Esta página utiliza Javascript. Seu navegador não suporta Javascript ou está desativado. Para visualizar esta página, utilize um navegador com Javascript habilitado. 65ª Reunião Anual da SBPC Untitled Document
Banner do Evento

REALIZAÇÃO
Logo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia - SBPC

Notícias

Vencedores do Prêmio Jovem Cientista participam de debate na ExpoT&C 



As experiências e o impacto na vida dos jovens cientistas foram compartilhadas com outros estudantes na 65ª Reunião Anual da SBPC em Recife


Do Recife (PE) -  A platéia lotada no auditório da ExpoT&C na tarde de ontem (22) evidenciava o interesse dos estudantes em obter informações sobre o Prêmio Jovem Cientista.   Vencedores da edição de 2012 participaram do encontro para contar suas experiências e o impacto da premiação em suas vidas. O debate foi realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), dentro da programação da 65ª Reunião anual da SBPC.

"Depois que eu ganhei o prêmio, muitos alunos da minha escola perceberam que também podiam ganhar", disse João Pedro Vital Brasil Wieland, aluno do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAP-UFRJ), vencedor da categoria Ensino Médio.

A pesquisa de João Pedro confirmou a relação direta entre a música e o desempenho esportivo. Com isso, o estudante concebeu um aplicativo capaz de escolher uma música de acordo com o cansaço ou a disposição do corredor.   A vencedora na categoria Ensino Superior, Priscila Ariane Loschi, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG),  desenvolveu um revestimento têxtil para tecido termorregulador de roupas para atletas.

Outros estudantes participaram do debate. Entre eles,  Rodrigo Gonçalves Dias, da Universidade de São Paulo (USP) vencedor na categoria graduado, que na próxima edição será denominada mestre e doutor.  Pesquisador do Incor, Rodrigo desvenda uma alteração genética associada a variações na vasodilatação muscular durante exercício físico.  O debate foi coordenado por Ildeu de Castro Moreira, vendedor da 33ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, entregue na abertura da reunião no domingo, dia 21.

O Prêmio Jovem Cientista tem como objetivos revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. Os jovens cientistas que participaram do debate foram premiados na última edição que tratou do tema "Inovação Tecnológica nos Esportes". No encontro, foram dadas informações sobre a próxima edição que abordará o tema "Água: Desafios da Sociedade". As inscrições estão abertas até 30 de agosto pelo endereço www.jovemcientista.cnpq.br.

Além do CNPq, outras instituições apresentam suas ações e novas tecnologias, produtos e serviços na A ExpoT&C. A mostra de ciência, tecnologia e inovação reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações.


(Jornal da Ciência)

 

 

 

Notícias