
b) Resumo que não se inclua nas características e nos tipos de trabalhos descritos  no item 1 destas normas. 
c) Resumos baseados  em um mesmo trabalho de investigação e fragmentados com resultados em  diferentes resumos, com ou sem primeiros autores diferentes. 
d)  Simples descrição de projeto, intenção de trabalho ou trabalho com  resultados preliminares. 
e) Resumo que apenas descreva a realização ou resultado de eventos, publicação  de vídeos, fotos. 
f) Resumo de trabalho já publicado. 
g) Resumo de revisão bibliográfica. 
h) Resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de  conteúdo e dados da pesquisa, incluindo área, nomes dos autores, título etc. 
i) Resumo com tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero ou de  fórmulas matemáticas e químicas (se necessário, descrever por extenso).  
j) Resumo sem cuidados em sua preparação ou com deficiências na  pesquisa, com as informações desorganizadas e/ou com procedimentos/descrições  inadequados ou equivocados, em quaisquer dos itens do resumo (título,  introdução, métodos, resultados, conclusões e outros). 
                       
   
                       
                      
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                          3. Cronograma do resumo 
                          14/12/12 a 02/04: Inscrição do autor que  enviará o resumo.  
                          21/02 a 09/04: Submissão do resumo  pelo autor que fez a inscrição "com" resumo e pagou a taxa até o vencimento  do boleto. Atenção: Sugerimos  submeter o resumo o mais breve possível, evitando o período final do prazo,  pois influenciará no prazo de resposta da análise, escolha da data de  apresentação, congestionamento de rede e imprevistos.  
                          Até 17/05: Parecer da análise. Os resumos serão  analisados à medida que forem submetidos e a data da resposta será diferente  para cada resumo devido às particularidades de cada trabalho.  
                          19/05: Prazo para o autor  com resumo aceito alocar a data de apresentação. Obs.: Imediatamente após o  aceite do resumo (se for o caso) e até 19/05, a escolha da data de apresentação  do pôster poderá ser feita pelo "Módulo dos Inscritos" do autor que  submeteu o resumo. 
                          17/06: Prazo para a SBPC divulgar a  programação da Sessão de Pôsteres. 
                          21 a 26/07: 65ª Reunião Anual da SBPC. 
                          22 a 26/07: Sessões de Pôsteres. Cada trabalho será  programado para apresentação em apenas 1 dos dias. 
                          72 horas: Prazo para expedição do e-Certificado  online de apresentação do pôster. 
                        Novembro: Os resumos dos pôsteres apresentados  serão publicados nos Anais/Resumos, no formato de livro eletrônico online,  no site da SBPC até novembro de 2013, registrado com ISSN nº  2176-1221.                        
                        
  
                           
                        
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                                             4. Inscrição do autor 
                       
                      a) É necessário que pelo  menos 1 dos autores (possivelmente o autor-apresentador) faça a inscrição até 02/04/13 e o pagamento da taxa, para poder submeter um resumo à análise. Normas de Inscrição.  
                         
                        b) Atenção: O autor inscrito que  submeter o resumo é o responsável legal por todo seu conteúdo (incluindo área  de submissão, título, nomes dos autores e orientadores, instituições etc.). A  SBPC é isenta de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do resumo que for divulgado  e/ou publicado  por meio de qualquer documentação ou divulgação da Reunião (programa,  certificado, e-mail, pôster, site, livro eletrônico e outros), pelos autores ou  por terceiros.  
                         
                        c) Se os demais  autores/orientadores de um resumo desejarem receber a programação impressa e o  e-Certificado de participação geral, ou ainda fazer a inscrição em um minicurso  (com taxa à parte), todos deverão também se inscrever na Reunião, mas na opção  "sem resumo" para não  enviar o resumo em duplicidade).  
                         
                        d) Cada inscrição  permite submeter 1 (um) resumo.  
                        O inscrito que  desejar submeter 2 resumos (limite) deverá fazer 2 inscrições: a 1ª via Ficha  de inscrição e, somente quando esta estiver efetivada com o  pagamento da taxa, efetuar a 2ª via Módulo  dos Inscritos e também pagar a taxa da 2ª inscrição. 
                        A data de apresentação dos pôsteres de um mesmo  autor-apresentador não poderá conflitar. Normas  de Alocação do Pôster. 
                         
                        e) Uma pessoa (autor,  coautor ou orientador) poderá constar em diversos resumos, desde que não  conflite a data de apresentação do pôster pela mesmo autor-apresentador.  
                       
                     
                                             topo 
                       
                       
                      5. Normas para confecção  e preparação do resumo 
                      
                       
                      5.1  Consentimento dos autores / Revisão 
Todos os autores e orientadores devem ter conhecimento das normas, do  conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido no resumo submetido ao  evento. Antes que o resumo seja enviado é necessária,  rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da  pesquisa, dos campos do resumo (incluindo área, título, nomes dos autores e  demais dados), pois NÃO  será possível corrigir o resumo após seu envio.  Os dados serão publicados exatamente como enviados.  
 
