SBPC Sociedade Brasileira
para o Progresso da Ciência




» English      » Español  


YouTube

Home Reunião Regional da SBPC no Vale do Paraíba

Reunião Regional no Vale do Paraíba debaterá tecnologias e competitividade

A próxima Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada nos dias 5 e 6 de junho de 2014, irá apresentar palestras e conferências sobre o tema "Tecnologias para um Brasil Competitivo" voltadas para um público constituído de estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, empresários, representantes de órgãos públicos e demais interessados. O evento acontecerá em São José dos Campos (SP), cidade escolhida pela SBPC devido ao ambiente acadêmico e empresarial do município e região, voltado para tecnologias de ponta, sobretudo no setor aeroespacial.

Já foram realizados dois encontros preparatórios entre a SBPC e representantes de diversas instituições em São José dos Campos, nos dias 3 e 26 de fevereiro p.p., onde foram apresentadas propostas de palestras, mesas redondas e conferências a serem proferidas durante os dois dias do evento. O programa, ainda em fase de definição, incluirá assuntos como a relação universidade x empresa, biotecnologia para a saúde, novos materiais e manufatura para a saúde e indústria, a consolidação de universidades de classe mundial no País, os sistemas e desafios da industrial espacial, e o impacto do novo caça da Força Aérea Brasileira na indústria aeronáutica.

O evento contará com a participação de universidades, instituições de pesquisa e da Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Já confirmaram apoio à Reunião Regional as seguintes instituições: Parque Tecnológico São José dos Campos, onde acontecerá o evento; Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); campi de São José dos Campos da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Paulista (Unip), e Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec); e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Lançamento

A Reunião Regional da SBPC no Vale do Paraíba será oficialmente lançada no próximo dia 24 de março, 2ª. feira, no período da manhã, em São José dos Campos. Na ocasião estarão presentes o prefeito da cidade, Carlinhos de Almeida, a presidente da SBPC, Helena Nader, os dirigentes das instituições acadêmicas e empresariais que participarão do evento. Será apresentado o programa da Reunião Regional e haverá uma coletiva à imprensa.

(SBPC)