PALAVRAS-CHAVE VOLTAR
Pesquisa: Educação
 
(IN) DISCIPLINA: CONSEQUÊNCIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Carlisson Moura Silva; Jardiel Alarcom Silva Santos.
(RE)DEFININDO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: O PÚBLICO E O PRIVADO EM PATOS DE MINAS, MG (1990-2004)
Monaliza Angélica Santana; Leni Rodrigues Coelho; Maria Marta do Couto Pereira; Carlos Henrique de Carvalho.
A EDUCAÇÃO, UMA EXPERIÊNCIA CENTENÁRIA
Maria Elizabete Ribeiro da Silva; Elsa Maria Marasca; Clenia Maria Zanella.
A ESCOLA PÚBLICA NUMA PERSPECTIVA SOCIALISTA.
Bruno Brandão Augusto; Hebe Brito de Oliveira; Danilo Assis; Aparecida de Fátima Tiradentes dos Santos; Gilcilene de Oliveira D. Barão.
A EXPERIMENTAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS CIÊNCIAS NATURAIS: REALIDADE OU MITO?
Maria de Lourdes Pereira.
A EXPERIÊNCIA DE ANTON MAKARENKO E A COLÔNIA GORKI
Hebe Brito de Oliveira; Bruno Brandão Augusto; Danilo de Assis Rodrigues; Gilcilene de Oliveira D. Barão.
A INCLUSÃO DO PROJETO NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO PÚBLICO
Eduardo Ruiz Maldonado; Eduardo Ferreira de Souza; Felipe Benites Manzano; Ariel Pires.
A MICROPOLÍTICA NO COTIDIANO ESCOLAR: APROXIMANDO ESCOLA E COMUNIDADE
Thiago Sandrini Mansur; Sonia Pinto de Oliveira.
A PRESENÇA DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS EM SALA DE CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR: AVALIANDO SEUS IMPACTOS
Rubens Batista da Silva.
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO GRUPO DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA UFMT
Elizabeth Madureira Siqueira; Ilza D. Paião; Ana Paula da S. Xavier; Marlene F. de Souza; Nádia C. Kunze; Arilson A. Martins; Ivone G. Lopes; Mariza R. de Oliveira; Shirley L. de Oliveira; Fátima Ma M. Barbosa.
A REFLEXIVIDADE NA PESQUISA ETNOGRÁFICA
Carmen Lúcia Guimarães de Mattos; Walcéa Barreto Alves.
A TRANSGRESSÃO JUVENIL NO JORNALISMO POLICIAL DE TELEVISÃO: UM ENFOQUE POLÍTICO-PEDAGÓGICO
JOSILEY CARRIJO RAFAEL; MARIA APARECIDA MORGADO.
ABORDAGEM DA DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DE MACEIÓ NO ANO DE 2003
Arizangela da Silva Rodrigues; Telma Cézar Cavalcanti.
AS EXPECTATIVAS ENTRE OS ACADÊMICOS DE TAPURAH, EM RELAÇÃO AO USO DA INFORMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA, OFERECIDO PELA UFMT / IE / NEAD, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Lori Hack de Jesus.
AS "IDÉIAS PSICOLÓGICAS" SOBRE AS MELHORES CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM- PROVÍNCIA DO PARANÁ (1854-1889)
Sheila Maria Rosin.
AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO ITANHANGÁ PARA AS MUDANÇAS DA EDUCAÇÃO DA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE TAPURAH - MT
Carmem Clariça Dall?Agnoll Diel; Generci Carboni; Leila de Oliveira Siara; Mirian Alves Campos; Lori Hack de Jesus.
BANDEIRAS DE LUTA DO DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DURANTE O GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
Maurício Ferreira de Azevedo; Maria Aparecida Morgado.
COMPREENDENDO OS FENÔMENOS CELESTES DE FORMA LÚDICA
Leila da Consolação de Miranda Alvarenga.
CONHECIMENTOS E ATITUDES DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DOS CUIDADOS PRIMÁRIOS COM A SAÚDE
Marcos Vinicius de Medeiros Corrêa; Lidiane Duarte Martins; Mônica Elinor Alves Gama.
DEMOCRACIA: DISSENSOS E CONSENSOS NA CONSTRUÇÃO DA CULTURA DEMOCRÁTICA
ODORICO FERREIRA CARDOSO NETO.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁXIS NECESSÁRIA
ANTONIO SÉRGIO DA COSTA; Mário Dantas.
EDUCAÇÃO DO JOVEM PARTICIPANTE DO PROJETO AGENTE JOVEM - PROTAGONISMO JUVENIL E CONSCIENCIA POLITICA
MARICELIA PADILHA DA COSTA; MANOEL FRANCISCO DE VASCONCELOS MOTTA.
EDUCAÇÃO E CIDADANIA: A NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS DE ARATUBA/CEARÁ
Antônia Solange Pinheiro Xerez; Sandra Helena Lima Moreira; Juceli Lima de Souza.