5.2  Preparação / Itálico / Exemplo de formulário 
a) Prepare o resumo em um editor de textos, com fonte Arial, tamanho 10  e margens de 1cm. 
b) O resumo pode ser escrito em português,  inglês ou espanhol e deverá conter somente texto. 
c) Não insira tabelas,  gráficos, imagens de qualquer gênero ou fotos. 
d) Se houver fórmulas matemáticas ou químicas, efetue a descrição por  extenso. 
e) Não utilize tabulações, parágrafos com recuos ou marcadores automáticos, porque  o texto deverá ser copiado (item a item) para o formulário online de submissão, podendo perder as configurações do editor de  textos. 
 
f) Nomes científicos  de espécies ou termos que obrigatoriamente precisem estar escritos em itálico ou outras configurações especiais,  necessitam de símbolos ou "tags",  exemplo: 
 
                        Para  obter: Aedes aegypti     digite no resumo:  <i>Aedes aegypti</i> 
                         
                        Para  obter: α     digite no  resumo: α 
                        Para  obter: β     digite no resumo:  β  
                         
                        Para  obter texto em sobrescrito, ex.: x2     digite no  resumo: x<sup>2</sup> 
                        Para  obter texto em sobrescrito, ex.: H2O     digite no  resumo: H<sub>2</sub>O 
                         
                         
                        5.3  Resumo: campos, limites e  exemplo fictício
                         
                         
                        A) CAMPOS E LIMITES DO RESUMO 
                         
                        Campo 1: Tipo do trabalho (item 1.3) 
                          Selecionar uma opção:  
                        a) Pesquisa Científica. 
                        b) Estudo de Caso. (Atenção, pois este tipo diz  respeito a uma categoria específica e não pode ser utilizado para quaisquer  "casos" - ver item 1.5 das Normas de resumo). 
                        c) Experiência e/ou Prática de Ensino  Aprendizagem. (Atenção,  pois somente Estudante de Ensino Básico e/ou Técnico ou Professor do Ensino Básico  poderão enviar trabalho nesta categoria). 
                        d) Trabalho indicado para a JNIC. (Atenção, pois somente o  estudante já contatado pela diretoria de pesquisa de sua instituição e  convidado por ela para esta atividade poderá optar por este tipo). 
                        e) Trabalho  desenvolvido no âmbito das bolsas do PIBIC, PIBID ou PIBIT - Opção para os  trabalhos destas bolsas, não inclusos em nenhum dos tipos anteriores. Atenção, pois será  necessário informar novamente a bolsa no campo 12 deste formulário. 
                         
                        Campo 2: Área de  classificação do trabalho 
                        Selecionar uma opção:  
Consulte a lista  completa das áreas no item 10 das Normas de Resumo. Selecione a "grande" área, a área e a  subárea do conhecimento para classificação do trabalho. 
 
Campo 3: Título do trabalho 
                          Limitado  a 400 caracteres (contando  os espaços).  
                        Digitar com letras maiúsculas (exceto nomes  científicos de espécies que devem ser em caixa alta e baixa, além do itálico,  configurado conforme item 5.2 - f das Normas de Resumo). 
                         
                        Campo 4: Nomes  dos autores e orientadores 
                        Limitado  a 06 (seis) autores por trabalho, incluindo o nome do autor inscrito que  fará a submissão do resumo, demais autores, coautores e orientadores (se  houver). Limitado a 60 caracteres (contando os espaços) para cada nome completo. 
                        Atenção: Não inverter  a posição do nome com o sobrenome, não colocar vírgula ou ponto e não abreviar. O nome e sobrenome de cada  integrante deve ser escrito por extenso. 
Não colocar titulação (prof., dr.  etc.) junto aos nome dos autores, caso contrário, prejudicará sua  divulgação. Se necessário, utilize o campo seguinte ("instituição")  para incluir titulações e a devida instituição. 
 
Campo 5: Instituição do autor 
                          Limitado a uma linha (com até 80 caracteres, contanto os espaços) para descrever a instituição  de cada autor. 
                        Descrever o departamento e/ou curso e  instituição de cada autor. 
                        Neste campo poderão constar  titulações, ex.: Prof., Dr. etc. Exemplo: 
                        Depto.de Ciências Biológicas - FMTM  
                        Profa. Dra./Orientadora - Depto.de  Ciências Biológicas - FMTM  
                        Atenção: Não repetir o nome do autor  neste campo, pois já consta no campo anterior (4). 
                         
                        Campo 6: Introdução 
                          Limitado a 1300 caracteres (contando os espaços). 
                        Na  Introdução do resumo do trabalho descrever os itens a seguir: 
                        - Visão geral sobre o tema estudado (breve revisão da literatura sobre o tema); 
                        -  Relevância da pesquisa. 
                         
                        Campo 7: Objetivo  do trabalho 
                          Limitado a 400 caracteres (contando os espaços). 
                        Digitar o(s) objetivo(s)  do trabalho de forma concisa. 
                         
                        Campo 8: Métodos 
                        Limitado a 1300 caracteres (contando os espaços). 
Descrever como o trabalho  foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos,  equipamentos, ambientes etc.) incluindo, se for o caso, a análise estatística  empregada. 
Atenção: Projetos  de pesquisa não serão aceitos (projeto de pesquisa não é aceito porque ainda  não foi realizado), só devem ser submetidas pesquisas já realizadas, que  contenham, portanto, métodos, resultados e conclusões.  
 
Campo 9: Resultados  e Discussão 
                          Limitado a 1300 caracteres (contando os espaços). 
                        Apresentar os resultados  da pesquisa de forma descritiva e discutir os resultados obtidos com base na  literatura pertinente. 
                        Atenção: Se o trabalho não possui resultados porque ainda não foi  realizado, então ele não pode ser enviado ao evento. 
                         
                        Campo 10: Conclusões 
                          Limitado a 1300 caracteres (contando os espaços). 
                        Descrever a conclusão dos  autores com base nos resultados, relacionando-as aos objetivos da pesquisa. 
                        Atenção:  Se o trabalho não possui conclusões porque ainda não foi concluído, então ele  não pode ser enviado ao evento. 
                         
                        Campo 11: Autorização  legal 
                          Limitado a  150 caracteres  (contando os espaços).  
                        Informar, se for o caso, dados  da autorização legal (de comitês de ética ou órgãos ambientais). Item 1.4 das Normas de resumo. 
                         
                        Campo 12: Fomento 
                          Limitado a  150 caracteres  (contando os espaços).  
                        Informar, se for o caso, a  instituição de fomento (fonte de financiamento da pesquisa). 
                         
