Esta página utiliza Javascript. Seu navegador não suporta Javascript ou está desativado. Para visualizar esta página, utilize um navegador com Javascript habilitado. 65ª Reunião Anual da SBPC Untitled Document
Banner do Evento

REALIZAÇÃO
Logo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia - SBPC

Normas de Submissão de Resumo

1. Informações gerais
          1.1 Inscrição para a submissão de resumo
          1.2 Status dos trabalhos submetidos
          1.3 Tipos de trabalho por categoria do autor
          1.4 Autorização legal
          1.5 Estudo de caso
          1.6 Jornada Nacional de Iniciação Científica - JNIC

2. Resumos que "NÃO" serão aceitos
3. Cronograma do resumo
4. Inscrição do autor
5. Normas para confecção e preparação do resumo
          5.1 Consentimento dos autores / Revisão
          5.2 Preparação / Itálico / Exemplo de formulário
          5.3 Resumo: campos, limites e exemplo fictício

6. Como enviar o resumo
7. Parecer do resumo / cancelamento
8. Alocação da data de apresentação do pôster / Programação
9. Certificado de apresentação do pôster / Publicação do resumo
          9.1 Direito ao certificado / Publicação do resumo
          9.2 Formato e conteúdo do certificado
          9.3 Como ter acesso ao e-Certificado de apresentação do pôster
          9.4 Registro da apresentação durante o evento

10. Áreas do conhecimento para classificação do resumo





1.
Informações gerais

1.1 Inscrição para a submissão de resumo

a)

No caso de trabalhos com mais de um autor é necessário que apenas 1 dos integrantes (pode ser o autor-apresentador) inscreva-se na categoria "com resumo", pague a taxa e submeta o resumo à análise.
Atenção: Se os demais autores/orientadores quiserem receber a programação impressa e o "e-Certificado de participação geral", ou ainda fazer a matrícula em um minicurso, todos também deverão se inscrever na Reunião, mas na opção "sem resumo", pois não será aceito submissão de resumo em duplicidade.

b)

Cada inscrição permite submeter apenas 1 resumo. O inscrito que quiser submeter 2 resumos deverá efetuar 2 inscrições (limite). Informações complementares disponíveis nas Normas de Inscrição.
A data de apresentação dos pôsteres de um mesmo autor-apresentador não poderá conflitar. Normas de Alocação do Pôster.

c)

O nome de um autor, coautor ou orientador poderá constar em mais de 2 resumos.

d)

Todos os resumos submetidos serão analisados por comitê assessor.

e)

Todos os resumos aceitos serão programados para apresentação no formato de pôster, na Sessão de Pôsteres. Normas de apresentação do Pôster.

f)

Não haverá sessão de comunicação oral.

g)

Os autores de trabalhos aceitos e apresentados de acordo com as normas terão direito:
- ao "e-Certificado de apresentação do pôster", disponibilizado online/PDF ao autor que submeteu o resumo, responsável por enviar o PDF aos demais os autores (se for o caso).
- a ter o(s) resumo(s) publicado(s) nos Anais/Resumos, no formato de livro eletrônico online, no site da SBPC, a partir de outubro de 2013, registrado com ISSN nº 2176-1221.

e)

Antes de efetuar a inscrição para a submissão de resumo, leia todas as normas que envolvem a submissão do trabalho. Item 3.1 das Normas de Inscrição.



1.2 Status dos trabalhos submetidos
Apenas podem ser submetidos resumos de trabalhos finalizados (com resultados e conclusões), inéditos e não publicados em periódicos ou eventos (exceto pelos seminários de iniciação científica da própria instituição do autor).

1.3 Tipos de trabalho por categoria do autor
Antes de se inscrever para submeter resumo, verifique se sua categoria e tipo de trabalho que desenvolveu se enquadram:

Categoria do autor inscrito que enviará o resumo

Tipo de trabalho que poderá enviar

Estudante de Ensino Fundamental - a partir do 6º ano, Ensino Médio e/ou Técnico

- Experiência e/ou prática de ensino-aprendizagem.
- Pesquisa científica.
- Trabalho oficialmente indicado pela Instituição do estudante à JNIC. (Item 1.6).

Professor da Educação Básica e/ou Técnica

- Experiência e/ou prática de ensino-aprendizagem

Estudante de Graduação

- Pesquisa científica.
- Trabalho desenvolvido no âmbito das bolsas do PIBIC, PIBID ou PIBIT.
- Trabalho oficialmente indicado pela Instituição do estudante à JNIC. (Item 1.6).
- Estudo de caso (ver item 1.5).

Estudante de Pós-Graduação

- Pesquisa científica
- Estudo de caso (ver item 1.5).

Docente de Ensino Superior

- Pesquisa científica
- Estudo de caso (ver item 1.5).

Pesquisador e/ou Outros profissionais

- Pesquisa científica
- Estudo de caso (ver item 1.5).



1.4 Autorização legal
Recomendamos que os trabalhos que necessitem cumprir as exigências legais, com expedição de autorizações junto a Comitês de Ética ou Órgãos Ambientais, tenham descrito no resumo (em campo específico que haverá para esta informação) suas referências do cumprimento das exigências legais, número de autorizações ou protocolos expedidos (CEP/CONEP, CEUA, IBAMA, ICMBio, CGEN, IPHAN etc.). Em caso de dúvidas sugerimos que o autor busque instruções com o orientador ou por meio de sua instituição.

