Esta página utiliza Javascript. Seu navegador não suporta Javascript ou está desativado. Para visualizar esta página, utilize um navegador com Javascript habilitado. 65ª Reunião Anual da SBPC Untitled Document
Banner do Evento

REALIZAÇÃO
Logo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia - SBPC

Notícias

AEB e CNPq lançam Ciência sem Fronteiras Espacial para conceder 300 bolsas de estudos

A Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciaram nesta quarta-feira, dia 24/07, durante a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso (SBPC), o lançamento do programa Ciência sem Fronteiras Espacial. Serão concedidas 300 bolsas de estudo para alunos universitários que queiram fazer intercâmbio no exterior. O objetivo é enfrentar a falta de mão de obra especializada para o desenvolvimento das atividades espaciais. Segundo Jose Raimundo Braga Coelho, presidente da AEB, em 2013 e 2014, o CNPq vai conceder vagas nas diversas modalidades. Dessas bolsas, 150 serão destinadas a trazer reconhecidos especialistas estrangeiros para atuarem no Brasil.

Coelho lembrou que o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNA 2012-2021) exige um pessoal qualificado para atender às necessidades do país em tecnologias espaciais críticas, absorção, tecnológica nas áreas de satélites e lançadores. Essas são demandas presentes e futuras da Estratégia Nacional de Defesa, bem como da Agenda Tecnológica Setorial do Plano Brasil Maior. “O Brasil precisa de especialistas em questões espaciais, sobretudo para áreas de engenharia, pesquisa e indústria”, disse.  “Por isso, vamos buscar recursos humanos. Precisamos de qualidade, mas também de quantidade.”

O presidente da AEB disse que agência está se associando às principais agências espaciais do mundo para trocar experiências. “Já fizemos acordo com agências no Japão, França, Ucrânia e Estados Unidos”, disse. “Mas, também estamos negociando com outros países.” José Raimundo também disse que o Brasil já tem cursos de engenharia espacial em cinco universidades, mas que há uma negociação para que outras cinco também organizem os seus. “Precisamos de mão de obra qualificada”, disse.

O presidente do CNPq, Glaucius Oliva, disse que o objetivo do programa é fomentar e consolidar, a curto prazo, a qualificação de brasileiros, para dar um grande salto no avanço da inovação no núcleo estratégico das tecnologias.


(Vivian Costa)

 

 

 

Notícias