                        Campo 13: Palavras-chave 
                        Informar 3 palavras-chave,  com até 60 caracteres cada (contando os espaços) e que não estejam no título ou  na área do conhecimento do trabalho. 
                         
                         
                      B) EXEMPLO FICTÍCIO DE RESUMO 
                       
                       
                      
                        
                          Tipo de trabalho: Trabalho    desenvolvido no âmbito das bolsas do PIBIC, PIBID ou PIBIT. 
                               
                                Área: Ciências Biológicas    / Parasitologia / Parasitologia Geral 
                                   
                                PREVALÊNCIA DE CEPAS    DE Mycobacterium tuberculosis RESISTENTES 
                                   
                                Lívia    de Souza Dutra 
                              Depto.de Ciências Biológicas - FMTM 
                               
                              Ana Honório 
                              Depto.de Ciências Biológicas, EFOA, Alfenas/MG 
                               
                              José Carlos Santana 
                              Depto.de Ciências Biológicas, EFOA  
                               
                              Silvana D´Avigne 
                              Depto.de Ciências Biológicas, EFOA  
                               
                              Antonio de Menezes 
                              Depto.de Medicina Preventiva e Social - UFMG 
                               
                              Mariza de Souza Santos 
                              Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Ciências Biológicas - FMTM 
                               
                               
                              Introdução: 
                              Visão    geral sobre o tema estudado (breve revisão da literatura sobre o tema). 
                              Relevância    da pesquisa. 
                               
                              Objetivo do trabalho: 
                              Descrição    do(s) objetivo(s) do trabalho de forma concisa. 
                               
                              Métodos: 
                              Procedimentos,    estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes    etc., de acordo com a pesquisa e incluindo, se for o caso, a análise    estatística empregada. 
                               
                              Resultados e    Discussão: 
                              Apresentar    os resultados da pesquisa de forma descritiva e discutir os resultados    obtidos com base na literatura pertinente. 
                               
                              Conclusões: 
                              Apresentação    das conclusões relacionando-as aos objetivos do trabalho. 
                               
                              Autorização legal: 
                              Protocolo    nº 123456 ABC DEF 
                               
                              Fomento: 
                              PIBIC    / CNPq 
                               
                              Palavras-chave: 
                              Indivíduos    HIV 
                              Multidroga-resistente 
                              Tuberculose 
                             | 
                         
                       
                       
                       
                      C) Exemplo de formulário online de submissão do resumo. 
                          Sugestões para evitar expirar a sessão  do formulário: 
                          - Não digite seu resumo diretamente no  formulário online de submissão do resumo. 
                        - Consulte as normas e prepare seu  resumo em um documento de texto e grave-o em seu computador. 
                        - Lembre-se de já incluir no seu resumo as "tags" de html para  configurar "itálico" em nomes científicos etc. (item 5.2 das Normas de Resumo).  
- Revise o resumo com antecedência, inclusive com a ajuda de seu orientador, se  for o caso. 
                       
                       
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                    6. Como enviar o resumo 
                     
                    
                    a) Antes de enviar o resumo é necessário: 
                      - Ler as Normas de Inscrição, Normas de Envio de  Resumo e Normas do Pôster . 
                      - Fazer a inscrição de um dos autores, com a taxa de inscrição paga, dentro do  prazo; 
                      Após o pagamento o inscrito deverá aguardar entre 01 e 03 dias úteis para a  SBPC automaticamente efetivar sua inscrição; apenas após este procedimento será  liberado no "Módulo dos inscritos" a opção para enviar o resumo. 
                      - Estar ciente de que o resumo deve ser enviado uma única vez; 
                      - Ter preparado e revisado o resumo de acordo com as normas. 
   
  b) Passo a passo para o envio: 
                      - Abra o resumo preparado e já revisado no editor de textos; 
                      - Acesse o "Módulo dos Inscritos" e clique em  "Enviar resumo da inscrição"; 
                      - Selecione, copie  e cole os trechos de texto de resumo para o formulário e preencha os combos  pré-definidos. 
- No final do preenchimento existe a  opção "Ver resumo" - clique e veja se o resumo na tela está de  acordo. Em caso positivo finalize o envio ou retorne para retificar. 
- Ao concluir o envio, feche as telas e  acesse novamente o Módulo dos Inscritos. Verifique se o resumo está disponível  no seu módulo (isto confirmará que seu envio foi concluído). 
Atenção: Se o formulário online ficar  muito tempo aberto, automaticamente será desconectado por questões de  segurança. Portanto, lembramos o quanto é importante você ter seu resumo pronto  antes do envio.                     
                     
                                           
                                          c) Após enviar o resumo, acesse o seu Módulo de Inscrição e verifique se  o resumo está disponível em seu módulo. Acompanhe pelo "Módulo dos  Inscritos" a resposta da análise do resumo, conforme prazos divulgados. 
                     
                   
                    topo 
                       
                                             7. Parecer do resumo / cancelamento 
                         
                      a)  Prazo de resposta da análise do resumo  
                      Até  17/05/13 é o prazo para a SBPC responder com o parecer de aceite ou  de recusa do resumo dado pelos assessores. 
Os resumos serão analisados à medida que forem submetidos e a resposta ficará  disponível no Módulo de inscrição do autor que submeteu o resumo.  
Obs.: O prazo de resposta  será diferente para cada resumo submetido, devido às particularidades de cada  um. 
 
b) Alteração ou substituição  de resumo não será possível 
Atenção:  O resumo que estiver em análise, ou estiver aceito ou recusado, não poderá ser alterado  (no conteúdo do texto ou nomes dos autores/orientadores) nem substituído pelos  autores para reavaliação. Os resumos recusados não serão programados para  apresentação nem publicados. Lembramos, portanto, o quanto é importante ler e seguir as  normas do evento, bem como conferir o resumo, nomes dos autores e orientadores,  antes da sua submissão. 
 
c) Cancelamento de resumo publicado não será possível. 
Não serão  feitas correções ou exclusões de resumos publicados.
                        