1.5 Estudo de caso
Este tipo de trabalho se refere (geralmente) ao relato de casos ou experiências que explorem/descrevam/discutam um método ou problema por meio do exemplo - aplicado às situações complexas ou casos raros da área médica, enfermagem, estudo de comportamento animal, psicologia, terapia ocupacional etc.

1.6 Jornada Nacional de Iniciação Científica - JNIC
Apenas serão enquadrados na JNIC os trabalhos: previamente selecionados pelas Pró-Reitorias de Pesquisa (ou setor equivalente da Instituição dos autores). Portanto, apenas pode se classificar nesta categoria o autor previamente contatado e orientado pela sua Instituição. A Instituição deverá manifestar antecipadamente o interesse de participação junto à SBPC e outros procedimentos, conforme normas: Normas da Jornada Nacional de Iniciação Científica - JNIC.


topo



2. Resumos que "NÃO" serão aceitos
O resumo enquadrado em quaisquer dos itens a seguir não será aceito pela coordenação da Reunião Anual ou pelo assessor do comitê de análise:
a) Resumo de trabalho com mais 6 (seis) autores (contando o orientador).
b) Resumo que não se inclua nas características e nos tipos de trabalhos descritos no item 1 destas normas.
c) Resumos baseados em um mesmo trabalho de investigação e fragmentados com resultados em diferentes resumos, com ou sem primeiros autores diferentes.
d) Simples descrição de projeto, intenção de trabalho ou trabalho com resultados preliminares.
e) Resumo que apenas descreva a realização ou resultado de eventos, publicação de vídeos, fotos.
f) Resumo de trabalho já publicado.
g) Resumo de revisão bibliográfica.
h) Resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo área, nomes dos autores, título etc.
i) Resumo com tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero ou de fórmulas matemáticas e químicas (se necessário, descrever por extenso).
j) Resumo sem cuidados em sua preparação ou com deficiências na pesquisa, com as informações desorganizadas e/ou com procedimentos/descrições inadequados ou equivocados, em quaisquer dos itens do resumo (título, introdução, métodos, resultados, conclusões e outros).



topo



3. Cronograma do resumo
14/12/12 a 02/04: Inscrição do autor que enviará o resumo.
21/02 a 09/04: Submissão do resumo pelo autor que fez a inscrição "com" resumo e pagou a taxa até o vencimento do boleto. Atenção: Sugerimos submeter o resumo o mais breve possível, evitando o período final do prazo, pois influenciará no prazo de resposta da análise, escolha da data de apresentação, congestionamento de rede e imprevistos.
Até 17/05: Parecer da análise. Os resumos serão analisados à medida que forem submetidos e a data da resposta será diferente para cada resumo devido às particularidades de cada trabalho.
19/05: Prazo para o autor com resumo aceito alocar a data de apresentação. Obs.: Imediatamente após o aceite do resumo (se for o caso) e até 19/05, a escolha da data de apresentação do pôster poderá ser feita pelo "Módulo dos Inscritos" do autor que submeteu o resumo.
17/06: Prazo para a SBPC divulgar a programação da Sessão de Pôsteres.
21 a 26/07: 65ª Reunião Anual da SBPC.
22 a 26/07: Sessões de Pôsteres. Cada trabalho será programado para apresentação em apenas 1 dos dias.
72 horas: Prazo para expedição do e-Certificado online de apresentação do pôster.
Novembro: Os resumos dos pôsteres apresentados serão publicados nos Anais/Resumos, no formato de livro eletrônico online, no site da SBPC até novembro de 2013, registrado com ISSN nº 2176-1221.



topo



4. Inscrição do autor

a) É necessário que pelo menos 1 dos autores (possivelmente o autor-apresentador) faça a inscrição até 02/04/13 e o pagamento da taxa, para poder submeter um resumo à análise. Normas de Inscrição.

b) Atenção: O autor inscrito que submeter o resumo é o responsável legal por todo seu conteúdo (incluindo área de submissão, título, nomes dos autores e orientadores, instituições etc.). A SBPC é isenta de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do resumo que for divulgado e/ou publicado  por meio de qualquer documentação ou divulgação da Reunião (programa, certificado, e-mail, pôster, site, livro eletrônico e outros), pelos autores ou por terceiros.

c) Se os demais autores/orientadores de um resumo desejarem receber a programação impressa e o e-Certificado de participação geral, ou ainda fazer a inscrição em um minicurso (com taxa à parte), todos deverão também se inscrever na Reunião, mas na opção "sem resumo" para não enviar o resumo em duplicidade).

d) Cada inscrição permite submeter 1 (um) resumo.
O inscrito que desejar submeter 2 resumos (limite) deverá fazer 2 inscrições: a 1ª via Ficha de inscrição e, somente quando esta estiver efetivada com o pagamento da taxa, efetuar a 2ª via Módulo dos Inscritos e também pagar a taxa da 2ª inscrição.
A data de apresentação dos pôsteres de um mesmo autor-apresentador não poderá conflitar. Normas de Alocação do Pôster.

e) Uma pessoa (autor, coautor ou orientador) poderá constar em diversos resumos, desde que não conflite a data de apresentação do pôster pela mesmo autor-apresentador.



topo



5. Normas para confecção e preparação do resumo

5.1 Consentimento dos autores / Revisão
Todos os autores e orientadores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido no resumo submetido ao evento. Antes que o resumo seja enviado é necessária, rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, dos campos do resumo (incluindo área, título, nomes dos autores e demais dados), pois NÃO  será possível corrigir o resumo após seu envio. Os dados serão publicados exatamente como enviados.

