Esta página utiliza Javascript. Seu navegador não suporta Javascript ou está desativado. Para visualizar esta página, utilize um navegador com Javascript habilitado. 65ª Reunião Anual da SBPC Untitled Document
Banner do Evento

REALIZAÇÃO
Logo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia - SBPC

Notícias

SBPC e ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação discutem o momento da ciência no Brasil

Pela segunda vez em três meses, a SBPC promoveu uma reunião das suas sociedades científicas associadas com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. O segundo encontro “Diálogos com o Ministro” foi realizado ontem (24/07), durante a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que começou no domingo e se encerra amanhã no Recife. A primeira reunião ocorreu no início de abril, na sede da SBPC, em São Paulo. Ambas foram coordenadas pela presidente da SBPC, Helena Nader. Também participaram do evento de ontem, o secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva.

De maneira semelhante à primeira, a reunião de ontem começou com uma pequena explanação de Raupp, na qual ele falou do momento que o Brasil vive na área de ciência, tecnologia e inovação e sobre as ações, projetos novos e programas em andamento de seu ministério. “Vivemos um bom momento para as atividades de ciência e tecnologia no Brasil, tanto em termos de financiamentos como de entendimento do governo da importância dessa área”, disse. “A presidenta Dilma Rousseff expressou claramente, em reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, a importância que ela atribui a essas atividades no país. A ciência, tecnologia e inovação são consideradas, no planejamento estratégico do governo, um eixo estruturante para o desenvolvimento sustentado.”

Raupp afirmou à plateia, formada basicamente por representes das sociedades científicas associadas da SBPC, que estava ali para coletar ideias e impressões deles. “Gostaria de sair daqui com a opinião de vocês, como ocorreu na reunião anterior, na sede da SBPC”, disse. Foram muitas as questões levantadas e as perguntas feitas, sobre temas como Amazônia, qualidade de animais para pesquisa e recursos humanos para biotérios, doenças tropicais, paleontologia e geodiversidade, além da ética nas pesquisas e acesso ao conhecimento. Houve também pedidos por mais recursos para o CNPq e reclamação contra escassez de financiamentos para projetos na área de ciências humanas e sociais. Neste caso, Raupp disse que não há discriminação e que existe, inclusive, um edital praticamente pronto para ciências humanas e sociais.

No final do encontro, a presidente da SBPC disse que gostaria de fazer um agradecimento público. “Um agradecimento muito especial ao ministro Marco Antonio Raupp por ter transferido, numa deferência à SBPC, que congrega 110 sociedades científicas, o ministério para nossa 65ª Reunião Anual, de onde ele está despachando”, declarou. “É um tratamento que mostra seu apreço por nós. Sabemos que ele está lutando e conhecemos as dificuldades. Por isso, esse diálogo para nós é muito importante. Para mim, que represento a SBPC, é um orgulho poder recebê-lo e ouvi-lo.”


(Evanildo da Silveira)

 

 

 

Notícias