Home
Abertura
  » Reitor da UFRN
  » Presidente da SBPC
  » Homenageados
     Aziz N. Ab'Saber
     Luís C. Cascudo
Programação
  » Programação - Anais
  » Pôsteres - Resumos
  » SBPC Jovem
  » ExpoT&C
  » SBPC Cultural
Imagens
  » Fotos
  » Vídeos
Realização
  » Organização
  » Realização,
   Patrocínio e Apoio
 
 


 
 Sessão de Abertura


reitor.jpg Discurso do Reitor da UFRN
José Ivonildo do Rego

Excelentíssimo Senhor Ministro da Ciência e da Tecnologia, Doutor Sérgio Rezende; Ilustríssimo Senhor Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Professor Marco Antônio Raupp, demais autoridades presentes ou representadas. Caros participantes da 62ª. SBPC, Minhas Senhoras e Meus Senhores.

Permitam o uso de um lugar-comum: é com renovada alegria que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte recebe – pela segunda vez em sua história de instituição cinquentenária – a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Digo renovada alegria, mas a este sentimento devo acrescentar outro, pessoal, de pura emoção, ao lembrar que foi precisamente no penúltimo ano da nossa primeira administração que tivemos o privilégio de receber e realizar a 50ª Reunião Anual da mesma entidade.

Tratava-se, então de “Ciência, Educação, Investimento”, e, a despeito das dificuldades próprias, de quem jamais havia pensado em reunir tantos participantes numa só programação, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte conseguiu realizar um evento marcante sob todos os aspectos.

Nesta 62ª Reunião, que ora se inicia, num encontro que abrange também a nossa tradicional Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – a XVI Cientec – abordaremos o tema “Ciências do Mar: herança para o futuro” e, tal como ocorreu em 1998, temos a expectativa de um evento capaz de justificar este reencontro com a comunidade científica do país. Afinal, tratamos de um tema que abrange não apenas a questão da ciência, mas da própria noção de que o Mar, com suas infinitas – e em muitos casos tão desconhecidas – potencialidades, oferece-se como uma garantia de sobrevivência da espécie humana.

Trata-se de um tema no qual a Universidade Federal do Rio Grande do Norte tem investido ao longo da sua história, com a criação de um Instituto de Biologia Marinha em 1962, com destaque para a pesquisa e, posteriormente, a criação do Departamento de Oceanografia e Limnologia, e os desdobramentos das atividades de ensino do curso de Bacharelado em Aquicultura, além do curso de Pós-Graduação em Ecologia Aquática. Além desses setores e ações localizadas, colocam-se multidisciplinarmente outros departamentos como o de Geologia, em atividades como o estudo da plataforma continental.  E é importante registrar ainda, por sua natureza estratégica, a relevância de um convênio que já atinge uma década, mediante renovações com a Marinha do Brasil para pesquisa no arquipélago São Pedro e São Paulo. São áreas de estudo que, ante a grandeza e os estímulos decorrentes desse encontro, certamente propiciarão importantes desdobramentos.

Minhas Senhoras e Meus Senhores:

O cenário atual da Ciência, da Tecnologia e da Inovação é, por certo, uma boa constatação de que o que vem ocorrendo nos últimos anos, nesse país, o conhecimento científico e os avanços tecnológicos, credenciam-no a ocupar um lugar de vanguarda entre as nações em desenvolvimento.

E num contexto assim, sob as luzes de abertura de um evento dessa magnitude, não seria justo deixar de mencionar o esforço do governo do Presidente Luiz Ignácio Lula da Silva, através da ação dos Ministro Sérgio Rezende, da Ciência e Tecnologia – expandindo a política de incremento da ciência, atitude que pode ser tomada como um justo reconhecimento ao esforço individual de grandes cientistas – e Fernando Haddad, pelas grandes mudanças e avanços na Educação.

Decorridas seis décadas da sua criação, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – aqui representada pelo seu Presidente Marco Antônio Raupp – através da adesão maciça de quantos lidam com o conhecimento científico, encontra-se plenamente consolidada na vida do país como instância fundamental para o progresso como um todo.

Posso, com isenção de espírito, e o devido reconhecimento aos pioneiros de nossa instituição, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, afirmar que a postura acadêmica, o interesse pela pesquisa, a produção científica em nossa instituição tornaram-se mais ricas desde que todos nos demos conta da necessidade de fazer crescer a pesquisa científica e tecnológica. A intensificação deste processo pode facilmente ser medida pelos números registrados nas diversas áreas da instituição, particularmente na de pós-graduação, que conta hoje com 74 cursos de Mestrado e Doutorado.

Mas, ao lado da ciência – tal como é da natureza da SBPC – encontram-se as artes e a cultura, daí resultando sínteses humanas admiráveis presentes na feliz escolha das homenagens definidas para esta Reunião, através de duas figuras exponenciais: Azis Ab’Saber e Luís da Câmara Cascudo, como ficou ressaltado nas comunicações já feitas.

De maneira que, em nome da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e – estou certo – também externando sentimento idêntico da Vice-Reitora Angela Maria Paiva Cruz, de todos os Pró-Reitores, Diretores de Centro, Chefes de Departamento, Diretores de Unidades, corpo docente, alunos e servidores técnico-administrativos, gostaria de desejar as nossas boas vindas aos participantes .
Que possamos ter, ao longo das atividades desta Reunião Anual a confirmação de que a festa da SBPC é a festa de um país desperto de um atraso que a Ciência e a Tecnologia está ajudando a superar.

Muito obrigado.

Natal, 25.07.2010

 

SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
Todos os direitos reservados / All rights reserved
SBPC©2010 - WebMaster