Esta página utiliza Javascript. Seu navegador não suporta Javascript ou está desativado. Para visualizar esta página, utilize um navegador com Javascript habilitado. 65ª Reunião Anual da SBPC Untitled Document
Banner do Evento

REALIZAÇÃO
Logo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia - SBPC

Notícias

Celso Furtado e o novo Brasil 

Conferencista da reunião da SBPC, Francisco de Oliveira, professor da USP, considera o economista o último grande republicano


Do Recife (PE) - Ao contrário do que o título propõe, o 'novo Brasil' de certa forma é o oposto do que Celso Furtado pregava, explicou o professor Francisco de Oliveira, da Universidade de São Paulo (USP), durante a conferência "Celso Furtado e o novo Brasil", realizada na nesta segunda, dia 22, na 65ª Reunião Anual da SBPC, em Recife.

De acordo com Oliveira, o economista brasileiro foi um dos mais destacados intelectuais do país no século XX. "Suas idéias sobre o desenvolvimento e o subdesenvolvimento divergiram das doutrinas econômicas dominantes em sua época e estimularam a adoção de políticas intervencionistas sobre o funcionamento da economia", disse.

Furtado estudou na França, um dos estados mais intervencionistas da Europa. E lá, ele viu ações intervencionistas aplicadas em benefício da economia, implementadas para fortalecer a indústria francesa. Mas apesar do exemplo francês, Oliveira frisou que o economista não era intervencionista, nunca foi autoritário, mas tinha uma forte personalidade. "Celso foi o último grande republicano", afirmou o professor.

Na primeira parte da palestra, o professor Francisco apresentou informações sobre a vida de Celso Furtado, que nasceu no interior da Paraíba, na cidade de Pombal, em 1920. Ele mudou-se para o Rio de Janeiro em 1939 e no ano seguinte ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). "Em 1946, ele ingressou no curso de doutorado em economia da Universidade de Sorbonne e concluiu com uma tese sobre a economia brasileira no período colonial", destacou Oliveira.

Em seguida, o professor da USP enfatizou o desenvolvimento que Celso Furtado efetuou a partir da teoria da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) e que ele aplicou ao Brasil. "Furtado presidiu o Grupo Misto CEPAL-BNDES, que elaborou um estudo sobre a economia brasileira que serviria de base para o Plano de Metas do governo de Juscelino Kubitschek", lembrou Oliveira.

Filiado ao PMDB desde 1981, Celso Furtado foi ministro da Cultura do governo José Sarney, de 1986 a 1988, quando criou a primeira legislação de incentivos fiscais à cultura. Nesse período suas ações foram bastante contestadas por, na visão de seus críticos, terem promovido o sucateamento dos órgãos e entidades criados no período do regime militar, mas que garantiam a subsistência de várias áreas da cultura brasileira. "O neoliberalismo abandonou todas as referências ao que Celso pregava na sequência da CEPAL, e por isso os governos foram erráticos, sem uma linha programática", apontou Oliveira. Na ocasião também foi realizado o lançamento do livro de Rosa Freira D´Aguiar Furtado sobre o economista.


(Edna Ferreira / Jornal da Ciência)

 

 

 

Notícias