Esta página utiliza Javascript. Seu navegador não suporta Javascript ou está desativado. Para visualizar esta página, utilize um navegador com Javascript habilitado. 65ª Reunião Anual da SBPC Untitled Document
Banner do Evento

REALIZAÇÃO
Logo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia - SBPC

Notícias

Qualidade da programação científica é destaque 65ª Reunião Anual da SBPC, que termina hoje

Termina hoje, no Recife, a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que começou na segunda-feira. Durante esses cinco dias, foram desenvolvidas mais de 260 atividades, entre mesas-redondas, conferências, sessões especiais e minicursos. No total, o evento teve mais de 23 mil inscritos. Na avaliação da presidente da SBPC, Helena Nader, o saldo da reunião é muito positivo. Segundo ela, mais importante que os números foi a qualidade científica da programação. “Reunimos aqui o que existe de melhor na ciência brasileira”, disse, em entrevista coletiva, ontem. “Nós trouxemos para o Recife os expoentes, os melhores pesquisadores, de cada um dos temas discutidos durante a Reunião.”

Helena destacou outra característica comum a todas as reuniões da SBPC, que é o acesso livre de qualquer pessoa a todas as atividades da programação do evento, com exceção dos minicursos. É reunião aberta, que funciona como uma prestação de contas para a sociedade do que os cientistas brasileiros estão fazendo. “Todo mundo pode assistir sem pagar”, disse. “É um congresso envolvendo as nossas 110 sociedades científicas afiliadas, todos os nossos sócios e todas as áreas do conhecimento. É uma oportunidade única para a população. Não se vê isso em nenhum outro congresso no Brasil.”

Em relação a esta reunião do Recife, a presidente da SBPC lembrou que ela é diferente das outras realizadas até hoje, porque aconteceu em duas semanas – todas as reuniões anuais duram seis dias, de domingo à sexta-feira. Neste ano, em dois dias da semana anterior, 16 e 17 de julho, foi realizada a SBPC Educação, evento para a atualização de professores estaduais de Pernambuco, de todos os níveis, em cinco cidades: Recife, Caruaru, Petrolina, Garanhuns e Serra Talhada. “No total, houve mais de 6 mil professores inscritos”, informou Helena. Esses 6 mil estão incluídos no total de 23 mil da reunião.

Também presente à entrevista coletiva, o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro de Freitas, falou da infraestrutura do campus de sua instituição, onde foi realizada a 65ª Reunião Anual da SBPC. “Não tivemos problemas com logística, segurança nem alojamento”, disse. Ele aproveitou a ocasião para ressaltar a importância do evento para a UFPE. “Somos gratos à SBPC pela confiança em nossa instituição.”

Helena, por sua vez, também aproveitou o momento para adiantar o local da próxima Reunião Anual, a 66ª. “Será em Rio Branco, no Acre, e terá início no dia 20 de julho, uma semana após o término da Copa do Mundo”, informou. Quanto à dificuldade de acesso a Rio Branco, por causa da escassez de voos diretos de outras capitais para lá, a presidente da SBPC disse que pretende conversar com as companhias aéreas para ver se consegue que alguma delas disponibilize vôos diretos no período do evento.


(Evanildo da Silveira)

 

 

 

Notícias