Esta página utiliza Javascript. Seu navegador não suporta Javascript ou está desativado. Para visualizar esta página, utilize um navegador com Javascript habilitado. 65ª Reunião Anual da SBPC Untitled Document
Banner do Evento

REALIZAÇÃO
Logo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia - SBPC

Notícias

 Seminário discute formação de pós-graduação em Saúde

A pós-graduação na área da saúde no Brasil tem caminhado com força, integrada no crescimento do país. Mas, mesmo assim, precisa de um posicionamento melhor do Estado no setor. A afirmação foi feita pelo secretário de Gestão do Trabalho e de Educação da Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, na palestra “Formação em saúde para o SUS: elementos estratégicos para equidade, universalidade e integralidade”, que aconteceu durante a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), evento que está sendo realizado no Recife, até sexta-feira (26/07).

A palestra de Sales abriu o I Seminário de Formação de Pós-Graduação em Saúde, promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES/MS) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento também contou com o apoio da Associação Brasileira da Rede Unida. Com o tema “Formação de Pós-Graduação em Saúde e a Consolidação do SUS”, o seminário debateu as residências em saúde e residências médicas, educação permanente em saúde, o financiamento brasileiro para educação, ciência e tecnologia em saúde, entre outros assuntos.

Para Sales, o Plano Nacional de Saúde aponta para o Sistema Único de Saúde (SUS) a necessidade de contribuir para a adequação, formação, alocação, qualificação, valorização e democratização das relações de trabalho dos profissionais e trabalhadores do país. Sales também apontou alguns dilemas e desafios dos gestores da área que são os recursos limitados, além de desenvolvimento de estratégia para a gestão do trabalho e da educação permanente. “É preciso formar e qualificar os trabalhadores, ampliar as redes, desenvolver novas competências que contribuam para mudança da realidade sanitária”, disse.

Segundo os organizadores, o objetivo do evento foi trazer temas que levaram a educação permanente, financiamento e grade curricular. “Entendemos que é necessário ampliar a ótica de todos envolvidos, não só dos graduandos, mas da sociedade como um todo”, disse a moderadora Jouhanna do Carmo Menegaz, enfermeira, doutorando em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e secretária geral da ANPG.


(Vívian Costa)

 

 

 

 

Notícias