Esta página utiliza Javascript. Seu navegador não suporta Javascript ou está desativado. Para visualizar esta página, utilize um navegador com Javascript habilitado. 66ª Reunião Anual da SBPC Untitled Document
Banner do Evento

Notícias

SBPC anuncia novidades para a 66ª Reunião Anual
 

A SBPC prepara um conjunto de novidades para a próxima Reunião Anual da instituição, a ser realizada em julho de 2014, na Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco. Pela primeira vez, a SBPC reunirá as principais associações científicas da China, da Europa, da Índia e dos Estados Unidos, além de pesquisadores renomados da América Latina. 

Na lista de participantes, estão a Associação Chinesa para a Ciência e a Tecnologia (CAST, na sigla em inglês), a Associação Europeia para Ciência (EuroScience),  o Congresso de Associações de Ciência da Índia (ISCA) e a Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS). A proposta é de que essas instituições participem de debates sobre um determinado tema de impacto em política científica.

As informações foram antecipadas, nesta segunda-feira (04/11), pela presidente da SBPC, Helena Nader, na primeira reunião da comissão de programação da 66ª Reunião Anual da SBPC, realizada na sede da instituição em SP. “A reunião no Acre vai ser totalmente inovadora”, disse Helena.

Dia da Família na Ciência

Outro evento inédito previsto para a Reunião Anual, segundo Helena, é a programação batizada de “Dia da Família na Ciência”, a qual passará a fazer parte das reuniões anuais da SBPC. Tradicionalmente, elas começavam no domingo e encerravam na sexta-feira, da mesma semana. A de Rio Branco será a primeira que  começará numa terça-feira, com encerramento no domingo, da mesma semana. A intenção é atrair as famílias e a população de forma geral para o maior evento científico do Brasil.

Na ocasião, serão realizados eventos dedicados à família em programas como a SBPC Jovem e ExpoT&C, uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) que reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

Participação regional

Participaram da primeira reunião da comissão de programação da 66ª Reunião Anual da SBPC, via teleconferência, representantes de órgãos científicos de sete estados brasileiros, como São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas e Acre, além do governo federal, representado pelo chefe de divisão de ciência e tecnologia do Ministério de Relações Exteriores, Ademar Cruz. Pelo fato de ser realizada na região Norte do país, ele sugeriu incluir a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), como parceira na próxima Reunião Anual da SBPC. A ideia seria incorporar as atividades do evento bianual da OTCA nas reuniões anuais da SBPC.

Além de Helena e Ademar, participaram da reunião o secretário geral da SBPC, Aldo Malavasi, que intermediou o encontro, Regina Markus, secretária da SBPC, e José Aleixo, segundo Tesoureiro da instituição. Participaram também os vice-presidentes da SBPC, Dora Fix Ventura e Ennio Candotti, Adalberto Luis Val, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Jailson Bittencourt de Andrade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Guida Aquino, da UFAC, coordenadora local da Reunião Anual, e Otavio Velho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

(Jornal da Ciência)

 
» English          » Español


 


 


 

Logo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia - SBPC





YouTube