Esta página utiliza Javascript. Seu navegador não suporta Javascript ou está desativado. Para visualizar esta página, utilize um navegador com Javascript habilitado. 64ª Reunião Anual da SBPC Untitled Document
Banner do Evento

REALIZAÇÃO
Logo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC
Logo da Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Perguntas frequentes

Caso não localize sua questão, entre em contato por meio do formulário no final da página.

1. O que é a Reunião Anual da SBPC?
É o congresso anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizado desde 1948 com a participação de autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia e de sociedades científicas de várias áreas do conhecimento. O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados. A programação é composta por assembleias, conferências, encontros, simpósios, mesas-redondas, minicursos, sessões especiais, sessões de pôsteres, exposições e atividades de ciência, tecnologia e inovação, arte e cultura.

2. É obrigatório fazer a inscrição para participar da Reunião? 
As atividades da Reunião Anual da SBPC - conferências, mesas-redondas, simpósios, encontros, sessão de pôsteres, atividades culturais (SBPC Cultural), atividades para estudantes do ensino básico (SBPC Jovem) e exposições (ExpoT&C) - são gratuitas e a participação é livre para inscritos ou não inscritos, com exceção dos minicursos, que requerem matrícula antecipada devido ao limite de vagas. A programação será divulgada a partir de junho, em nosso site.

A inscrição é obrigatória paraquem desejar uma (ou mais) das opções abaixo:
a) Submeter um resumo à análise para apresentá-lo em forma de poster no evento.
b) Frequentar um minicurso mediante pagamento de taxa adicional.
c) Receber, no ato do credenciamento, a programação impressa e obter o Atestado online de participação geral, sem carga horária ou descrição de atividades (item 1.4 das Normas de Inscrição), se credenciado no evento.

3. As atividades abordarão apenas assuntos relacionados ao tema central do evento?
Não. Ocorrerão atividades que versarão sobre outros temas e áreas do conhecimento dado o caráter nacional da RA da SBPC.

4. O tema dos trabalhos a serem submetidos como resumo para a presentação em forma de poster deve ser relacionado ao tema central do evento?
Não. Por ser um evento de caráter multidisciplinar serão aceitos resumos cujo tema esteja de acordo com as áreas do conhecimento contempladas nas Normas para Envio de Resumo. Mas lembre-se, o trabalho só poderá ser apresentado na forma de poster se o resumo for aprovado pelos pareceristas.

5. Como propor uma atividade?
Pessoas físicas não podem propor atividades (conferência, simpósio, minicurso etc.) isoladamente. A programação científica é organizada pela SBPC e Sociedades, Associações ou Entidades Científicas afiliadas à SBPC. Os autores que desejarem apresentar os resultados de suas pesquisas deverão fazer a inscrição para o envio do resumo à Sessão de Pôsteres (não haverá sessão de comunicação oral). Informações disponíveis no menu "Inscrição".

6. Quando será divulgada a programação?
A programação será divulgada a partir de junho, neste site.

7. No primeiro dia do evento ocorrerão atividades científicas?
No domingo (22/7/12) será realizada somente a Sessão Solene de Abertura, e portanto, não ocorrerão atividades científicas. A partir desta data, a secretaria iniciará o credenciamento dos inscritos.

8. Os atestados online da Reunião terão carga horária?
O e-Atestado de participação geral não terá carga horária e também não descreverá as atividades dos participantes. Este atestado é de presença geral e será expedido no formato de Atestado eletrônico, aos inscritos credenciados.
O e-Atestado de frequencia em minicurso terá carga horária de até 8 horas, e será expedido no formato de Atestado eletrônico para os inscritos matriculados obterem no mínimo 75% de frequência comprovada.
O e-Atestado de apresentação do pôster não terá carga horária e será expedido no formato de Atestado eletrônico, a partir da apresentação do pôster por, pelo menos, um dos autores.

9. Se o poster não for apresentado por nenhum dos autores o resumo será publicado no livro eletrônico?
Não. o resumo só será publicado nos Anais da Reunião Anual da SBPC se o poster for apresentado no evento por pelo menos um dos autores.

10. Hospedagem, transporte e alimentação são por conta do participante?
Sim, cada participante ou expositor é responsável pela sua acomodação, traslado e alimentação.


 

 

 

 

» Perguntas frequentes