                         
                      
  
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                       8. Programação do pôster 
                       Não  haverá sessão de comunicação oral. Todos os trabalhos aceitos serão programados  para apresentação na forma de pôster. Cada pôster será programado para  apresentação apenas em 1 dos dias do evento (22, 23, 24, 25 ou 26/7), em sessão  com até 2 horas 
Imediatamente  após o aceite do resumo (se for o caso) e até 19/05, a escolha da data de  apresentação do pôster poderá ser feita pelo "Módulo dos Inscritos" do autor que submeteu o resumo. Consulte as  Normas de alocação do pôster.  
A partir  de 17/6 a programação completa da Sessão de Pôsteres será divulgada.                       
  
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                            9. Certificado de apresentação do pôster / Publicação do resumo 
                           
                            9.1 Direito ao certificado / Publicação do resumo: 
                            Apenas os trabalhos aceitos  e apresentados (com a presença de pelo menos um dos autores) na Sessão de  Pôsteres (de acordo com a programação da SBPC e com as Normas de Pôster) terão  direito ao certificado e à publicação do resumo. 
Os resumos dos pôsteres apresentados serão publicados nos Anais/Resumos, no  formato de livro eletrônico online, no site da  SBPC, a partir de novembro de 2013, registrado com ISSN nº 2176-1221. 
                             
                            9.2 Formato e conteúdo do certificado: 
                            O certificado de apresentação  do pôster será eletrônico e online (e-Certificado),  disponibilizado em arquivo digital, no formato "PDF", com opções para  impressão do documento ou gravação do arquivo. 
Não haverá impressão do certificado em papel por parte da SBPC. 
Cada e-Certificado terá um registro numérico único, expresso como "Nº do  certificado", para controle e verificação da autenticidade pelos interessados  (pessoas ou instituições), por meio do site  da SBPC www.sbpcnet.org.br,  menu Eventos, submenu e-Certificados/Autenticação. 
                             
                        9.3 Como ter acesso ao e-Certificado de apresentação do pôster: 
                        O certificado de apresentação do pôster será emitido no formato de "e-Certificado": é um certificado eletrônico e online,  disponibilizado em arquivo digital (PDF). Não há impressão em papel pela instituição  emitente (neste caso, a SBPC). 
É essencial que o 1º acesso ao e-Certificado seja feito pelo autor que  submeteu o resumo. Este autor é o responsável por fornecer/enviar o arquivo do  e-Certificado (PDF) aos demais autores e orientadores do trabalho. 
Local de acesso: www.sbpcnet.org.br, menu Eventos, submenu e-Certificados/Autenticação. 
Prazo de liberação: O e-Certificado será liberado 72 horas após a  apresentação do pôster na data alocada e publicada no livro de programação da  Sessão de Pôsteres.  
Atenção: 
A SBPC estará isenta da obrigatoriedade da expedição do certificado e  publicação do resumo se: 
- o pôster estiver fixado em data ou espaço diferente da programação; 
- o pôster estiver sozinho, sem o autor presente; 
- o autor permanecer apenas parte do tempo da sessão; 
- nenhum dos autores que conste no resumo estiver presente. 
 
Além dos dados de  registro da SBPC constará no e-Certificado o título do trabalho e os nomes dos  autores cadastrados na submissão do resumo e os dados do evento, exemplo  fictício: "Certificamos que o trabalho PREVALÊNCIA DE CEPAS  DE Mycobacterium tuberculosis RESISTENTES, de autoria de Lívia de Souza Dutra, Ana Honório, José Carlos Santana, Silvana  D´Avigne, Antonio de Menezes e Mariza de Souza Santos, foi apresentado, na forma de pôster, na 65ª Reunião Anual da  SBPC, realizada de 21 a 26 de julho de 2013, na Universidade Federal de  Pernambuco - UFPE, Recife/PE, Brasil." 
 
Atenção na submissão dos resumos pois o título  do trabalho e os nomes dos autores serão publicados conforme submetidos. Não  serão feitas correções ou exclusões de resumos publicados. 
 
9.4 Registro da apresentação durante o evento 
Durante a apresentação do  pôster será solicitado a um dos autores presentes: a apresentação de documento  de identidade com foto. 
                       
                      topo 
                       
                         
                           
                           
                        10. Áreas do conhecimento para classificação do resumo                     
                         
                         
                          A. Ciências Exatas e da Terra 
                          B. Engenharias 
                          C. Ciências Biológicas 
                          D. Ciências da Saúde 
                          E. Ciências Agrárias 
                        F. Ciências Sociais Aplicadas 
                        G. Ciências Humanas 
                        H. Artes, Letras e Linguística
                           
                          
 
                      
                      
                        | A.
                            Ciências Exatas e da Terra  | 
                       
                      
                         
                          Astronomia 
                          A.1.1. Astrofísica do Meio Interestelar  
                          A.1.2. Astrofísica Estelar 
                          A.1.3. Astrofísica Extragaláctica 
                          A.1.4. Astronomia de Posição e Mecânica
                          Celeste 
                          A.1.5. Astronomia do Sistema Solar 
                          A.1.6. Instrumentação Astronômica 
                          A.1.7. Astronomia  | 
                       
                      
                         