5.2 Preparação / Itálico / Exemplo de formulário
a) Prepare o resumo em um editor de textos, com fonte Arial, tamanho 10 e margens de 1cm.
b) O resumo pode ser escrito em português, inglês ou espanhol e deverá conter somente texto.
c) Não insira tabelas, gráficos, imagens de qualquer gênero ou fotos.
d) Se houver fórmulas matemáticas ou químicas, efetue a descrição por extenso.
e) Não utilize tabulações, parágrafos com recuos ou marcadores automáticos, porque o texto deverá ser copiado (item a item) para o formulário online de submissão, podendo perder as configurações do editor de textos.

f) Nomes científicos de espécies ou termos que obrigatoriamente precisem estar escritos em itálico ou outras configurações especiais, necessitam de símbolos ou "tags", exemplo:

Para obter: Aedes aegypti     digite no resumo:  <i>Aedes aegypti</i>

Para obter: α     digite no resumo: &alpha;
Para obter: β     digite no resumo:  &beta;

Para obter texto em sobrescrito, ex.: x2     digite no resumo: x<sup>2</sup>
Para obter texto em sobrescrito, ex.: H2O     digite no resumo: H<sub>2</sub>O



5.3 Resumo: campos, limites e exemplo fictício

A) CAMPOS E LIMITES DO RESUMO

Campo 1: Tipo do trabalho
(item 1.3)
Selecionar uma opção:
a) Pesquisa Científica.
b) Estudo de Caso. (Atenção, pois este tipo diz respeito a uma categoria específica e não pode ser utilizado para quaisquer "casos" - ver item 1.5 das Normas de resumo).
c) Experiência e/ou Prática de Ensino Aprendizagem. (Atenção, pois somente Estudante de Ensino Básico e/ou Técnico ou Professor do Ensino Básico poderão enviar trabalho nesta categoria).
d) Trabalho indicado para a JNIC. (Atenção, pois somente o estudante já contatado pela diretoria de pesquisa de sua instituição e convidado por ela para esta atividade poderá optar por este tipo).
e) Trabalho desenvolvido no âmbito das bolsas do PIBIC, PIBID ou PIBIT - Opção para os trabalhos destas bolsas, não inclusos em nenhum dos tipos anteriores. Atenção, pois será necessário informar novamente a bolsa no campo 12 deste formulário.

Campo 2: Área de classificação do trabalho
Selecionar uma opção:
Consulte a lista completa das áreas no item 10 das Normas de Resumo. Selecione a "grande" área, a área e a subárea do conhecimento para classificação do trabalho.

Campo 3: Título do trabalho
Limitado a 400 caracteres (contando os espaços).
Digitar com letras maiúsculas (exceto nomes científicos de espécies que devem ser em caixa alta e baixa, além do itálico, configurado conforme item 5.2 - f das Normas de Resumo).

Campo 4: Nomes dos autores e orientadores
Limitado a 06 (seis) autores por trabalho, incluindo o nome do autor inscrito que fará a submissão do resumo, demais autores, coautores e orientadores (se houver). Limitado a 60 caracteres (contando os espaços) para cada nome completo.
Atenção: Não inverter a posição do nome com o sobrenome, não colocar vírgula ou ponto e não abreviar. O nome e sobrenome de cada integrante deve ser escrito por extenso.
Não colocar titulação (prof., dr. etc.) junto aos nome dos autores, caso contrário, prejudicará sua divulgação. Se necessário, utilize o campo seguinte ("instituição") para incluir titulações e a devida instituição.

Campo 5: Instituição do autor
Limitado a uma linha (com até 80 caracteres, contanto os espaços) para descrever a instituição de cada autor.
Descrever o departamento e/ou curso e instituição de cada autor.
Neste campo poderão constar titulações, ex.: Prof., Dr. etc. Exemplo:
Depto.de Ciências Biológicas - FMTM
Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Ciências Biológicas - FMTM
Atenção: Não repetir o nome do autor neste campo, pois já consta no campo anterior (4).

Campo 6: Introdução
Limitado a 1300 caracteres (contando os espaços).
Na Introdução do resumo do trabalho descrever os itens a seguir:
- Visão geral sobre o tema estudado (breve revisão da literatura sobre o tema);
- Relevância da pesquisa.

Campo 7: Objetivo do trabalho
Limitado a 400 caracteres (contando os espaços).
Digitar o(s) objetivo(s) do trabalho de forma concisa.

Campo 8: Métodos
Limitado a 1300 caracteres (contando os espaços).
Descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.) incluindo, se for o caso, a análise estatística empregada.
Atenção: Projetos de pesquisa não serão aceitos (projeto de pesquisa não é aceito porque ainda não foi realizado), só devem ser submetidas pesquisas já realizadas, que contenham, portanto, métodos, resultados e conclusões.

Campo 9: Resultados e Discussão
Limitado a 1300 caracteres (contando os espaços).
Apresentar os resultados da pesquisa de forma descritiva e discutir os resultados obtidos com base na literatura pertinente.
Atenção: Se o trabalho não possui resultados porque ainda não foi realizado, então ele não pode ser enviado ao evento.

Campo 10: Conclusões
Limitado a 1300 caracteres (contando os espaços).
Descrever a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-as aos objetivos da pesquisa.
Atenção: Se o trabalho não possui conclusões porque ainda não foi concluído, então ele não pode ser enviado ao evento.

