Esta página utiliza Javascript. Seu navegador não suporta Javascript ou está desativado. Para visualizar esta página, utilize um navegador com Javascript habilitado. 65ª Reunião Anual da SBPC Untitled Document
Banner do Evento

REALIZAÇÃO
Logo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia - SBPC

Notícias

Cultura, arte, política e ciência na abertura da 65ª Reunião Anual da SBPC

Participantes destacaram a importância de investimentos em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento nacional


Embora o Brasil seja responsável por 2,7% da produção científica mundial, o que lhe confere a 13a posição no ranking, ocupa apenas o 58o lugar em inovação entre 141 países. A comparação foi feita ontem (21) pela presidente da SBPC, Helena Nader, na abertura da 65ª Reunião Anual da entidade, que está sendo realizada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) até o dia 27.

Com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, do reitor da UFPE, Anisio Brasileiro de Freitas Dourado, e representantes do governo do estado de Pernambuco; da Marinha; do Legislativo; do CNPq; da Capes; e da ABC, os participantes destacaram a importância de investimentos em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento nacional. Além de críticas à educação básica e considerações sobre outros aspectos da política de CT&I, Helena Nader apresentou uma breve prestação de contas da atuação da SBPC no último ano, sobretudo no que se refere às ações da entidade junto ao Congresso Nacional.

De acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, a sociedade brasileira investiu na construção do nosso sistema de ciência e tecnologia. Marco Antonio Raupp destacou a contribuição da SBPC. "Haveremos de reconhecer que a ciência deu contribuições importantes à sociedade, resultado de um sistema muito bem montado, com destacada contribuição da SBPC", disse o ministro.

A presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Luana Bonone aprovou a escolha do tema deste ano - "Ciência para o novo Brasil". Segundo ela, diante das manifestações recentes do povo nas ruas, não poderia haver melhor discussão. "Isso demonstra que a sociedade científica está antenada com o que a população deseja. Esse novo Brasil que nós queremos passa por mais incentivos à pesquisa científica e à inovação tecnológica", declarou.

De acordo com Luana, o grito das ruas é uma verdadeira energia transformadora que apontará o caminho da renovação do país. "Não nos serve a ciência que não promove o desenvolvimento da humanidade. Não nos serve a ciência que não emancipa o povo", disse. Ela encerrou seu discurso citando Manual Bandeira: "Não quero o lirismo que não seja libertação".

Não só nos discursos, estiveram presentes as manifestações populares. O auditório do Centro de Convenções da UFPE também foi palco de manifestações políticas. Dois grupos de professores exibiam faixas que reivindicavam melhorias salariais ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e ao prefeito do Recife, Geraldo Júlio.

A reunião anual da SBPC vai além das discussões políticas e científicas. Apresentações de dança, música e apresentações populares deram o toque festivo à cerimônia. A Companhia de Frevo do Recife foi a primeira atração da noite. "Como aqui tudo começa com frevo, a abertura da reunião da SBPC não podia ser diferente", disse o professor José Antonio Aleixo da Silva, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) ao anunciar o grupo de sete dançarinos. Um grupo musical comandado por Antúlio Madureira apresentou canções no final do evento.

Homenagens e prêmios

Durante a cerimônia de abertura, houve a entrega da 33ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, criado para premiar pesquisadores, escritores, jornalistas, veículos de comunicação e instituições que contribuem para a divulgação da ciência e da tecnologia para o grande público. Este ano o premiado foi o professor Ildeu de Castro Moreira, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que recebeu o prêmio das mãos do ministro Marco Antonio Raupp e do presidente do CNPq, Glaucius Oliva.

Este ano, a SBPC prestou homenagens à arqueóloga Niéde Guidón, que atua como professora visitante da UFPE, e ao linguista Luiz AntonioMarcuschi, um dos primeiros docentes do Programa de Pós-Graduação em Letras (Linguística) da universidade. Também foram feitas homenagens póstumas a quatro pesquisadores por suas grandes contribuições à ciência: Paulo Emílio Vanzolini, Maria Laura Moutinho Leite Lopes, Betha Becker e Maria Léa Salgado Laboriau. A plateia de pé fez um minuto de silêncio em memória dos cientistas homenageados.

Outros ilustres cientistas também já falecidos foram lembrados pela presença de bonecos gigantes que representavam Aziz Ab Saber, Charles Darwin, Albert Einstein e Naide Teodósio. Além deles, outros 11 fazem parte da troça carnavalesca " Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé", que desfilará ao final do evento no dia 26.

(Jornal da Ciência)

Mais sobre o assunto:

Homenagens e apresentações culturais marcaram a abertura da 65ª Reunião Anual da SBPC

http://www.sbpcnet.org.br/site/home/home.php?id=1879

Brasil é responsável por 2,7% da produção científica mundial, destaca presidente da SBPC
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-07-22/brasil-e-responsavel-por-27
-da-producao-cientifica-mundial-destaca-presidente-da-sbpc

Raupp aponta compromissos da ciência com o desenvolvimento do país
http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/348096/Raupp_aponta_
compromissos_da_ciencia_com_o_desenvolvimento_do_pais.html

Homenagens e cultura abrem o encontro em Recife
http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/348109/Homenagens
_e_cultura_abrem__o_encontro_em_Recife.html

Tem início a 65ª Reunião Anual da SBPC
http://www.faperj.br/interna.phtml?obj_id=9282

Reunião da SBPC tem início em Recife
http://www.fapemig.br/reuniao-da-sbpc-tem-inicio-em-recife/

SBPC: maior evento científico do país inicia semana de atividades

http://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=2848


 

 

 

Notícias