Esta página utiliza Javascript. Seu navegador não suporta Javascript ou está desativado. Para visualizar esta página, utilize um navegador com Javascript habilitado. 65ª Reunião Anual da SBPC Untitled Document
Banner do Evento

REALIZAÇÃO
Logo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia - SBPC

Notícias

Homenagens e apresentações culturais marcaram a abertura da 65ª Reunião Anual da SBPC

A abertura da 65ª edição da Reunião Anual da SBPC que ocorreu no Recife ontem (21), no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi marcada por comemorações. A mesa de abertura contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, da presidente da SBPC, Helena Nader, do reitor da UFPE, Anisio Brasileiro de Freitas Dourado, e representantes do governo do estado de Pernambuco; da Marinha; do Legislativo; do CNPq; da Capes; e da ABC. O objetivo do evento é levar aos participantes um panorama do que se faz em ciência hoje no Brasil.

Durante o evento, a SBPC homenageou quatro cientistas que faleceram recentemente: Paulo Vanzolini, Bertha Becker, Maria Laura Mouzinho Leite Lopes e Maria Léa Salgado Labourian. O reconhecimento à contribuição destes grandes cientistas para o País foi destacado nos discursos da cerimônia de abertura além da entrega de placas comemorativas.

Prêmio e manifestações

Durante a cerimônia foi entregue o Prêmio José Reis de Divulgação Científica, do CNPq, que neste ano foi concedido ao físico Ildeu de Castro Moreira, pelo trabalho como divulgador científico, sobretudo na idealização e realização das Semanas Nacionais de Ciência e Tecnologia.

A abertura iniciou-se com uma apresentação de frevo por um renomado grupo de dança local, e, após a cerimônia, houve a apresentação de uma orquestra de música regional. O evento também foi marcado por algumas manifestações. Munidos de faixas, professores da rede municipal do Recife aproveitaram a cerimônia para protestar contra descontos sofridos nos salários, devido à greve de 15 dias que a categoria realizou entre os meses de maio e junho.

Evento

A Reunião da SBPC vai até o dia 26 de julho e neste ano traz como tema "Ciência para o novo Brasil". Os homenageados serão a arqueóloga Niéde Guidón, que atua como professora visitante da UFPE, e o linguista Luiz Antonio Marcuschi, um dos primeiros docentes do Programa de Pós-Graduação em Letras (Linguística) da Universidade.

Até a próxima sexta-feira serão oferecidas 266 atividades, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de C&T. Haverá 82 conferências, 87 mesas redondas, 60 minicursos, 16 encontros, nove sessões especiais, seis simpósios e seis assembleias.

(Vivian Costa – SBPC)

 

 

 

Notícias