Esta página utiliza Javascript. Seu navegador não suporta Javascript ou está desativado. Para visualizar esta página, utilize um navegador com Javascript habilitado. 65ª Reunião Anual da SBPC Untitled Document
Banner do Evento

REALIZAÇÃO
Logo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia - SBPC

Notícias

O cientista não tem a formação necessária para fazer divulgação científica, diz especialista

O cientista não tem a formação necessária para fazer divulgação científica, por isso, precisa se unir a profissionais que conheçam de arte, como jornalistas, designers e artistas – pessoas que saibam dizer o que o pesquisador quer comunicar. A opinião é do diretor do Espaço Ciência e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Antonio Carlos Pavão, e foi dada na sua conferência ‘Produção e divulgação científica: o binômio necessário’, da programação da 65ª Reunião Anual da SBPC.

Pavão acredita que a apropriação do conhecimento deveria ser social. “Temos que entender que a construção do conhecimento é coletiva”, explicou. “Quando construo uma teoria alguém também trabalhou antes para o desenvolvimento da pesquisa, com outras teorias que ajudaram na conclusão do projeto.” Segundo ele, produção, divulgação e ensino de ciência são termos indissociáveis.

Para ele, a saída para que o pesquisador faça divulgação científica é aproveitar todos os espaços.  “Temos que usar todos os espaços disponíveis porque tudo tem ciência: a imprensa, a publicação de artigos, a participação em eventos científicos”, disse. Na opinião de Pavão, é preciso que o cientista se aproprie dos conceitos de divulgação científica, afinal o conhecimento é para ser compartilhado e discutido e não para ser propriedade de alguém.

Para aproximar os cientistas dos estudantes e da sociedade, Pavão acredita que uma das soluções seriam palestras organizadas por museus de ciência e programas de educação. “Essas instituições deveriam ter a obrigação de gerar um caminho para divulgar o trabalho dos cientistas”, defendeu. Antes, na opinião do pesquisador, a divulgação das pesquisas era mais simples, natural e clara. “Hoje, muitas vezes, nem o próprio pesquisador entende o que ele está escrevendo”, brincou.

No entender de Pavão, a produção e a divulgação científica devem ser disseminadas na sociedade. “Os cientistas precisam ser mais claros ao dar entrevistas, enquanto os jornalistas precisam se preparar melhor ao coletar as informações”, disse. Para Pavão, a mídia tem um papel fundamental para a disseminação do trabalho, mas ressaltou que os profissionais da área precisam se preparar.

Ele deu exemplos, para deixar claro o que pensa. “Quem cobre esporte sabe muito sobre o assunto, e quando vai fazer uma pergunta para um treinador, por exemplo, a faz com embasamento”, disse. “A mesma coisa deve ser feita quando ele vai entrevistar um cientista. Se ele fizer uma pergunta banal, não irá tirar a melhor resposta do entrevistado.” Ao mesmo tempo, Pavão acredita que o cientista deve ser claro em suas declarações. “Ninguém é obrigado a entender termos técnicos”, disse. “O cientista precisa usar caminhos para que a pesquisa possa ser entendida pelo público.”

O professor da UFPE disse ainda que o sonho de todo cientista é aparecer na grande mídia. “Todos têm sonhos de que suas pesquisas sejam passadas na Rede Globo”, afirmou. “Mas isso só vai acontecer se a pesquisa tiver uma grande repercussão. Ou seja, que ela tenha um grande impacto na sociedade como aconteceu com um trabalho que fiz com meu grupo ao conseguimos reproduzir os ‘raios-bola’ em laboratório.” Segundo Pavão, essa repercussão aconteceu porque havia um grande mistério diante da bola luminosa que acontecia durante a queda de um raio. “Existiam diversas histórias, como por exemplo, que esses raios entravam nas casas e matavam as pessoas”, explicou.

 O professor lembrou que, ao longo da história humana, as nações que mais se desenvolveram foram as que detinham o conhecimento, que sempre foi utilizado como sinônimo de poder. Por isso, é necessário reconhecer a importância social e política do saber científico como fator de mudança da história.  Ele citou alguns fatos históricos que mudaram o rumo da humanidade, como a criação da bomba atômica e as grandes navegações realizadas por Portugal e Espanha, que buscavam cravo, pimenta e outras especiarias da Índia. “As descobertas ajudaram a desenvolver a Europa”, explicou. “Os produtos eram estratégicos para esses países.”


(Vivian Costa)

 

 

 

Notícias