EDUCAÇÃO E MEMÓRIAS DE NEGROS E NEGRAS: FORMAÇÃO DA CONCIÊNCIA ÉTNICO-POLÍTICA DE 30 A 70 EM MATO GROSSO
IVONETE COSTA VILA; MANOEL FRANCISCO VASCONCELOS MOTTA.
EDUCAÇÃO, ORDEM E DISCIPLINA: O GRUPO ESCOLAR MARCOLINO DE BARROS ENQUANTO ESPAÇO DE CIVILIDADE (PATOS DE MINAS-MG/1913-1930)
Rosicléia Aparecida Lopes de Faria; Érika de Souza Morais; Carlos Henrique de Carvalho.
EDUCAÇÃO: A FAMÍLIA COMO ELEMENTO BÁSICO DE INCENTIVO
Ana Maria Monte Coelho Frota; Rita Cláudia Aguiar Barbosa.
ENSINO DE XADEZ E FILOSOFIA PARA CRIANÇAS NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA
Carolina Cunha Seidel; Luciana Mari Tsukada; Ivo Fernando Yoshida; Lígia de Almeida Durante; Paula Ramos de Oliveira.
ESCOLA NORMAL OFICIAL FRANCISCO CAMPOS - DORES DO INDAIÁ / MINAS GERAIS: OS (DES)CAMINHOS DE UM PROCESSO HISTÓRICO-CULTURAL (1928-1945)
Érika de Souza Morais; Rosicléia Aparecida Lopes de Faria; Carlos Henrique de Carvalho.
ESTIGMATIZAÇÃO DA LOUCURA E EXCLUSÃO: A EDUCAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE MUDANÇA
Michelle Freitas Teixeira.
FILOSOFIA PARA CRIANÇAS E HABILIDADES COGNITIVAS
Josédla Fraga Costa; Herlane Reinaldo Carneiro; Lena Conceição Soares; Cinthia Moreira Lima.
FORMAÇÃO DE TUTORES: UM PROCESSO SÓCIO-INTERACIONISTA EM EAD
Diana dos Santos Abreu; Fabiana Santos; Juliana Carvalho; Fabrícia Vellasquez; Vanessa de Moraes; Débora Cristina Oliveira; Raquel Villardi.
IMPACTOS DO AMBIENTE MULTIMÍDIA NA APRENDIZAGEM
Miriam Mendes de Aquino.
IMPRESSÕES DE ESTUDANTES: UM ESTUDO SOBRE A PUBLICAÇÃO EXCELSIOR, DO “COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA” (1942-1952)
Regina Helena Silva Simões; Wolmar Marvilla Melo; Adriano Bom Jesus; Elias Mugrabi de Oliveira; Jaklane de Souza Almeida Bonatto.
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO: A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA SUPERAÇÃO VIRTUAL DAS FRONTEIRAS (CEFET-CUIABA,MT)
Olga Maria de Sena Jesus; Maria Aparecida Morgado.
INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: POSSIBILITANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Sandra Maria Santos Guimarães; Amilton Ribeiro de Novais; Caroline Moraes Brito; Mirian Araújo.
JOVENS DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MATO GROSSO E O CONSUMO DE DROGAS ILICITAS
Maria Ubaldina Costa Sanches; Maria Aparecida Morgado.
JUVENTUDE E ORGANIZAÇÃO POLÍTICA: GRÊMIOS ESTUDANTIS NA ESCOLAS PRIVADAS DE CUIABÁ- MT
Nara Teixeira Souza; Maria Aparecida Morgado.
Juventude e Sexualidade Feminina: implicações político-pedagógicas da orientação homossexual nas relações sócio-acadêmicas de estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Bruna Andrade Irineu; Manoel Francisco de Vasconcelos Motta.
LACTEA - Laboratório Aberto de Ciência Tecnologia Educação e Arte
Davidson Coelho Campos; Paulo Cézar Santos Ventura.
NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO NO MARANHÃO
Ilse Gomes Silva; Bartolomeu Rodrigues Mendonça; Márcio de Jesus Azevêdo de Matos.
NÃO PUBLICAR - ACEITO E APRESENTADO POR NÃO AUTORES
Wílson de Mello Júnior; Lucia Maria Paleari; Lídia Raquel de Carvalho; Luciandro Pereira Sodré; Mariana Saragiotto da Silva; Thiago Vasquez Lamartin e Souza; Érica Vanetti Schiavon; Hugo Henrique Hirata; Fernanda Armani; Jacqueline Peixoto Neves; Ludimila Canuto Cabeço.
O ASSENTAMENTO ITANHANGÁ
Noemi Salete Stein Fortes; Marisa Gresele Kanieski; Paulo Sérgio Barth; Susana Bêss; Lori Hack de Jesus.
O DILEMA: CONTINUAR OU PARAR DE ESTUDAR?
Arali Maiza Parma Dalsico.
O ENSINO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS NAS ESCOLAS DE MATO GROSSO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Nivanda França Araújo; Peter Buttner.
O ESTUDO DOS FASCÍCULOS DE ANTROPOLOGIA NO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DO NEAD/UFMT E SUA APLICABILIDADE NO EXAME DA PROBLEMÁTICA DO PRECONCEITO RACIAL, PELOS PROFESSORES/ACADÊMICOS
Jeane Maria de Freitas Rocha; Jocelita Giordani.