Campo 11: Autorização legal
Limitado a 150 caracteres (contando os espaços).
Informar, se for o caso, dados da autorização legal (de comitês de ética ou órgãos ambientais). Item 1.4 das Normas de resumo.

Campo 12: Fomento
Limitado a 150 caracteres (contando os espaços).
Informar, se for o caso, a instituição de fomento (fonte de financiamento da pesquisa).

Campo 13: Palavras-chave
Informar 3 palavras-chave, com até 60 caracteres cada (contando os espaços) e que não estejam no título ou na área do conhecimento do trabalho.


B) EXEMPLO FICTÍCIO DE RESUMO

Tipo de trabalho: Trabalho desenvolvido no âmbito das bolsas do PIBIC, PIBID ou PIBIT.

Área: Ciências Biológicas / Parasitologia / Parasitologia Geral

PREVALÊNCIA DE CEPAS DE Mycobacterium tuberculosis RESISTENTES

Lívia de Souza Dutra
Depto.de Ciências Biológicas - FMTM

Ana Honório
Depto.de Ciências Biológicas, EFOA, Alfenas/MG

José Carlos Santana
Depto.de Ciências Biológicas, EFOA 

Silvana D´Avigne
Depto.de Ciências Biológicas, EFOA 

Antonio de Menezes
Depto.de Medicina Preventiva e Social - UFMG

Mariza de Souza Santos
Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Ciências Biológicas - FMTM


Introdução:
Visão geral sobre o tema estudado (breve revisão da literatura sobre o tema).
Relevância da pesquisa.

Objetivo do trabalho:
Descrição do(s) objetivo(s) do trabalho de forma concisa.

Métodos:
Procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc., de acordo com a pesquisa e incluindo, se for o caso, a análise estatística empregada.

Resultados e Discussão:
Apresentar os resultados da pesquisa de forma descritiva e discutir os resultados obtidos com base na literatura pertinente.

Conclusões:
Apresentação das conclusões relacionando-as aos objetivos do trabalho.

Autorização legal:
Protocolo nº 123456 ABC DEF

Fomento:
PIBIC / CNPq

Palavras-chave:
Indivíduos HIV
Multidroga-resistente
Tuberculose



C) Exemplo de formulário online de submissão do resumo.
Sugestões para evitar expirar a sessão do formulário:
- Não digite seu resumo diretamente no formulário online de submissão do resumo.
- Consulte as normas e prepare seu resumo em um documento de texto e grave-o em seu computador.
- Lembre-se de já incluir no seu resumo as "tags" de html para configurar "itálico" em nomes científicos etc. (item 5.2 das Normas de Resumo).
- Revise o resumo com antecedência, inclusive com a ajuda de seu orientador, se for o caso.

topo



6. Como enviar o resumo

a) Antes de enviar o resumo é necessário:
- Ler as Normas de Inscrição, Normas de Envio de Resumo e Normas do Pôster .
- Fazer a inscrição de um dos autores, com a taxa de inscrição paga, dentro do prazo;
Após o pagamento o inscrito deverá aguardar entre 01 e 03 dias úteis para a SBPC automaticamente efetivar sua inscrição; apenas após este procedimento será liberado no "Módulo dos inscritos" a opção para enviar o resumo.
- Estar ciente de que o resumo deve ser enviado uma única vez;
- Ter preparado e revisado o resumo de acordo com as normas.

b) Passo a passo para o envio:
- Abra o resumo preparado e já revisado no editor de textos;
- Acesse o "Módulo dos Inscritos" e clique em "Enviar resumo da inscrição";
- Selecione, copie e cole os trechos de texto de resumo para o formulário e preencha os combos pré-definidos.
- No final do preenchimento existe a opção "Ver resumo" - clique e veja se o resumo na tela está de acordo. Em caso positivo finalize o envio ou retorne para retificar.
- Ao concluir o envio, feche as telas e acesse novamente o Módulo dos Inscritos. Verifique se o resumo está disponível no seu módulo (isto confirmará que seu envio foi concluído).
Atenção: Se o formulário online ficar muito tempo aberto, automaticamente será desconectado por questões de segurança. Portanto, lembramos o quanto é importante você ter seu resumo pronto antes do envio.



c) Após enviar o resumo, acesse o seu Módulo de Inscrição e verifique se o resumo está disponível em seu módulo. Acompanhe pelo "Módulo dos Inscritos" a resposta da análise do resumo, conforme prazos divulgados.


topo



7. Parecer do resumo / cancelamento

a) Prazo de resposta da análise do resumo
Até 17/05/13 é o prazo para a SBPC responder com o parecer de aceite ou de recusa do resumo dado pelos assessores.
Os resumos serão analisados à medida que forem submetidos e a resposta ficará disponível no Módulo de inscrição do autor que submeteu o resumo.
Obs.: O prazo de resposta será diferente para cada resumo submetido, devido às particularidades de cada um.

b) Alteração ou substituição de resumo não será possível

Atenção: O resumo que estiver em análise, ou estiver aceito ou recusado, não poderá ser alterado (no conteúdo do texto ou nomes dos autores/orientadores) nem substituído pelos autores para reavaliação. Os resumos recusados não serão programados para apresentação nem publicados. Lembramos, portanto, o quanto é importante ler e seguir as normas do evento, bem como conferir o resumo, nomes dos autores e orientadores, antes da sua submissão.

c) Cancelamento de resumo publicado não será possível.
Não serão feitas correções ou exclusões de resumos publicados.




