Esta página utiliza Javascript. Seu navegador não suporta Javascript ou está desativado. Para visualizar esta página, utilize um navegador com Javascript habilitado. 64ª Reunião Anual da SBPC Untitled Document
Banner do Evento

REALIZAÇÃO
Logo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia - SBPC
Logo da Universidade Federal do Maranho - UFMA

Notícias

21/7/12 - Começa neste domingo principal evento científico do Brasil

A partir de amanhã, 22 de julho, a cidade de São Luís do Maranhão receberá cerca de 20 mil cientistas, pesquisadores e estudantes para a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Os mais de 180 encontros, divididos entre conferências, mesas redondas e minicursos, além de outras atividades como reuniões de trabalho, assembléias e sessões de pôsteres, acontecerão no campus da Universidade Federal do Maranhão até o dia 27 de julho, sob o tema "Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza".

Entre os assuntos que serão tratados ao longo do evento estão economia verde, sustentabilidade, mudanças climáticas e desastres naturais, energia, mineração, siderurgia, programa espacial brasileiro, medicina tropical, doenças negligenciadas, saúde mental, grandes metrópoles, desigualdade social e direitos humanos, e educação.

A sessão de abertura da Reunião, considerada um dos maiores eventos científicos do Brasil, contará com a presença da presidente da SBPC, Helena Nader, e do reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho. Os dois concederão entrevista coletiva à imprensa neste domingo, às 17h, na Sala de Imprensa do Centro de Eventos.

Outras entrevistas coletivas estão agendadas ao longo da Reunião. Na segunda-feira, 23, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, conversará com os jornalistas às 12h30, logo após a conferência "Estratégia Nacional de C, T&I: Desafios e oportunidades", no Auditório Principal. Às 14h30, o representante do Movimento dos Atingidos pela Base de Alcântara, Leonardo dos Anjos, o presidente da Agência Espacial Brasileira, José Raimundo Braga Coellho, e o reitor da UFMA atenderão os jornalistas no Auditório Central.

Na terça-feira, 24, às 12h30, o Prêmio Nobel de Química, Daniel Schechtman, conversará com os jornalistas no Auditório Principal.

No dia seguinte, estão agendadas entrevistas com o antropólogo Txai Terri Aquino, que falará sobre a proteção aos índios isolados do Brasil, às 10h, na Sala 301 Asa Sul; o professor da Universidade Federal do Oeste do Pará, Domingos Wanderley Picanço Diniz, abordando a inclusão da formação científica no ensino básico, às 12h30, na Sala 209 Asa Sul; as representantes do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, Maria de Jesus Bringelo e Maria Nice Machado Aires, e a quilombola Geovania Aires, que tratarão da luta pelo acesso livre aos babaçuais e a construção da identidade da prática do Bambaê, às 14h30, na Sala 3030 Asa Sul.

Para a quinta-feira estão confirmadas as coletivas com o professor Roberto Mendonça de Faria, da Universidade de São Paulo, sobre Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil competitivo, às 12h30, na Sala 109 Asa Sul; e os professores Alfredo Wagner Berno de Almeida, da Universidade do Estado do Amazonas, Rute Maria Gonçalves de Andrade, do Instituto Butantan, Vanderlan da Silva Bolzani, da UNESP, e Lucia Fernanda Inácio Belfort, do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual, que abordarão o tema Saberes tradicionais e pesquisa científica: Desenvolvimento de produtos e processos para enfrentar a pobreza, às 10h, na Sala de Imprensa do Centro Paulo Freire.

Na sexta-feira, último dia de conferências, os jornalistas poderão participar das entrevistas com o engenheiro agrônomo Claudio Urbano Bittencourt Pinheiro, da UFMA, às 10h, na Sala 303 Asa Sul, falando sobre a proteção, o desenvolvimento e a conservação da palmeira babaçu; e a professora Thelma Helena Costa Chahini, da UFMA, que tratará das atitudes sociais favoráveis à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas instituições de ensino, às 12h30, no Auditório Central.

Acompanhe AQUI a programação completa de entrevistas coletivas durante a Reunião da SBPC.

Linkar com o endereço abaixo:

http://www.sbpcnet.org.br/site/noticias/mostra.php?id=1673


Notícias
Credenciamento de Jornalistas
Atendimento à Imprensa