Esta página utiliza Javascript. Seu navegador não suporta Javascript ou está desativado. Para visualizar esta página, utilize um navegador com Javascript habilitado. 64ª Reunião Anual da SBPC Untitled Document
Banner do Evento

REALIZAÇÃO
Logo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC
Logo da Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Notícias

25/7/2012 - Nota de Esclarecimento - SBPC reitera sua posição em defesa das ações afirmativas nas universidades públicas, sem prejuízo da qualidade da educação

A SBPC sempre foi favorável a programas de ação afirmativa, e lembra que as instituições públicas de ensino superior do país já vêm adotando essas ações por meio de diferentes modelos adequados à realidade de cada uma delas. Não procede, portanto, a afirmação de que a SBPC é contra as cotas nas universidades públicas. O que nos preocupa é o Projeto de Lei nº 180/2008, que está para ser votado no Senado Federal, e que fere autonomia universitária.

O referido PL determina a reserva de metade das vagas nas instituições de ensino superior públicas para estudantes oriundos do ensino médio em escolas públicas. Além disso, em seu artigo 2º, proíbe a realização de exames vestibulares ou o uso do Enem, obrigando que o processo seletivo adote exclusivamente a média das notas obtidas pelos candidatos nas disciplinas cursadas no ensino médio. Dessa maneira, o ingresso no ensino superior deixa de ser responsabilidade da universidade e passa a ser subordinado aos critérios de cada escola, o que pode levar à queda na qualidade da educação superior no Brasil. A universidade deixa de opinar sobre o perfil do seu estudante.

Consideramos que ao mesmo tempo em que o país precisa criar condições mais inclusivas para o acesso à universidade, também necessita aumentar a qualidade dos cursos de ensino superior oferecidos em instituições públicas e privadas, especialmente quando se leva em conta o número de estudantes financiados pelo Prouni. Por isso, reiteramos que, para a SBPC, o acesso dos brasileiros à educação superior é tão importante quanto o grau de excelência desta educação. A oferta de oportunidades educacionais de qualidade é a garantia da cidadania e do desenvolvimento sócio econômico do Brasil.

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC


Notícias
Credenciamento de Jornalistas
Atendimento à Imprensa