Esta página utiliza Javascript. Seu navegador não suporta Javascript ou está desativado. Para visualizar esta página, utilize um navegador com Javascript habilitado. 64ª Reunião Anual da SBPC Untitled Document
Banner do Evento

REALIZAÇÃO
Logo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC
Logo da Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Notícias

23/7/12 - Inpa apresentará pesquisas e projetos durante a semana na SBPC

Durante a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a Amazônia também estará inserida no âmbito das discussões, por meio de entidades como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), que vai explanar sobre os estudos, pesquisas e projetos realizados com referência no Bioma Amazônico. Palestras, conferências, reuniões e exposições são algumas das atividades contidas na agenda de ações que serão desenvolvidas pelo Inpa durante o evento.

Formação de recursos humanos especializados; Ecossistemas de áreas inundáveis brasileiras: variabilidade e perspectivas de uso sustentável; Iniciação Científica; Maranhão: um encontro de biomas; Belo Monte: impactos sócio-ambientais e Movimento Xingu vivo para sempre, serão os principais temas trabalhos pelos pesquisadores do Inpa durante toda a semana.

Na ExpoT&C, uma das mais relevantes mostras de ciência, tecnologia e inovação do país, que foi preparada em uma área de 6 mil metros quadrados no Campus da UFMA, em pavilhões climatizados, com a participação de importantes Institutos, centros de ensino, ciência e cultura. A ExpoT&C funcionará até o dia 27, das 10h às 19h.

Representações da biodiversidade, pesquisas e também curiosidades sobre a Amazônia serão expostas no estande do Inpa, no pavilhão I, local onde estarão inseridos os Institutos e Centros de Pesquisas ligados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Durante a EXPO T&C/SBPC o Inpa realizará ainda, algumas palestras sobre os estudos e projetos desenvolvidos na Amazônia, cujas apresentações abordarão temáticas como a identificação anatômica de madeiras tropicais; o Bosque da Ciência como instrumento de popularização da ciência; o Cubiu, uma nova fruteira da Amazônia com potencial agrícola; além do lançamento de nove publicações do Inpa, com sorteio de exemplares e também degustação de produtos amazônicos, que acontecem de 24 a 27 de julho, no período vespertino.

Exposição

Pensando nos avanços significativos que o Inpa tem conquistado nas questões ligadas ao ambiente de empreendedorismo e tecnologias sociais, estarão expostos do estande do Instituto, alguns dos seus produtos e processos protegidos, com informações sobre as tecnologias contidas nas patentes, geradas a partir do conhecimento produzido pelos pesquisadores que, em alguns casos, utilizam os saberes tradicionais como ponto inicial para a realização de seus estudos.

Economia verde será o foco da temática institucional apresentada na exposição. Produção e tecnologias de alimentos, aproveitamento de madeiras e resíduos florestais, filtragem e desinfecção de água utilizando energia solar e produtos regionais serão alguns dos assuntos que o visitante poderá conhecer um pouco mais.

Geléias, sucos, bombons e licores de frutas de camu-camu, araçá e cubiu, além de sopa de piranha desidratada, palmito de pupunha e açaí e salsicha de peixe, serão servidos para que o público presente no evento possa conhecer, mesmo que de forma incipiente, os sabores e potencial nutritivo das iguarias amazônicas.

Notícias
Credenciamento de Jornalistas
Atendimento à Imprensa