Esta página utiliza Javascript. Seu navegador não suporta Javascript ou está desativado. Para visualizar esta página, utilize um navegador com Javascript habilitado. 65ª Reunião Anual da SBPC Untitled Document
Banner do Evento

REALIZAÇÃO
Logo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia - SBPC

Notícias

Circo da Ciência promete agitar a 65ª Reunião da SBPC

O Circo da Ciência, projeto que faz parte da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), será uma das atrações da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada entre os dias 21 e 26 de julho, no Recife. A atração faz parte da programação da SBPC Jovem, evento que ocorre junto com a Reunião Anual, e será montada na frente do Colégio de Aplicação, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Segundo o professor Antonio Carlos Pavão, da UFPE e coordenador da SBPC Jovem, o Circo da Ciência visa ampliar o conhecimento científico e estimular o gosto das pessoas pela ciência. Dessa forma, há várias atividades interativas que as aproximam de experimentos práticos. Além disso, o Circo da Ciência contará com duas exposições. A primeira, chamada "História Química da Humanidade", destaca fatos importantes da história relacionados à química e apresenta experimentos demonstrativos para o público. Já a segunda, chamada de "Caravana dos Notáveis Cientistas Pernambucanos", homenageia 21 cientistas pernambucanos, entre eles, Paulo Freire, Mario Shemberg e José Leite Lopes.

Dentre outras atrações, o Circo da Ciência irá apresentar experimentos de física, entre os quais alavancas, ilusões de ótica, maquete de uma hidrelétrica funcionando, entre outros. "A intenção da programação é estimular os visitantes", explica Pavão. "Por isso, no Circo o proibido é não colocar as mãos."

O Circo da Ciência ainda contará com 20 estandes com apresentações de Centros e Museus de Ciências de diversos lugares do Brasil. Pavão acredita que os experimentos são o grande motivo para atrair os visitantes. "O Circo tem sido uma grande atração nos últimos 10 anos por ser um local onde há opção de aprender de uma forma lúdica", explica. Para ele, os experimentos ajudam a reforçar a atenção e ensinar os estudantes que estão cada vez mais presentes nos eventos.

(Vivian Costa / Jornal da Ciência)

http://www.jornaldaciencia.org.br/impresso/JC740.pdf

 

 

 

 

Notícias