RESUMOS DE COMUNICAÇÕES LIVRES
Área: Educação
[Voltar]
A CIÊNCIA NA ESCOLA COMO PONTE PARA O SUCESSO DOS APRENDIZES BAIANOS
A CONTRIBUIÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS.
A CONTRIBUIÇÃO DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES: UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE ÉRICO CARDOSO – BAHIA.
A DISCIPLINA DE QUÍMICA AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO IF SERTÃO PERNAMBUCANO
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PRUDÊNCIO RODRIGUES SOBRINHO: UM OLHAR SOBRE O PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES.
A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E BEM-ESTAR
A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM QUESTÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM CURSO DE EXTENSÃO REALIZADO PELO N’UMBUNTU (MARABÁ/PA)
A FORMAÇÃO DOS DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA FRENTE AOS DESAFIOS DAS TIC
A HISTÓRIA DA CONSTITUIÇÃO DO MUSEU DA EDUCAÇÃO E DO BRINQUEDO (MEB) - USP E O LÚDICO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NAS ATIVIDADES MEDIADAS
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA LOGÍSTICA: AS TÉCNICAS COMUNICACIONAIS E A LINGUAGEM NO CONTEXTO EMPRESARIAL
A LITERATURA ORAL E POPULAR: VALORIZANDO IDENTIDADES E RESGATANDO MEMÓRIAS NA CONFECÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS
A LUTA CONTRA O MOSQUITO NÃO É SÓ NOSSA. VAMOS CONSCIENTIZAR!
A PRESENÇA DA UFAC NO INTERIOR DO ACRE: PERSPECTIVA FORMATIVAS
AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NAS COMUNIDADES DA ESCOLA NUCLEADA DE ARITAGUÁ II
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE OS ASPECTOS DA INCLUSÃO DIGITAL E CIDADÃ NA TERCEIRA IDADE
ANÁLISE DO BIOMA CAATINGA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Análise do conteúdo científico sobre o Aedes aegypti divulgado nas campanha de combate ao mosquito.
ANÁLISE DO FILME "A ERA DO GELO" COMO MEDIADOR NA ABORDAGEM DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM UMA PERSPECTIVA EVOLUTIVA
APREENSÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
ARGUMENTAÇÃO E DISCUSSÃO DE QUESTÕES SÓCIO-CIENTÍFICAS POR PROFESSORES DE BIOLOGIA. O CASO DA MONOCULTURA DO EUCALIPTO NO EXTREMO SUL DA BAHIA.
As trajetórias escolares dos sujeitos indígenas e o discurso intercultural: construindo redes de significados
AVALIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DA POPULAÇÃO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA NA ANÁLISE DA VIABILIDADE DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO RESIDUAL
BIOLOGIA INCLUSIVA: DESCOBRINDO AS CÉLULAS ATRAVÉS DAS MÃOS
BULLYING HOMOFÓBICO: ESTUDO EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE BELÉM
CAPIBARIBE E MANGUEIRINHA: NOSSOS RIOS NÃO SÃO LIXEIRAS!
CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS CONCEDIDAS NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CONCEPÇÃO DE QUÍMICA DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
CONHECENDO O IFRO CAMPUS PORTO VELHO ZONA NORTE
CONHECIMENTO ACERCA DOS TEMAS PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO POR DISCENTES DO IFS - CAMPUS LAGARTO
CONHECIMENTOS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE A TRANSMISSÃO DO HIV/AIDS.
Consciência ambiental:uma construção que se faz na prática
CONSTRUINDO JOGOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTA PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS E PORTUGUÊS NA ESCOLA E NA WEB.
CONTRIBUIÇÕES À CRÍTICA AOS PLANOS NACIONAIS DE PÓS-GRADUAÇÃO E SUAS DETERMINAÇÕES NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES QUE TRABALHAM NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA BAHIA- 1982 A 2012
CURSINHO POPULAR COMO INSTRUMENTO DE REIVINDICAÇÃO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR.
DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO INTEGRAL
DESMITIFICAÇÃO DE MITOS SOBRE SERPENTES E SUA IMPORTÂNCIA: UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO, ACRE.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FLORESTA - PE
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: A arte popular como possibilidade metodológica de educação popular.
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE DITADURA: DISCURSO E PODER NOS ARTIGOS DE OPINIÃO DOS JORNAIS RIOBRANQUENSES (1964-1985)
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: CAMINHOS PARA UM ENSINO INTEGRADO
EDUCAÇÃO SUPERIOR E SUSTENTABILIDADE
EDUCAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO: TRAÇANDO O PERFIL DO ALUNO PESQUISADOR NO CAMPUS PETROLINA DO IF SERTÃO PE.
ENSINO SUPERIOR: PROCESSO DE ESCOLHA DO CURSO E PERSPECTIVAS NA DOCÊNCIA.
ENTRE A CIDADANIA E O MERCADO DE TRABALHO: OS CIDADÃOS CRÍTICOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS
ESCOLA DO CAMPO E O FUTEBOL FEMININO: COMO SE DÁ ESTA RELAÇÃO?
Estudo comparativo da qualidade do sono entre estudantes dos turnos matutino e vespertino do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Campo Grande (IFMS/CG)
ESTUDO DIAGNÓSTICO SOBRE A GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NOS LABORATÓRIOS DE ENSINO E PESQUISA DO IFRO- CÂMPUS JI-PARANÁ-RO
EVASÃO, RETENÇÃO E DIPLOMAÇÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE LOCALIZADA NO NORDESTE MINEIRO
EVOLUÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA NO DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA DO CNPQ
FEIRA DE CIÊNCIAS ESCOLARES: UM ESPAÇO PARA DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA NO ESTADO DA BAHIA
FOGUETE DE GARRAFA PET COMO FERRAMENTA MEDIAL PARA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE FÍSICA E QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO.