topo



8. Programação do pôster
Não haverá sessão de comunicação oral. Todos os trabalhos aceitos serão programados para apresentação na forma de pôster. Cada pôster será programado para apresentação apenas em 1 dos dias do evento (22, 23, 24, 25 ou 26/7), em sessão com até 2 horas
Imediatamente após o aceite do resumo (se for o caso) e até 19/05, a escolha da data de apresentação do pôster poderá ser feita pelo "Módulo dos Inscritos" do autor que submeteu o resumo. Consulte as Normas de alocação do pôster.
A partir de 17/6 a programação completa da Sessão de Pôsteres será divulgada.


topo



9. Certificado de apresentação do pôster / Publicação do resumo

9.1 Direito ao certificado / Publicação do resumo:
Apenas os trabalhos aceitos e apresentados (com a presença de pelo menos um dos autores) na Sessão de Pôsteres (de acordo com a programação da SBPC e com as Normas de Pôster) terão direito ao certificado e à publicação do resumo.
Os resumos dos pôsteres apresentados serão publicados nos Anais/Resumos, no formato de livro eletrônico online, no site da SBPC, a partir de novembro de 2013, registrado com ISSN nº 2176-1221.

9.2 Formato e conteúdo do certificado:
O certificado de apresentação do pôster será eletrônico e online (e-Certificado), disponibilizado em arquivo digital, no formato "PDF", com opções para impressão do documento ou gravação do arquivo.
Não haverá impressão do certificado em papel por parte da SBPC.
Cada e-Certificado terá um registro numérico único, expresso como "Nº do certificado", para controle e verificação da autenticidade pelos interessados (pessoas ou instituições), por meio do site  da SBPC www.sbpcnet.org.br, menu Eventos, submenu e-Certificados/Autenticação.

9.3 Como ter acesso ao e-Certificado de apresentação do pôster:
O certificado de apresentação do pôster será emitido no formato de "e-Certificado": é um certificado eletrônico e online, disponibilizado em arquivo digital (PDF). Não há impressão em papel pela instituição emitente (neste caso, a SBPC).
É essencial que o 1º acesso ao e-Certificado seja feito pelo autor que submeteu o resumo. Este autor é o responsável por fornecer/enviar o arquivo do e-Certificado (PDF) aos demais autores e orientadores do trabalho.
Local de acesso: www.sbpcnet.org.br, menu Eventos, submenu e-Certificados/Autenticação.
Prazo de liberação: O e-Certificado será liberado 72 horas após a apresentação do pôster na data alocada e publicada no livro de programação da Sessão de Pôsteres.
Atenção:
A SBPC estará isenta da obrigatoriedade da expedição do certificado e publicação do resumo se:
- o pôster estiver fixado em data ou espaço diferente da programação;
- o pôster estiver sozinho, sem o autor presente;
- o autor permanecer apenas parte do tempo da sessão;
- nenhum dos autores que conste no resumo estiver presente.

Além dos dados de registro da SBPC constará no e-Certificado o título do trabalho e os nomes dos autores cadastrados na submissão do resumo e os dados do evento, exemplo fictício: "Certificamos que o trabalho PREVALÊNCIA DE CEPAS DE Mycobacterium tuberculosis RESISTENTES, de autoria de Lívia de Souza Dutra, Ana Honório, José Carlos Santana, Silvana D´Avigne, Antonio de Menezes e Mariza de Souza Santos, foi apresentado, na forma de pôster, na 65ª Reunião Anual da SBPC, realizada de 21 a 26 de julho de 2013, na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife/PE, Brasil."

Atenção na submissão dos resumos pois o título do trabalho e os nomes dos autores serão publicados conforme submetidos. Não serão feitas correções ou exclusões de resumos publicados.

9.4 Registro da apresentação durante o evento
Durante a apresentação do pôster será solicitado a um dos autores presentes: a apresentação de documento de identidade com foto.


topo





10. Áreas do conhecimento para classificação do resumo

A. Ciências Exatas e da Terra
B. Engenharias
C. Ciências Biológicas
D. Ciências da Saúde
E. Ciências Agrárias
F. Ciências Sociais Aplicadas
G. Ciências Humanas
H. Artes, Letras e Linguística

A. Ciências Exatas e da Terra

Astronomia

A.1.1. Astrofísica do Meio Interestelar
A.1.2. Astrofísica Estelar
A.1.3. Astrofísica Extragaláctica
A.1.4. Astronomia de Posição e Mecânica Celeste
A.1.5. Astronomia do Sistema Solar
A.1.6. Instrumentação Astronômica
A.1.7. Astronomia


Ciência da Computação
A.2.1. Arquitetura de Computadores
A.2.2. Banco de Dados
A.2.3. Computação Gráfica
A.2.4. Engenharia de Software
A.2.5. Informática na Educação
A.2.6. Inteligência Artificial e Redes Neurais
A.2.7. Linguagens de Programação
A.2.8. Processamento Paralelo e Distribuído
A.2.9. Realidade Virtual
A.2.10. Redes
A.2.11. Segurança
A.2.12. Simulação
A.2.13. Sistemas Cooperativos
A.2.14. Sistemas de Tempo Real
A.2.15. Sistemas Operacionais
A.2.16. Teoria da Computação
A.2.17. Ciência da Computação


Física

A.3.1. Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações
A.3.2. Ensino de Física
A.3.3. Física Atômica e Molecular
A.3.4. Física da Matéria Condensada
A.3.5. Física das Partículas Elementares e Campos
A.3.6. Física dos Fluidos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas
A.3.7. Física Geral
A.3.8. Física Médica
A.3.9. Física Nuclear