                          Ciência
                              da Computação 
                            A.2.1. Arquitetura de Computadores 
                          A.2.2. Banco de Dados 
                          A.2.3. Computação Gráfica 
                          A.2.4. Engenharia de Software 
                          A.2.5. Informática na Educação 
                          A.2.6. Inteligência Artificial e Redes Neurais 
                          A.2.7. Linguagens de Programação 
                          A.2.8. Processamento Paralelo e Distribuído 
                          A.2.9. Realidade Virtual 
                          A.2.10. Redes 
                          A.2.11. Segurança 
                          A.2.12. Simulação 
                          A.2.13. Sistemas Cooperativos 
                          A.2.14. Sistemas de Tempo Real 
                          A.2.15. Sistemas Operacionais 
                          A.2.16. Teoria da Computação 
                          A.2.17. Ciência da Computação  | 
                       
                      
                         
                          Física 
                          A.3.1. Áreas Clássicas de Fenomenologia
                          e suas Aplicações 
                          A.3.2. Ensino de Física 
                          A.3.3. Física Atômica e Molecular 
                          A.3.4. Física da Matéria Condensada 
                          A.3.5. Física das Partículas Elementares
                          e Campos 
                          A.3.6. Física dos Fluidos, Física de
                          Plasmas e Descargas Elétricas 
                          A.3.7. Física Geral 
                          A.3.8. Física Médica 
                          A.3.9. Física Nuclear  | 
                       
                      
                         
                          Química 
                          A.4.1. Físico-Química 
                          A.4.2. Química Ambiental 
                          A.4.3. Química Analítica 
                          A.4.4. Química de Produtos Naturais 
                          A.4.5. Química Industrial 
                          A.4.6. Química Inorgânica 
                          A.4.7. Química Orgânica 
                          A.4.8. Química  | 
                       
                      
                         
                          Matemática 
                          A.5.1. Álgebra 
                          A.5.2. Análise 
                          A.5.3. Geometria e Topologia 
                          A.5.4. Matemática Aplicada 
                          A.5.5. Probabilidade e Estatística 
                          A.5.6. Matemática | 
                       
                      
                         
                          Geociências 
                            A.6.1. Climatologia 
                          A.6.2. Geofísica 
                          A.6.3. Geografia Física 
                          A.6.4. Geologia Econômica e Geofísica
                          Aplicada 
                          A.6.5. Geologia Regional e Geotectônica 
                          A.6.6. Geoquímica 
                          A.6.7. Meteorologia 
                          A.6.8. Mineralogia e Petrologia 
                          A.6.9. Paleontologia e Estratigrafia 
                          A.6.10. Geociências  | 
                       
                      
                         
                          Oceanografia 
                            A.7.1. Oceanografia Biológica 
                            A.7.2. Oceanografia Física 
                            A.7.3. Oceanografia Geológica 
                            A.7.4. Oceanografia Química 
                          A.7.5. Oceanografia  | 
                       
                     
                       
                      topo                       
                       
                     
                      
                        
                          | B. Engenharias | 
                         
                        
                           
                            Engenharia 
                              B.1.1. Engenharia Aeroespacial 
                              B.1.2. Engenharia Biomédica 
        B.1.3. Engenharia Civil 
        B.1.4. Engenharia de Materiais e Metalúrgica 
        B.1.5. Engenharia de Minas 
        B.1.6. Engenharia de Produção 
        B.1.7. Engenharia de Transportes 
        B.1.8. Engenharia Elétrica 
        B.1.9. Engenharia Mecânica 
        B.1.10. Engenharia Naval e Oceânica 
        B.1.11. Engenharia Nuclear 
        B.1.12. Engenharia Química 
        B.1.13. Engenharia Sanitária 
        B.1.14. Engenharia  | 
                         
                       
                       
                      topo                      
                       
                     
                    
                      
                        |                            
                            C. Ciências Biológicas  | 
                       
                      
                         
                          Biofísica  
                            C.1.1. Biofísica Celular 
                          C.1.2. Biofísica de Processos e Sistemas 
                          C.1.3. Biofísica Molecular 
                          C.1.4. Radiologia e Fotobiologia 
                          C.1.5. Biofísica  | 
                       
                      
                         
                          Biologia  
                            C.2.1. Biologia da Conservação 
                          C.2.2. Biologia Evolutiva 
                          C.2.3. Biologia Geral  | 
                       
                      
                         
                          Bioquímica  
                            C.3.1. Biologia Molecular 
                          C.3.2. Bioquímica dos Microorganismos 
                          C.3.3. Enzimologia 
                          C.3.4. Metabolismo e Bioenergética 
                          C.3.5. Química de Macromoléculas 
                          C.3.6. Bioquímica  | 
                       
                      
                         
                          Botânica  
                            C.4.1. Anatomia Vegetal 
                          C.4.2. Botânica Aplicada 
                          C.4.3. Fisiologia Vegetal 
                          C.4.4. Fitogeografia 
                          C.4.5. Micologia  
                          C.4.6. Morfologia e Taxonomia Vegetal 
                            C.4.7. Paleobotânica 
                            C.4.8. Botânica                            | 
                         
                      
                         
                          Ecologia  
                            C.5.1. Ecologia Aplicada 
                          C.5.2. Ecologia Aquática 
                          C.5.3. Ecologia Terrestre 
                          C.5.4. Ecologia  | 
                       
                      
                         
                          Farmacologia  
                            C.6.1. Farmacologia Bioquímica e
                            Molecular 
                          C.6.2. Farmacologia Clínica 
                          C.6.3. Toxicologia 
                          C.6.4. Farmacologia  | 
                       
                      
                         
                          Fisiologia 
                            C.7.1. Fisiologia Celular e Molecular 
                          C.7.2. Fisiologia Comparada 
                          C.7.3. Fisiologia de Órgãos e Sistemas 
                          C.7.4. Fisiopatologia Celular 
                          C.7.5. Fisiologia | 
                       
                      
                         
                          Genética  
                            C.8.1. Genética Animal 
                          C.8.2. Genética de Microorganismos 
                          C.8.3. Genética Humana e Médica 
                          C.8.4. Genética Molecular 
                          C.8.5. Genética Vegetal 
                          C.8.6. Genética                            | 
                         
