SBPC Sociedade Brasileira
para o Progresso da Ciência




» English      » Español  


YouTube

Home / Artigos e Manifestos SBPC publica manifesto pelo fortalecimento da democracia

Intitulado “Pelo estado de direito e pelo fortalecimento da democracia, com entendimento nacional e paz social”, o manifesto conclama a sociedade civil organizada a arregaçar as mangas para transformar a crise atual em instrumento de fortalecimento da democracia, propugnar pelo entendimento nacional e garantir a paz social

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) publica no dia 8 de março um manifesto pelo fortalecimento da democracia no Brasil frente aos acontecimentos decorrentes da operação Lava Jato e suas consequências na vida econômica e política do País.

Intitulado “Pelo Estado de Direito e pelo fortalecimento da democracia, com entendimento nacional e paz social”, o manifesto conclama a sociedade civil organizada a arregaçar as mangas para transformar a crise atual em instrumento de fortalecimento da democracia, propugnar pelo entendimento nacional e garantir a paz social.

O texto ressalta a gravidade dos fatos mais recentes, e suas repercussões – o acirramento de disputas no campo político, o surgimento de divergências nas lides do judiciário e o acentuamento de rupturas na sociedade brasileira.

“A gravidade do momento não está mais para nutrir ânimos já exaltados ou para ser apenas motivo de contemplação e análises. É hora de nossas lideranças – principalmente as políticas, empresariais e da classe trabalhadora – se disporem a construir os caminhos que levem rapidamente ao entendimento nacional e, com isso, possamos assegurar a manutenção da paz social e a retomada do crescimento econômico. Esse é o papel que se espera de nossos líderes. E a sociedade também tem seu papel a desempenhar”, conclama a entidade.

Lembrando seu ativismo contra o regime ditatorial, a SBPC, em seu manifesto, defende que a superação dessa crise deve se dar em conformidade com a Constituição Federal, com o respeito às instituições, dentro das regras democráticas e seguindo os princípios da ética. “O estado de direito não pode ser subjugado ao estado de ânimo”, ressalta.

Leia o manifesto na íntegra aqui.