Química

A.4.1. Físico-Química
A.4.2. Química Ambiental
A.4.3. Química Analítica
A.4.4. Química de Produtos Naturais
A.4.5. Química Industrial
A.4.6. Química Inorgânica
A.4.7. Química Orgânica
A.4.8. Química


Matemática

A.5.1. Álgebra
A.5.2. Análise
A.5.3. Geometria e Topologia
A.5.4. Matemática Aplicada
A.5.5. Probabilidade e Estatística
A.5.6. Matemática


Geociências
A.6.1. Climatologia
A.6.2. Geofísica
A.6.3. Geografia Física
A.6.4. Geologia Econômica e Geofísica Aplicada
A.6.5. Geologia Regional e Geotectônica
A.6.6. Geoquímica
A.6.7. Meteorologia
A.6.8. Mineralogia e Petrologia
A.6.9. Paleontologia e Estratigrafia
A.6.10. Geociências


Oceanografia
A.7.1. Oceanografia Biológica
A.7.2. Oceanografia Física
A.7.3. Oceanografia Geológica
A.7.4. Oceanografia Química
A.7.5. Oceanografia


topo


B. Engenharias

Engenharia
B.1.1. Engenharia Aeroespacial
B.1.2. Engenharia Biomédica
B.1.3. Engenharia Civil
B.1.4. Engenharia de Materiais e Metalúrgica
B.1.5. Engenharia de Minas
B.1.6. Engenharia de Produção
B.1.7. Engenharia de Transportes
B.1.8. Engenharia Elétrica
B.1.9. Engenharia Mecânica
B.1.10. Engenharia Naval e Oceânica
B.1.11. Engenharia Nuclear
B.1.12. Engenharia Química
B.1.13. Engenharia Sanitária
B.1.14. Engenharia


topo


C. Ciências Biológicas

Biofísica
C.1.1. Biofísica Celular
C.1.2. Biofísica de Processos e Sistemas
C.1.3. Biofísica Molecular
C.1.4. Radiologia e Fotobiologia
C.1.5. Biofísica


Biologia
C.2.1. Biologia da Conservação
C.2.2. Biologia Evolutiva
C.2.3. Biologia Geral


Bioquímica
C.3.1. Biologia Molecular
C.3.2. Bioquímica dos Microorganismos
C.3.3. Enzimologia
C.3.4. Metabolismo e Bioenergética
C.3.5. Química de Macromoléculas
C.3.6. Bioquímica


Botânica
C.4.1. Anatomia Vegetal
C.4.2. Botânica Aplicada
C.4.3. Fisiologia Vegetal
C.4.4. Fitogeografia
C.4.5. Micologia
C.4.6. Morfologia e Taxonomia Vegetal
C.4.7. Paleobotânica
C.4.8. Botânica


Ecologia
C.5.1. Ecologia Aplicada
C.5.2. Ecologia Aquática
C.5.3. Ecologia Terrestre
C.5.4. Ecologia


Farmacologia
C.6.1. Farmacologia Bioquímica e Molecular
C.6.2. Farmacologia Clínica
C.6.3. Toxicologia
C.6.4. Farmacologia


Fisiologia
C.7.1. Fisiologia Celular e Molecular
C.7.2. Fisiologia Comparada
C.7.3. Fisiologia de Órgãos e Sistemas
C.7.4. Fisiopatologia Celular
C.7.5. Fisiologia


Genética
C.8.1. Genética Animal
C.8.2. Genética de Microorganismos
C.8.3. Genética Humana e Médica
C.8.4. Genética Molecular
C.8.5. Genética Vegetal
C.8.6. Genética


Imunologia
C.9.1. Imunologia Aplicada
C.9.2. Imunologia Celular
C.9.3. Imunogenética
C.9.4. Imunoquímica
C.9.5. Imunologia


Microbiologia
C.10.1. Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
C.10.2. Microbiologia Aplicada
C.10.3. Microbiologia


Morfologia
C.11.1. Anatomia Animal
C.11.2. Anatomia Humana
C.11.3. Citologia e Biologia Celular
C.11.4. Embriologia
C.11.5. Histologia
C.11.6. Morfologia


Neurociências e Comportamento

C.12.1. Neurociências e Comportamento


Parasitologia
C.13.1. Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
C.13.2. Helmintologia de Parasitos
C.13.3. Paleoparasitologia
C.13.4. Parasitologia Geral
C.13.5. Protozoologia de Parasitos
C.13.6. Parasitologia


Zoologia
C.14.1. Biogeografia
C.14.2. Comportamento Animal
C.14.3. Paleozoologia
C.14.4. Taxonomia
C.14.5. Zoologia Aplicada
C.14.6. Zoologia


topo


D. Ciências da Saúde

Enfermagem
D.1.1. Enfermagem de Doenças Contagiosas
D.1.2. Enfermagem de Saúde Pública
D.1.3. Enfermagem Médico-Cirúrgica
D.1.4. Enfermagem Obstétrica
D.1.5. Enfermagem Pediátrica
D.1.6. Enfermagem Psiquiátrica
D.1.7. Enfermagem


Medicina
D.2.1. Anatomia Patológica e Patologia Clínica
D.2.2. Cirurgia
D.2.3. Clínica Médica
D .2.4. Medicina Legal e Deontologia
D.2.5. Psiquiatria
D .2.6. Radiologia Médica
D.2.7. Saúde Materno-Infantil
D.2.8. Medicina