                      
                         
                          Imunologia 
                            C.9.1. Imunologia Aplicada 
                          C.9.2. Imunologia Celular 
                          C.9.3. Imunogenética 
                          C.9.4. Imunoquímica 
                          C.9.5. Imunologia  | 
                       
                      
                         
                          Microbiologia 
                            C.10.1. Biologia e Fisiologia dos Microorganismos 
                          C.10.2. Microbiologia Aplicada 
                          C.10.3. Microbiologia  | 
                       
                      
                         
                          Morfologia C.11.1. Anatomia Animal 
                          C.11.2. Anatomia Humana 
                          C.11.3. Citologia e Biologia Celular 
                          C.11.4. Embriologia 
                          C.11.5. Histologia 
                          C.11.6. Morfologia  | 
                       
                      
                         
                          Neurociências
                              e Comportamento  
                       C.12.1. Neurociências e Comportamento  | 
                       
                      
                         
                          Parasitologia  
                            C.13.1. Entomologia e Malacologia de Parasitos
                            e Vetores 
                          C.13.2. Helmintologia de Parasitos 
                          C.13.3. Paleoparasitologia 
                          C.13.4. Parasitologia Geral 
                          C.13.5. Protozoologia de Parasitos 
                          C.13.6. Parasitologia | 
                       
                      
                         
                          Zoologia  
                            C.14.1. Biogeografia 
                          C.14.2. Comportamento Animal 
                          C.14.3. Paleozoologia 
                          C.14.4. Taxonomia 
                          C.14.5. Zoologia Aplicada 
                          C.14.6. Zoologia  | 
                       
                     
                     
                      topo                      
                     
                     
                    
                      
                        | D.
                            Ciências da Saúde  | 
                       
                      
                         
                          Enfermagem 
                            D.1.1. Enfermagem de Doenças Contagiosas 
                          D.1.2. Enfermagem de Saúde Pública 
                          D.1.3. Enfermagem Médico-Cirúrgica 
                          D.1.4. Enfermagem Obstétrica 
                          D.1.5. Enfermagem Pediátrica 
                          D.1.6. Enfermagem Psiquiátrica 
                          D.1.7. Enfermagem | 
                       
                      
                         
                          Medicina 
                            D.2.1. Anatomia Patológica e Patologia
                            Clínica 
                          D.2.2. Cirurgia 
                          D.2.3. Clínica Médica 
                          D .2.4. Medicina Legal e Deontologia 
                          D.2.5. Psiquiatria 
                          D .2.6. Radiologia Médica 
                          D.2.7. Saúde Materno-Infantil 
                          D.2.8. Medicina  | 
                       
                      
                         
                          Saúde
                              Coletiva 
                            D.3.1. Epidemiologia 
                          D.3.2. Medicina Preventiva 
                          D.3.3. Saúde de Populações Especiais 
                          D.3.4. Saúde Pública 
                          D.3.5. Saúde Coletiva  | 
                       
                      
                         
                          Odontologia 
                            D.4.1. Cirurgia Buco-Maxilo-Facial 
                          D.4.2. Clínica Odontológica 
                          D.4.3. Endodontia 
                          D.4.4. Materiais Odontológicos 
                          D.4.5. Odontologia Social e Preventiva 
                          D.4.6. Odontopediatria 
                          D.4.7. Ortodontia 
                          D .4.8. Periodontia 
                          D .4.9. Radiologia Odontológica 
                          D.4.10. Odontologia  | 
                       
                      
                         
                          Farmácia  
                            D.5.1. Análise e Controle de Medicamentos 
                          D.5.2. Análise Toxicológica 
                          D.5.3. Bromatologia 
                          D.5.4. Farmacotecnia 
                          D.5.5. Farmacognosia 
                          D.5.6. Farmácia  | 
                       
                      
                         
                          Nutrição  
                            D.6.1. Bioquímica da Nutrição 
                          D.6.2. Dietética 
                          D.6.3. Análise Nutricional de População 
                          D.6.4. Desnutrição e Desenvolvimento
                          Fisiológico 
                          D.6.5. Nutrição  | 
                       
                      
                         
                          Fonoaudiologia 
                        D.7.1. Fonoaudiologia  | 
                       
                      
                         
                          Fisioterapia
                              e Terapia Ocupacional 
                        D.8.1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional  | 
                       
                      
                         
                          Ergonomia 
                        D.9.1. Ergonomia  | 
                       
                     
                     
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                        | E.
                            Ciências Agrárias  | 
                       
                      
                         
                          Agronomia 
                            E.1.1. Ciência do Solo 
                          E.1.2. Economia e Sociologia Agrícola 
                          E.1.3. Fitossanidade 
                          E.1.4. Fitotecnia 
                          E.1.5. Agronomia  | 
                       
                      
                         
                          Engenharia
                              Agrícola  
                            E.2.1. Construções Rurais 
                          E.2.2. Energização Rural 
                          E.2.3. Engenharia Agrícola 
                          E.2.4. Engenharia de Água e Solo 
                          E.2.5. Máquinas e Implementos Agrícolas 
                          E.2.6. Processamento de Produtos Agrícolas  | 
                       
                      
                         
                          Recursos
                              Florestais e Engenharia Florestal 
                            E.3.1. Silvicultura 
                          E.3.2. Manejo Florestal 
                          E.3.3. Técnicas e Operações Florestais 
                          E.3.4. Conservação da Natureza 
                          E.3.5. Ciências Florestais 
                          E.3.6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal  | 
                       
                      
                         
                          Recursos
                              Pesqueiros e Engenharia de Pesca 
                            E.4.1. Aqüicultura 
                          E.4.2. Engenharia de Pesca 
                          E.4.3. Recursos Pesqueiros de Águas Interiores 
                          E.4.4. Recursos Pesqueiros Marinhos 
                          E.4.5. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca  | 
                       