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO SOBRE A REALIZAÇÃO DE FEIRAS DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA: Ações Colaborativas Entre O Ensino Superior E A Educação Básica Em Municípios Paraenses.
GENTILEZA AO GENTIL: OUTRA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA OS ALUNOS DO COLÉGIO GENTIL PARAÍSO MARTINS
HÁBITOS ALIMENTARES DOS ADOLESCENTES NO IFMS/CG: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO POR MEIO DO LANCHE SOCIAL
IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES E CIBERCULTURA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO
IMPORTÂNCIA DO PROJETO CIÊNCIAS NA ESCOLA (PCE) PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NRE 05
INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO:CURRÍCULO, MOBILIDADE E INOVAÇÃO
INTERVENÇÃO LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
INVESTIGAÇÃO DE PRINCÍPIOS DE DESIGN RESEARCH PARA DIVERSIDADE SEXUAL NO ENSINO DE BIOLOGIA
JOGOS DE INTEGRAÇÃO DO IFRO CAMPUS PORTO VELHO ZONA NORTE
LITERATURA DE CORDEL: REGISTRO DA CULTURA POPULAR
MIDIA-EDUCAÇÃO E COPA 2014 NO BRASIL: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO ÂMBITO ESCOLAR PERMITINDO NOVAS PESQUISAS E NOVOS OLHARES
MULHERES NEGRAS PERIFÉRICAS - RESISTÊNCIA E RESGATE DO POVO NEGRO ATRAVÉS DA ESTÉTICA E FORMAÇÃO POLÍTICA NA CHAPADA DIAMANTINA - BA.
NAS TEIAS DA WEB: ENSINO DE LITERATURA E TECNOLOGIAS DIGITAIS
NAVEGANDO NA ARTE DE APRENDER PARA ENSINAR: ROBÓTICA COM ARDUÍNO NA CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DE CIÊNCIAS EM ESPAÇO NÃO FORMAL
O BRINCAR E AS SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
O MAPEAMENTO BIBLIOGRÁFICO E SUAS ANÁLISES NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO
O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO: um estudo com o Curso Técnico em Meio Ambiente do IFMA – Campus Codó
O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
O PROFESSOR EM FORMAÇÃO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
O RESGATE DAS BRINCADEIRAS DE INFÂNCIA EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PALMAS-TO.
O USO DO TABLET E DO BLOG COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS LÍNGUAS PORTUGUESA E INGLESA NA ESCOLA MUNICIPAL DOUTOR RODOLFO AURELIANO
OS RECURSOS UTILIZADOS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SENHOR DO BONFIM - BA PARA A ABORDAGEM DA TEORIA DA EVOLUÇÃO.
PARQUE ZOOBOTÂNICO DE TERESINA: AMBIENTE NÃO FORMAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A CONSERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O FENÔMENO DA INDISCIPLINA EM SALA DE AULA
PESQUISA ETNOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO
PET LICENCIATURAS / IFBA PORTO SEGURO: A EXPERIÊNCIA DE PROTAGONISMO DISCENTE NO PROJETO “A CIÊNCIA FEMININA” (FAPESB)
POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE NA CIDADE DE MANAUS.
PRÉ-IFBA CAMPUS SIMÕES FILHO - UMA EXPERIÊNCIA SECUNDÁRIA EM DOCÊNCIA DOS LICENCIANDOS EM ELETROMECÂNICA
PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO IFRO (PIPEX) EM PARCERIA COM O INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA, PORTUGAL
PROJETO CNPQ: CATIVANDO MENINAS PARA AS CIÊNCIAS EXATAS, ENGENHARIAS E COMPUTAÇÃO
REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA POR MEDIDAS EDUCATIVAS TOMADAS PELOS ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROMECÂNICA DO IFBA.
Reflexões sobre a práxis e suas contribuições na formação de educadores ambientais: V Encontro Sergipano de Educação Ambiental.
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA POR MEIO DO CURSINHO POPULAR EMANCIPA
RESIDÊNCIA NA DOCÊNCIA: UMA CONSTRUÇÃO NECESSÁRIA?
SAÚDE DA COMUNIDADE: A ESCOLA COMO VEÍCULO DE INFORMAÇÃO!
SEXUALIDADE: NOVAS METODOLOGIAS PARA SE TRABALHAR NA ESCOLA
SIMULADO ENEM: CONTRIBUIÇÃO AOS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFBA - PORTO SEGURO
SUPER-HERÓIS EM QUADRINHOS: educação para o lazer
SUSTENTABILIDADE: O QUE DIZEM OS ALUNOS DO 5º ANO DO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA?
Teorias utilizadas e concepção de homem e sociedade da produção do conhecimento stricto sensu dos docentes de educação física do ensino superior do estado da Bahia- 1982-2012
TIJOLO E PEDRA NA FORMAÇÃO DOCENTE: A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA UMA CONSTRUÇÃO SÓLIDA DA PRÁTICA DOCENTE.
TRABALHANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR
TRAJETÓRIA, ESCOLA E POLÍTICA: UMA INTERPRETAÇÃO SOCIOLÓGICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
UBUNTU: A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE ESCOLAR QUE RESPEITE AS DIVERSIDADES SEXUAIS.
USOS DE TECNOLOGIAS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO E A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES
VALIDANDO UM ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA: IMPORTÂNCIA DO RIGOR NA PESQUISA EDUCACIONAL.

© 2016 SBPC - Todos os direitos reservados