Saúde Coletiva
D.3.1. Epidemiologia
D.3.2. Medicina Preventiva
D.3.3. Saúde de Populações Especiais
D.3.4. Saúde Pública
D.3.5. Saúde Coletiva


Odontologia
D.4.1. Cirurgia Buco-Maxilo-Facial
D.4.2. Clínica Odontológica
D.4.3. Endodontia
D.4.4. Materiais Odontológicos
D.4.5. Odontologia Social e Preventiva
D.4.6. Odontopediatria
D.4.7. Ortodontia
D .4.8. Periodontia
D .4.9. Radiologia Odontológica
D.4.10. Odontologia


Farmácia
D.5.1. Análise e Controle de Medicamentos
D.5.2. Análise Toxicológica
D.5.3. Bromatologia
D.5.4. Farmacotecnia
D.5.5. Farmacognosia
D.5.6. Farmácia


Nutrição
D.6.1. Bioquímica da Nutrição
D.6.2. Dietética
D.6.3. Análise Nutricional de População
D.6.4. Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico
D.6.5. Nutrição


Fonoaudiologia
D.7.1. Fonoaudiologia


Fisioterapia e Terapia Ocupacional
D.8.1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional


Ergonomia
D.9.1. Ergonomia


topo


E. Ciências Agrárias

Agronomia
E.1.1. Ciência do Solo
E.1.2. Economia e Sociologia Agrícola
E.1.3. Fitossanidade
E.1.4. Fitotecnia
E.1.5. Agronomia


Engenharia Agrícola
E.2.1. Construções Rurais
E.2.2. Energização Rural
E.2.3. Engenharia Agrícola
E.2.4. Engenharia de Água e Solo
E.2.5. Máquinas e Implementos Agrícolas
E.2.6. Processamento de Produtos Agrícolas


Recursos Florestais e Engenharia Florestal
E.3.1. Silvicultura
E.3.2. Manejo Florestal
E.3.3. Técnicas e Operações Florestais
E.3.4. Conservação da Natureza
E.3.5. Ciências Florestais
E.3.6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal


Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
E.4.1. Aqüicultura
E.4.2. Engenharia de Pesca
E.4.3. Recursos Pesqueiros de Águas Interiores
E.4.4. Recursos Pesqueiros Marinhos
E.4.5. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca


Medicina Veterinária
E.5.1. Clínica e Cirurgia
E.5.2. Inspeção de Produtos de Origem Animal
E.5.3. Medicina Veterinária Preventiva
E.5.4. Patologia Animal
E.5.5. Reprodução Animal
E.5.6. Medicina Veterinária


Zootecnia
E.6.1. Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia
E.6.2. Nutrição e Alimentação Animal
E.6.3. Pastagem e Forragicultura
E.6.4. Produção Animal
E.6.5. Zootecnia


Ciência e Tecnologia de Alimentos
E.7.1. Ciência de Alimentos
E.7.2. Engenharia de Alimentos
E.7.3. Tecnologia de Alimentos
E.7.4. Ciência e Tecnologia de Alimentos


topo


F. Ciências Sociais Aplicadas

Contabilidade

F.1.1. Auditoria Contábil
F.1.2. Contabilidade e Finanças
F.1.3. Contabilidades Específicas
F.1.4. Controladoria
F.1.5. Perícia Contábil
F.1.6. Sistemas Contábeis
F.1.7. Teoria da Contabilidade
F.1.8. Contabilidade


Gestão e Administração

F.2.1. Administração Geral e Gestão Estratégica
F.2.2. Cultura Organizacional
F.2.3. Gestão da Produção e Marketing
F.2.4. Gestão de Negócios
F.2.5. Gestão de Pessoas
F.2.6. Gestão Financeira
F.2.7. Gestão Pública
F.2.8. Organizações e Alternativas Organizacionais
F.2.9. Gestão e Administração


Economia
F.3.1. Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico
F.3.2. Economia Doméstica
F.3.3. Economia dos Recursos Humanos
F.3.4. Economia Industrial
F.3.5. Economia Internacional
F.3.6. Economia Monetária e Fiscal
F.3.7. Economia Regional e Urbana
F.3.8. Economias Agrária e dos Recursos Naturais
F.3.9. Métodos Quantitativos em Economia
F.3.10. Teoria Econômica
F.3.11. Economia


Turismo e Hotelaria
F.4.1. Fundamentos Teóricos
F.4.2. Planejamento e Projetos Turísticos
F.4.3. Turismo e Hotelaria


Direito
F.5.1. Direito Administrativo
F.5.2. Direito Ambiental
F.5.3. Direito Civil
F.5.4. Direito Constitucional
F.5.5. Direito do Consumidor
F.5.6. Direito do Estado
F.5.7. Direito do Trabalho
F.5.8. Direito Internacional
F.5.9. Direito Penal
F.5.10. Direito Tributário
F.5.11. Filosofia do Direito
F.5.12. Medicina Legal
F.5.13. Direito


Arquitetura e Urbanismo
F.6.1. Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
F.6.2. Paisagismo e Projetos de Espaços Livres Urbanos
F.6.3. Projeto de Arquitetura e Urbanismo
F.6.4. Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
F.6.5. Arquitetura e Urbanismo


Planejamento Urbano e Regional
F.7.1. Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional
F.7.2. Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional
F.7.3. Serviços Urbanos e Regionais
F.7.4. Planejamento Urbano e Regional