                      
                         
                          Medicina
                              Veterinária  
                            E.5.1. Clínica e Cirurgia 
                          E.5.2. Inspeção de Produtos de Origem
                          Animal 
                          E.5.3. Medicina Veterinária Preventiva 
                          E.5.4. Patologia Animal 
                          E.5.5. Reprodução Animal 
                          E.5.6. Medicina Veterinária  | 
                       
                      
                         
                          Zootecnia 
                            E.6.1. Ecologia dos Animais Domésticos
                            e Etologia 
                          E.6.2. Nutrição e Alimentação
                          Animal 
                          E.6.3. Pastagem e Forragicultura 
                          E.6.4. Produção Animal 
                          E.6.5. Zootecnia  | 
                       
                      
                         
                          Ciência
                              e Tecnologia de Alimentos  
                            E.7.1. Ciência de Alimentos 
                          E.7.2. Engenharia de Alimentos 
                          E.7.3. Tecnologia de Alimentos 
                          E.7.4. Ciência e Tecnologia de Alimentos  | 
                       
                     
                     
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                        | F.
                            Ciências Sociais Aplicadas  | 
                       
                      
                         
                          Contabilidade 
                            F.1.1. Auditoria Contábil 
                          F.1.2. Contabilidade e Finanças 
                          F.1.3. Contabilidades Específicas 
                          F.1.4. Controladoria 
                            F.1.5. Perícia Contábil 
                            F.1.6. Sistemas Contábeis 
                            F.1.7. Teoria da Contabilidade 
                            F.1.8. Contabilidade                            | 
                         
                      
                         
                          Gestão
                              e Administração  
                            F.2.1. Administração Geral
                            e Gestão Estratégica 
                          F.2.2. Cultura Organizacional 
                          F.2.3. Gestão da Produção e Marketing 
                          F.2.4. Gestão de Negócios 
                          F.2.5. Gestão de Pessoas 
                          F.2.6. Gestão Financeira 
                          F.2.7. Gestão Pública 
                          F.2.8. Organizações e Alternativas Organizacionais 
                          F.2.9. Gestão e Administração  | 
                       
                      
                         
                          Economia 
                            F.3.1. Crescimento, Flutuações
                            e Planejamento Econômico 
                          F.3.2. Economia Doméstica 
                          F.3.3. Economia dos Recursos Humanos 
                          F.3.4. Economia Industrial 
                          F.3.5. Economia Internacional 
                          F.3.6. Economia Monetária e Fiscal 
                          F.3.7. Economia Regional e Urbana 
                          F.3.8. Economias Agrária e dos Recursos Naturais 
                          F.3.9. Métodos Quantitativos em Economia 
                          F.3.10. Teoria Econômica 
                          F.3.11. Economia  | 
                       
                      
                         
                          Turismo
                              e Hotelaria 
                            F.4.1. Fundamentos Teóricos 
                          F.4.2. Planejamento e Projetos Turísticos 
                          F.4.3. Turismo e Hotelaria  | 
                       
                      
                         
                          Direito 
                            F.5.1. Direito Administrativo 
                          F.5.2. Direito Ambiental 
                          F.5.3. Direito Civil 
                          F.5.4. Direito Constitucional 
                          F.5.5. Direito do Consumidor 
                          F.5.6. Direito do Estado 
                          F.5.7. Direito do Trabalho 
                            F.5.8. Direito Internacional 
                            F.5.9. Direito Penal 
                            F.5.10. Direito Tributário 
                            F.5.11. Filosofia do Direito 
                            F.5.12. Medicina Legal 
                            F.5.13. Direito                            | 
                         
                      
                         
                          Arquitetura
                              e Urbanismo 
                            F.6.1. Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo 
                          F.6.2. Paisagismo e Projetos de Espaços Livres
                          Urbanos 
                          F.6.3. Projeto de Arquitetura e Urbanismo 
                          F.6.4. Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo 
                          F.6.5. Arquitetura e Urbanismo  | 
                       
                      
                         
                          Planejamento
                              Urbano e Regional 
                            F.7.1. Fundamentos do Planejamento Urbano
                            e Regional 
                          F.7.2. Métodos e Técnicas do Planejamento
                          Urbano e Regional 
                          F.7.3. Serviços Urbanos e Regionais 
                          F.7.4. Planejamento Urbano e Regional  | 
                       
                      
                         
                          Demografia 
                            F.8.1. Componentes da Dinâmica Demográfica 
                          F.8.2. Demografia Histórica 
                          F.8.3. Distribuição Espacial 
                          F.8.4. Fontes de Dados Demográficos 
                          F.8.5. Nupcialidade e Família 
                          F.8.6. Política Pública e População 
                          F.8.7. Demografia  | 
                       
                      
                         
                          Desenho
                              Industrial 
                            F.9.1. Programação Visual 
                          F.9.2. Desenho de Produto 
                          F.9.3. Desenho Industrial | 
                       
                      
                         
                          Comunicação  
                            F.10.1. Comunicação Digital 
                          F.10.2. Comunicação e Educação 
                          F.10.3. Comunicação Visual 
                          F.10.4. Jornalismo e Editoração 
                            F.10.5. Rádio e Televisão 
                            F.10.6. Relações Públicas e Propaganda 
                            F.10.7. Teorias da Comunicação 
                            F.10.8. Comunicação                            | 
                         
                      
                         
                          Documentação
                              e Informação Científica 
                        F.11.1. Documentação e Informação
                        Científica  | 
                       
                      
                         
                          Educação
                              Física e Esportes  
                        F.12.1. Educação Física
                        e Esportes  | 
                       
                      
                         