O MEIO RURAL E O PROBLEMA DO LIXO: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ESCOLA/COMUNIDADE E LIXO NO DISTRITO DO CAXIXE EM VENDA NOVA DO IMIGRANTE/ES
Maria Lúcia Machado Tessaro; Celina Januário Moreira.
O PAPEL DAS COOPERATIVAS-ESCOLAS DO CENTRO-OESTE NA FORMAÇÃO DOS JOVENS
Ulisses Nascimento de Souza; Manoel Francisco de Vasconcelos Motta.
PERCEPÇÕES AMBIENTAIS DE ESTUDANTES SOBRE ÁREAS VERDES - CUIABÁ, MT.
Débora Eriléia Pedrotti; Germano Guarim Neto.
PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS DA JUVENTUDE DO MÉDIO ARAGUAIA PARA O ENSINO SUPERIOR
Francieli Galvan; Anna Maria Penalva Mancini; Eliel Ferreira da Silva; Maria Aparecida Morgado.
POLÍTICA EDUCACIONAL E PREVENÇÃO ÀS DROGAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA
Camilla Marcondes Massaro; Monize Andréia Rodrigues Valinhos; Jackeline Zuquerato Sansavino; Angela Viana Machado Fernandes.
POLÍTICAS PÚBLICAS E INFÂNCIA POBRE: EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA
Milton Ramon Pires de Oliveira; Janice Cordeiro Moreira; Esther Giacomini; Sônia Aparecida Magalhães Ferreira.
POSSIBILIDADES EDUCATIVAS DE PROGRAMAS DE PRÁTICAS ESPORTIVAS PARA JOVENS NEGROS
Walfredo Ferreira de Britto; Manoel Francisco de Vasconcelos Motta.
PREPARAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR: MAIS QUE UMA ATITUDE SOLIDÁRIA, UMA FORMA DE ENSINAR CIDADANIA E INCLUSÃO SOCIAL.
Aliny Antunes Barbosa; Fernando Vagner Lobo Ladd; Paulo Antunes Barbosa Xavier; Helder Barbosa Paulino; Rosimeire Alves da Silva.
PROJETO CIM: UMA PONTE ENTRE A COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO.
Alexandra Lopes da Costa; Melly Fátima Goes Sena; Natacha Simei Leal; Sônia Maria Leite de Oliveira; Marlei Sigrist.
PRÁTICAS ESCOLARES E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE.
Roberta Zacché Iglesias; Maria Elizabeth Barros de Barros; Sonia Pinto de Oliveira.
PRÁTICAS TRANSGRESSIVAS DE JOVENS DA CLASSE MÉDIA: UMA ABORDAGEM SÓCIO-EDUCATIVA
Maria Aparecida Morgado; Manoel Francisco de Vasconcelos Motta.
PRÉ-UNIVERSITÁRIO OFICINA DO SABER PROEX/CES/CEG UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
José Nilton de Sousa; Paulo Cesar Ribeiro; Regina Camacho; Sérgio Aboud; Lehanne Oliveira de Andrade.
REPRESSÃO E PALAVRA: UMA (RE)LEITURA DOS "ANOS DE CHUMBO"
Cláudia Roseane Pereira de Araújo Capistrano; José Evangilmárison Lopes Leite; Lúcia de Fátima Vieira da Costa; José Willington Germano.
RETRATOS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE VACARIA NO SÉCULO XX: ADAPTAÇÃO AS POLÍTICAS PÚBLICAS NACIONAIS
Maria Neli Ferreira Borges; Jucinara Carvalho; Cristiane Lames Siota.
SAÚDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO UMA ÉTICA DE PESQUISA
Fabio Hebert da Silva; Maria Elizabeth Barros de Barros.
TENDÊNCIAS DOS INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO E EFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO
NO ESTADO DE MATO GROSSO
Izolda Strentzke; José Roberto Temponi de Oliveira; Vera Lúcia Martins Sandanielo.
TENSÕES INSTITUCIONAIS E TRABALHO ACADÊMICO: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – CAMPUS DE VACARIA.
Clenia Maria Zanella; Valquíria Moschen.
UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA DOS JOVENS CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROJETO ELOVIDA. ( 2001-2004 )
Cleonice Poloto; Manoel Francisco de Vasconcelos Motta.
UMA PROPOSTA LÚDICO-PEDAGÓGICA UTILIZANDO A INFORMÁTICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS.
Anderson B. Iglesias Araújo; Carina Satiko Sasake; Juliana Leonel Dias; Michelle de Oliveira Parreira; Rafael B. De Lamônica Freire; Rogério Sávio da Silva; Thyago Jorge Machado; Eunice Pereira dos Santos Nunes; Luciana Correia Lima de Faria Borges; Rosa Lúcia Rocha Ribeiro.
UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL
Carmelina Jordaim Gonçalves; Alessandra Coura Castro; Paulo do Nascimento.