Demografia
F.8.1. Componentes da Dinâmica Demográfica
F.8.2. Demografia Histórica
F.8.3. Distribuição Espacial
F.8.4. Fontes de Dados Demográficos
F.8.5. Nupcialidade e Família
F.8.6. Política Pública e População
F.8.7. Demografia


Desenho Industrial
F.9.1. Programação Visual
F.9.2. Desenho de Produto
F.9.3. Desenho Industrial


Comunicação
F.10.1. Comunicação Digital
F.10.2. Comunicação e Educação
F.10.3. Comunicação Visual
F.10.4. Jornalismo e Editoração
F.10.5. Rádio e Televisão
F.10.6. Relações Públicas e Propaganda
F.10.7. Teorias da Comunicação
F.10.8. Comunicação


Documentação e Informação Científica
F.11.1. Documentação e Informação Científica


Educação Física e Esportes
F.12.1. Educação Física e Esportes


Serviço Social
F.13.1. Serviço Social Aplicado
F.13.2. Serviço Social da Criança e do Adolescente
F.13.3. Serviço Social da Educação
F.13.4. Serviço Social da Habitação
F.13.5. Serviço Social da Saúde
F.13.6. Serviço Social do Trabalho
F.13.7. Serviço Social


topo


G. Ciências Humanas

Antropologia
G.1.1. Antropologia da Religião
G.1.2. Antropologia da Saúde
G.1.3. Antropologia das Populações Afro-Brasileiras
G.1.4. Antropologia Rural
G.1.5. Antropologia Urbana
G.1.6. Ciências da Religião e Teologia
G.1.7. Etnologia Indígena
G.1.8. Antropologia


Arqueologia
G.2.1. Arqueologia Histórica
G.2.2. Arqueologia Pré-Histórica
G.2.3. Conservação de Sítios
G.2.4. Arqueologia


Filosofia
G.3.1. Ética
G.3.2. Filosofia


Geografia
G.4.1. Geografia Humana
G.4.2. Geografia Regional
G.4.3. Geografia


História
G.5.1. História da Cultura
G.5.2. História do Brasil
G.5.3. História do Pensamento Econômico e Metodologia
G.5.4. História e Filosofia da Ciência
G.5.5. História Econômica
G.5.6. História Moderna e Contemporânea
G.5.7. História Política
G.5.8. História Regional do Brasil
G.5.9. História Social
G.5.10. Teoria e Metodologia da História
G.5.11. História


Ciência Política
G.6.1. Comportamento Político
G.6.2. Estado e Governo
G.6.3. Instituições Políticas
G.6.4. Políticas Públicas
G.6.5. Relações Internacionais
G.6.6. Ciência Política


Educação
G.7.1. Administração Educacional
G.7.2. Currículo
G.7.3. Educação Ambiental
G.7.4. Educação Básica
G.7.5. Educação de Adultos
G.7.6. Educação Especial
G.7.7. Educação Infantil
G.7.8. Educação Matemática
G.7.9. Educação Permanente
G.7.10. Educação Rural
G.7.11. Ensino-Aprendizagem
G.7.12. Ensino de Ciências
G.7.13. Ensino Profissionalizante
G.7.14. Ensino Superior
G.7.15 Formação de Professores (Inicial e Contínua)
G.7.16. Orientação e Aconselhamento
G.7.17. Planejamento e Avaliação Educacional
G.7.18. Educação a Distância


Psicologia
G.8.1. Gerontologia
G.8.2. Práticas Clínicas, Identidade e Relações de Gênero
G.8.3. Psicologia Clínica
G.8.4. Psicologia Comparativa
G.8.5. Psicologia da Saúde
G.8.6. Psicologia do Desenvolvimento Humano
G.8.7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
G.8.8. Psicologia do Trabalho e Organizacional
G.8.9. Psicologia Experimental
G.8.10. Psicologia Hospitalar e Psicossomática
G.8.11. Psicologia Social
G.8.12. Psicologia


Sociologia
G.9.1. Sociologia da Saúde
G.9.2. Sociologia do Conhecimento
G.9.3. Sociologia do Desenvolvimento
G.9.4. Sociologia do Trabalho
G.9.5. Sociologia Rural
G.9.6. Sociologia Urbana
G.9.7. Sociologia


topo


H. Artes, Letras e Linguística

Artes
H.1.1. Artes do Vídeo
H.1.2. Artes Plásticas
H.1.3. Cinema
H.1.4. Educação Artística
H.1.5. Fotografia
H.1.6. Fundamentos e Crítica das Artes
H.1.7. Música e Dança
H.1.8. Teatro e Ópera
H.1.9. Artes


Letras
H.2.1. Língua Portuguesa
H.2.2. Línguas Clássicas
H.2.3. Línguas Estrangeiras Modernas
H.2.4. Línguas Indígenas
H.2.5. Letras


Literatura
H.3.1. Literatura Brasileira
H.3.2. Literatura Comparada
H.3.3. Literaturas Clássicas
H.3.4. Literaturas Modernas
H.3.5. Teoria Literária
H.3.6. Literatura


Linguística
H.4.1. Linguística Aplicada
H.4.2. Linguística Histórica
H.4.3. Psicolinguística
H.4.4. Sociolinguística
H.4.5. Teoria e Análise Linguística
H.4.6. Linguística


Semiótica
H.5.1. Semiótica

topo




 

 

 

» Normas para Envio de Resumo
Normas da Jornada Nacional de Iniciação Científica
Normas para Apresentação de Pôster
Alocação do Pôster
Módulo dos Inscritos