Esta página utiliza Javascript. Seu navegador não suporta Javascript ou está desativado. Para visualizar esta página, utilize um navegador com Javascript habilitado. 65ª Reunião Anual da SBPC Untitled Document
Banner do Evento

REALIZAÇÃO
Logo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia - SBPC

Notícias

Sessão especial amplia debate sobre o Código Nacional de Ciência e Tecnologia

O texto do Projeto de Lei 2.177/11, que institui o Código Nacional de Ciência e Tecnologia continua sendo aprimorado. A afirmação foi feita pelo deputado federal Sibá Machado (PT-AC) na sessão especial “Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, realizada durante a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Segundo ele, durante as discussões para aprimorar as estratégias para soluções jurídicas do Projeto, novas sugestões têm surgido desde a última audiência pública sobre o texto que está em análise na Câmara dos Deputados.

De acordo com ele, a Relatoria da Comissão Especial propôs desmembrar o texto em quatro subtemas tratados na proposta, para que sejam trabalhados adequadamente “Pode surgir um quinto subtema, já que estão querendo fazer um item sobre Fundações de Apoio”, disse o deputado. Na ocasião, Machado apresentou o estágio atual da tramitação do projeto e ouviu sugestões dos participantes. O secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Rodrigues Elias, também apontou algumas mudanças que serão realizadas pelo ministério para melhorias do projeto. O evento ainda contou com diversos representantes da área científica, entre eles, a presidente da SBPC, Helena Nader.

O relator da comissão, o deputado Machado, disse que um código engessaria uma área, que precisa ser altamente flexível. Com o desmembramento do texto deverá ser elaborada uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC); um Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC); uma legislação específica de Acesso à Biodiversidade; e um projeto de lei que incorpore itens do PL 2.177/11, Lei de Inovações e outras similares. "Não é mais um código, mas um conjunto de leis", explicou Machado, que destacou a importância da mobilização dos deputados para tramitação e aprovação das iniciativas. "Essa divisão pode ser o grande salto de qualidade para a legislação que estamos nos propondo a realizar."

Helena ressaltou que é preciso que haja uma legislação clara. A presidente da SBPC, lembrou ainda da última audiência pública, quando ela ficou muito preocupada com a declaração da professora associada da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e assessora jurídica da Agência USP de Inovação, Maria Paula Dallari, que afirmou que o sistema não precisa de mais leis. “A Maria Paula disse naquele evento que estamos aguçando as mãos do Ministério Público”, lembrou.

Elias também concorda que é preciso agilidade para que a proposta seja votada em agosto, já que 2014 é ano de eleição. Durante o debate, alguns fizeram muitas críticas à forma burocrática como a pesquisa é tratada pelos órgãos reguladores e enumeraram dificuldades para compras de insumos.

Há um amadurecimento quanto as questões inerentes a Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), segundo Elias. “Esse debate é bilateral porque estamos trabalhando em conjunto com diversas sociedades, como a SBPC, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), entre outras”, disse. “Este é um momento propício para discutir sobre o assunto porque o contexto internacional está muito forte.” Elias disse ainda que o país já avançou muito e que o Brasil tem investido P& D. "Já tivemos avanços com a Lei de Inovação e a Lei do Bem, mas é preciso mais", disse. “Todos nós sabíamos que o código não se valia.”

Machado afirmou ainda que hoje há algumas leis "burras e atrasadas" que atrapalham o trabalho dos pesquisadores. "Por isso, a ideia é não criar uma ambiguidade maior do que já existe", explicou. O relator declarou também que a ideia é que esses procedimentos estejam pronto em agosto, para entrarem em tramitação em conjunto. "Temos que amarrar bem e não deixar com que as leis corram livres", disse. Ele explicou ainda que sugeriu o desmembramento, porque há situações nas quais alterações na Constituição podem colocar em risco todo o esforço, não chegando à altura das mudanças necessárias.O deputado Machado ainda apresentou uma série de justificativas que ajudou a Comissão Especial a se decidir pelo abandono da ideia de criar um código nacional de ciência e tecnologia e optar por um conjunto de normas.

A presidente da SBPC ainda lembrou que o modelo de pregão atual dificulta o trabalho dos pesquisadores. "Nós queremos ser fiscalizados, mas tem que ter mudanças", disse. Para ela, a lei diz que tudo é pregão. "Não vou julgar, mas posso garantir que na ciência não existe pregão porque cada área tem suas particularidades", disse.

O secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia disse que o Regime diferencial de compra para CT&I está no escopo das mudanças. “Entendemos que isso atrapalha o trabalho dos pesquisadores e estamos sensíveis a essas mudanças”, disse. “Há um consenso pleno na necessidade de compras de máquinas, insumos e pessoas, para que seja flexível para que haja agilidade para o mercado.”


(Vivian Costa)

 

 

 

Notícias