Home
Abertura
  » Reitor da UFRN
  » Presidente da SBPC
  » Homenageados
     Aziz N. Ab'Saber
     Luís C. Cascudo
Programação
  » Programação - Anais
  » Pôsteres - Resumos
  » SBPC Jovem
  » ExpoT&C
  » SBPC Cultural
Imagens
  » Fotos
  » Vídeos
Realização
  » Organização
  » Realização,
   Patrocínio e Apoio
 
 


 
 Sessão de Abertura


aziz8.jpg Homenageado da 62ª Reunião Anual da SBPC
Aziz Nacib Ab' Saber
   

O Cientista Aziz Nacib Ab'Saber é natural de São Luis do Paraitinga, interior de São Paulo. Formado em Geografia e autor de mais de 300 trabalhos acadêmicos é considerado um dos geógrafos mais importantes do mundo.

Dedicou e tem dedicado sua vida acadêmica a desvendar a geomorfologia, a paleoecologia, a biogeografia, a ecologia urbana, e seus trabalhos são essenciais para subsidiar estratégias para proteção dos biomas e da biodiversidade brasileira, embora às vezes não seja ouvido.

aziz8.jpg  

Foi também Presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo-Condephaat entre outros cargos onde prestou sua valiosa contribuição.

Seu exemplo de dedicação ao trabalho resultou em inúmeros pêmios e títulos: Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, SP, prêmio Santista, prêmio Almirante Álvaro Alberto (CNPq), premio Jabuti, entre outros.

  aziz7.jpg

A nossa sociedade, a SBPC, tem a honra de tê-lo tido como presidente na gestão de 1993 a 1995, e hoje como nosso Presidente de Honra e membro efetivo do nosso Conselho.

Aziz nos agraciou com diversos livros sobre os nossos biomas e sobre os impactos da urbanização, hoje tão em pauta em tempos de mudanças climáticas.

Como professor é eterno. Suas palavras fluem com naturalidade tal, que em suas aulas temos a impressão de estar ouvindo uma história sendo contada por alguém que realmente a vivenciou.

  aziz4.jpg

Fonte inesgotável de sabedoria, ética e humanidade, conhece nosso país muito profundamente.

Atua de maneira singular em defesa da disseminação da cultura e da ciência para todos.

Exemplo disso está em frase dita a Drauzio Varela quando entrevistado: – “Parto do princípio de que as pessoas precisam, em primeiro lugar, entender o que é cultura para depois, entender o que é ciência. Assim, cultura é o conjunto de valores do homem, algo que vem sendo conquistado desde a préhistória até a contemporaneidade. A pesquisa agrega conhecimento à cultura, alimenta a ciência e acelera os processos evolutivos das sociedades”.

aziz3.jpg  

Nesse sentido não posso deixar de mencionar um fato, a cuja indignação assisti de perto - o professor Aziz vinha acompanhando um projeto de formação de bibliotecas comunitárias no estado de São Paulo e foi surpreendido com a notícia de que uma das 45 bibliotecas havia sido removida pela subprefeitura da Sé. A biblioteca indígena instalada na praça Monteiro Lobato, no centro da cidade, ainda estava em fase de organização, mas já continha oito mil títulos recebidos por doações e reunia garis e índios para discussão de políticas públicas, contando, inclusive com a participação e orientação de professores aposentados e alunos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). No acervo encontravam-se mapas, fotografias dos povos indígenas, livros de história, geografia e literatura brasileira. O projeto, encabeçado pela ONG Educa São Paulo, criada e presidida por Devanir Amâncio era apoiado de perto pelo prof. Aziz.

Aziz atua hoje em várias instituições: Instituto de Estudos Avançados da USP, Núcleo José Reis de Divulgação Científica, entre outros.

  aziz5.jpg

E Aziz é assim como um dos Biomas que ele muito defende: a caatinga – rico em simplicidade, repleto de supresas e diversidade - diversidade de conhecimento e de cultura.

A todos que aqui nos ouvem recomendo, especialmente aos jovens estudantes: assistam suas palestras, leiam seus livros, conversem com ele e como disse Marcia Rebouças por ocasião da condecoração com a Medalha Rocha Lima em 2006: “conversem sentindo o sabor de cada palavra, sem perder nenhum gole de conhecimento...”.

Ah! E não percam a oportunidade de pedir que ele conte a história de como sua família
veio para o Brasil! É uma aula de história e de geografia …. e de perseverança!

Professor Doutor Aziz Nacib Ad´Sáber é uma honra estar aqui, nesse momento, representando nossa Sociedade e todos que aqui estão para homenagear o Senhor e agradecer sua presença na ciência e em cada canto do Brasil onde pisou.

Muito obrigada!

Rute Maria Gonçalves de Andrade
Diretoria da SBPC

Natal, 25.07.2010

 

SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
Todos os direitos reservados / All rights reserved
SBPC©2010 - WebMaster