Esta página utiliza Javascript. Seu navegador não suporta Javascript ou está desativado. Para visualizar esta página, utilize um navegador com Javascript habilitado. 66ª Reunião Anual da SBPC Untitled Document
Banner do Evento

Notícias

SBPC apresenta cartaz da 66ª Reunião ao governador do Acre
 

A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, e o secretário-geral, Aldo Malavasi, entregaram hoje (10/10) pela manhã, ao governador do Acre, Tião Viana, o cartaz impresso da 66ª Reunião Anual da Sociedade, que será realizada em 2014, na capital do estado, Rio Branco. Também participaram do encontro, a reitora em exercício da Universidade Federal do Acre (UFAC) e coordenadora local da 66ª Reunião Anual, Margarida de Aquino Cunha, e o deputado federal Sibá Machado (PT-AC). A entrega do cartaz também marca o início das atividades do evento do ano que vem.

Na ocasião, Helena pediu apoio para o governador para a realização da SBPC Jovem e a SBPC Mirim, que ocorrerão durante a 66ª Reunião Anual. Segundo Malavasi, essa entrega foi o pontapé inicial para a preparação do evento do ano que vem, que terá como tema central "Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras". Ontem, Helena, Malavasi e o deputado haviam visitado a UFAC, com o objetivo de conhecer a estrutura da universidade, que sediará a Reunião. “Existe uma infraestrutura bem montada, por isso, a universidade tem ampla condições de receber o evento”, disse Malavasi.

A realização da 66ª Reunião Anual coincide com os 50 anos de criação da UFAC e os 40 anos de sua federalização. Nesse meio século de existência, a universidade se consolidou como uma instituição estratégica para a o desenvolvimento do estado do Acre e da Amazônia. Fundada como Faculdade de Direito em março de 1964, por meio do Decreto Estadual nº 187, e federalizada dez anos depois, a UFAC se destaca hoje na região por sua atuação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, atendendo as demandas sociais, formando professores de nível médio e fundamental e profissionais de saúde. A instituição também tem atuação importante em pesquisas sobre o manejo de recursos naturais da região.

Além disso, por sua localização geográfica, a UFAC tem também impacto na área da tríplice fronteira do Brasil, Peru e Bolívia, e penetração internacional crescente, com diversos acordos de cooperação com instituições de outros países. Hoje a universidade possui 45 cursos de graduação, dos quais 33 em Rio Branco e 12 em Cruzeiro do Sul; mais de 9.500 alunos matriculados e seis cursos de mestrado em funcionamento; além do Novo Campus Fronteira, que está sendo construído em Brasileia; e do Centro de Excelência em Energia em construção.

Cartaz

O cartaz da 66ª Reunião Anual, apresentado ontem ao governador, foi escolhido pela SBPC a partir de dois modelos desenvolvidos pela equipe da UFAC. “Os dois eram muito bons, tanto que o vencedor ganhou por um voto de diferença”, contou Malavasi. “O cartaz escolhido traz o mapa do Brasil, com a Amazônia em destaque, inclusive mostrando seu avanço nos países vizinhos.”

De acordo com ele, o cartaz trará o tema do evento "Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras" em três línguas: português, espanhol e inglês. Diante da magnitude do tema, Malavasi informou que apresentá-lo nas três línguas é importante para mostrar a internacionalização da reunião. "Vamos ter pesquisadores de outros países, por isso, é fundamental termos, pelo menos, o tema central da reunião nesses idiomas”, explicou.

Visita

A visita de ontem de Helena e Malavasi ao campus da UFAC serviu também para reforçar o planejamento geral da 66ª Reunião Anual da SBPC, que já está sendo realizado. Um passeio pelo local possibilitou a adesão de novas ideias ao projeto, que tornará possível a realização do evento. “O Acre é um pedaço do Brasil que nos emociona”, disse Helena, ao reforçar a expectativa gerada pela UFAC ao sediar o evento. “Tenho certeza que será incrível”.

Margarida, a reitora em exercício da UFAC, falou sobre a motivação que a equipe está manifestando, devido à magnitude de realizar um evento científico que é referência para o país e para o mundo. “O Acre está preparado”, declarou. “A UFAC também está preparada para realizar um trabalho que marque sua história”.

Malavasi se referiu à relação da UFAC com a comunidade externa. “Chegou o momento de a população perceber o quanto a universidade é importante, já que, em 2014, terá a presença de pesquisadores, estudantes e profissionais de todo o mundo, além de muitas outras novidades em seu cronograma”, disse.

 
» English          » Español


 


 


 

Logo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC





YouTube