                          Serviço
                              Social  
                            F.13.1. Serviço Social Aplicado 
                          F.13.2. Serviço Social da Criança e do
                          Adolescente 
                          F.13.3. Serviço Social da Educação 
                          F.13.4. Serviço Social da Habitação 
                          F.13.5. Serviço Social da Saúde 
                          F.13.6. Serviço Social do Trabalho 
                          F.13.7. Serviço Social | 
                       
                     
                     
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                        | G.
                            Ciências Humanas  | 
                       
                      
                         
                          Antropologia  
                            G.1.1. Antropologia da Religião 
                          G.1.2. Antropologia da Saúde 
                          G.1.3. Antropologia das Populações Afro-Brasileiras 
                          G.1.4. Antropologia Rural 
                          G.1.5. Antropologia Urbana 
                          G.1.6. Ciências da Religião e Teologia 
                          G.1.7. Etnologia Indígena 
                          G.1.8. Antropologia  | 
                       
                      
                         
                          Arqueologia 
                            G.2.1. Arqueologia Histórica 
                          G.2.2. Arqueologia Pré-Histórica 
                          G.2.3. Conservação de Sítios 
                          G.2.4. Arqueologia | 
                       
                      
                         
                          Filosofia 
                            G.3.1. Ética 
                          G.3.2. Filosofia  | 
                       
                      
                         
                          Geografia 
                            G.4.1. Geografia Humana 
                          G.4.2. Geografia Regional 
                          G.4.3. Geografia | 
                       
                      
                         
                          História  
                            G.5.1. História da Cultura 
                          G.5.2. História do Brasil 
                          G.5.3. História do Pensamento Econômico
                          e Metodologia 
                          G.5.4. História e Filosofia da Ciência 
                          G.5.5. História Econômica 
                          G.5.6. História Moderna e Contemporânea 
                          G.5.7. História Política 
                          G.5.8. História Regional do Brasil 
                          G.5.9. História Social 
                          G.5.10. Teoria e Metodologia da História 
                          G.5.11. História  | 
                       
                      
                         
                          Ciência
                              Política 
                            G.6.1. Comportamento Político 
                          G.6.2. Estado e Governo 
                          G.6.3. Instituições Políticas 
                          G.6.4. Políticas Públicas 
                          G.6.5. Relações Internacionais 
                          G.6.6. Ciência Política  | 
                       
                      
                         
                          Educação 
                            G.7.1. Administração Educacional 
                          G.7.2. Currículo 
                          G.7.3. Educação Ambiental 
                          G.7.4. Educação Básica 
                          G.7.5. Educação de Adultos 
                          G.7.6. Educação Especial 
                          G.7.7. Educação Infantil 
                          G.7.8. Educação Matemática 
                          G.7.9. Educação Permanente 
                          G.7.10. Educação Rural 
                          G.7.11. Ensino-Aprendizagem 
                          G.7.12. Ensino de Ciências 
                          G.7.13. Ensino Profissionalizante 
                          G.7.14. Ensino Superior 
                          G.7.15 Formação de Professores (Inicial
                          e Contínua) 
                          G.7.16. Orientação e Aconselhamento 
                          G.7.17. Planejamento e Avaliação Educacional 
                          G.7.18. Educação a Distância | 
                       
                      
                         
                          Psicologia 
                            G.8.1. Gerontologia 
                            G.8.2. Práticas Clínicas, Identidade
                          e Relações de Gênero 
                          G.8.3. Psicologia Clínica 
                          G.8.4. Psicologia Comparativa 
                          G.8.5. Psicologia da Saúde 
                          G.8.6. Psicologia do Desenvolvimento Humano 
                          G.8.7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem 
                          G.8.8. Psicologia do Trabalho e Organizacional 
                          G.8.9. Psicologia Experimental 
                          G.8.10. Psicologia Hospitalar e Psicossomática 
                          G.8.11. Psicologia Social 
                          G.8.12. Psicologia  | 
                       
                      
                         
                          Sociologia 
                            G.9.1. Sociologia da Saúde 
                          G.9.2. Sociologia do Conhecimento 
                          G.9.3. Sociologia do Desenvolvimento 
                            G.9.4. Sociologia do Trabalho 
                            G.9.5. Sociologia Rural 
                            G.9.6. Sociologia Urbana 
                            G.9.7. Sociologia                            | 
                         
                     
                     
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                        | H.
                            Artes, Letras e Linguística  | 
                       
                      
                         
                          Artes 
                            H.1.1. Artes do Vídeo 
                          H.1.2. Artes Plásticas 
                          H.1.3. Cinema 
                          H.1.4. Educação Artística 
                          H.1.5. Fotografia 
                          H.1.6. Fundamentos e Crítica das Artes 
                          H.1.7. Música e Dança 
                          H.1.8. Teatro e Ópera 
                          H.1.9. Artes  | 
                       
                      
                         
                          Letras 
                            H.2.1. Língua Portuguesa 
                          H.2.2. Línguas Clássicas 
                          H.2.3. Línguas Estrangeiras Modernas 
                          H.2.4. Línguas Indígenas 
                          H.2.5. Letras  | 
                       
                      
                         
                          Literatura 
                            H.3.1. Literatura Brasileira 
                          H.3.2. Literatura Comparada 
                          H.3.3. Literaturas Clássicas 
                          H.3.4. Literaturas Modernas 
                          H.3.5. Teoria Literária 
                          H.3.6. Literatura  | 
                       
                      
                         
                          Linguística 
                            H.4.1. Linguística Aplicada 
                          H.4.2. Linguística Histórica 
                          H.4.3. Psicolinguística 
                          H.4.4. Sociolinguística 
                          H.4.5. Teoria e Análise Linguística 
                          H.4.6. Linguística  | 
                       
                      
                         
                          Semiótica  
                        H.5.1. Semiótica  | 
                       
                     
                    topo 
                    
                     
                    
                     
   
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