RESUMOS DE COMUNICAÇÕES LIVRES
Área: Ensino de Ciências
[Voltar]
"BASTA UM FRUTO PODRE PARA ESTRAGAR TODO O BALAIO?" UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA ENSINAR SOBRE FUNGOS, BASEADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS (3MP)
"CORAÇÃO PET": A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA POR MEIO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE SUCATA (PIBID/BIOLOGIA/UFS/ITABAIANA)
(RE) DESCOBRINDO A BIODIVERSIDADE NAS SÉRIES INICIAIS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ITAITUBA-PA.
PORÍFEROS E CNIDÁRIOS: UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA NA APRENDIZAGEM DA ZOOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
OFICINA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CÉLULA NO ENSINO MÉDIO
BIODIESEL COMO TEMÁTICA INTERDISCIPLINAR EM UM MODELO DE FORMAÇÃO INTEGRAL
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS ESPECIAIS
SITES DE RELACIONAMENTO COMO ESPAÇO DE INVESTIGAÇÃO DE RELAÇÕES ENSINO-APRENDIZAGEM NA QUÍMICA ESCOLAR. PARTE II: COTEJAMENTO COM OUTRAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS.
INSETOS NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA E EDUCATIVA
NETESB (NÚCLEO DE ESTUDOS EM TECNOLOGIAS PARA A SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM BIOLOGIA) COMO ESPAÇO DE AÇÕES EM ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.
CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NUMA PERSPECTIVA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
A Curiosidade Como Ferramenta na Construção do Conhecimento Científico
APLICAÇÃO DO JOGO PERFIL PERIÓDICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: EXPLORANDO A TABELA PERIÓDICA E SUAS PROPRIEDADES.
CONSTRUINDO MODELOS BIOLÓGICOS TRIDIMENSIONAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CITOLOGIA
A EDUCAÇÃO SOBRE O SONO NA ESCOLA
UTILIZANDO A MONITORIA PARA A APRENDIZAGEM E RENOVAÇÃO DO PENSAMENTO E PRÁTICA CIENTÍFICA
O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E A ABORDAGEM SISTÊMICA: UM ESTUDO DE CASO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE-PE
URINAPET: UMA MANEIRA REUTILIZÁVEL E ATUAL DE ENSINAR SISTEMA URINÁRIO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
PROPOSTA DE KIT EXPERIMENTAL EM TERMOLOGIA: CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
ATIVIDADES DE EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA E LÚDICA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO
NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS PARA O ENSINO MÉDIO
A ABORDAGEM LÚDICA DE CONCEITOS CIENTÍFICOS COM CRIANÇAS DE COMUNIDADES CARENTES ATENDIDAS NO ÂMBITO DO PROJETO BIBLIOSESC: A EXPERIÊNCIA INICIAL DO "BRINCANDO COM FÍSICA".
O LIXO E O ENSINO DE QUÍMICA COM FOCO NA CIDADANIA
A ENERGIA COMO FONTE DE AÇÃO PEDAGÓGICA: HOJE INVESTIGADORES AMANHÃ CIENTISTAS?
ESTUDO DA INCIDÊNCIA DE PROTOZOÁRIOS E HELMINTOS ENTRE CRIANÇAS MENORES DE DOZE ANOS DA ZONA URBANA NO MUNICÍPIO DE FAGUNDES-PB.
USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA
A MEDIAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO TÉCNICO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE COM BASE NUM PROJETO DE ENSINO CTS.
Projeto "da pele de pêssego ao Pé de Galinha"- Formulação e Produção de cosméticos em pequena escala uma via para entendimento dos principais conceitos físico-químicos e orgânicos no ensino médio.
Projeto "nosso papel no universo - Reciclagem de papel e criação de produtos- além de um projeto social, Uma proposta de educação ambiental.
O ENSINO DE CIÊNCIAS, O PERFIL CONCEITUAL DE MORTE E A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO CICLO DE VIDA
A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS  SOBRE A TEMÁTICA  DOS PLÁSTICOS
REAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO
VÍRUS INFLUENZA H1N1 E HIGIENE PESSOAL: TRABALHANDO ISSO NA SALA DE AULA.
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO RECIFE- PE SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM SEU COTIDIANO E EM SUA COMUNIDADE
"O JOGO DA PIZZA": UMA EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA A RESPEITO DA FUNÇÃO ENERGÉTICA DOS NUTRIENTES COM ALUNOS DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA- ÁREA DE QUÍMICA: AÇÕES INICIAIS VISANDO A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO DE QUÍMICA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARGAREZ SANTOS LACET SITUADA NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ/AL
"QUE PRESENTE O RECIFE PODERIA DAR AO MANGUEZAL?" O QUE DIZEM OS ESTUDANTES EM UMA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO SEXUAL E TRANSVERSALIDADE NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
A PERSPECTIVA DIDÁTICA DE EXPERIMENTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS SOBRE PRESSÃO ATMOSFÉRICA PARA OS ALUNOS DE 6º ANO
A BIOLOGIA E A NOVA GENÉTICA
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE PARASITISMO COMO PROPOSTA DE PREVENÇÃO ÀS PARASITOSES INTESTINAIS NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE (PB).
A CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS
A HISTÓRIA DOS SURDOS E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: UMA VISÃO DO PORQUÊ DA FALTA DE SINAIS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICOS
A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANALISANDO OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS.
A MERENDA ESCOLAR E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO OITAVO ANO
A PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS DOCENTES DE BIOLOGIA
A TERRA E SEUS MOVIMENTOS
A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS LÚDICAS E ANALOGIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS DA NATUREZA. UMA ANÁLISE DO ENSINO DA TEORIA DA ENDOSSIMBIOSE SEQUENCIAL.
A UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
ANÁLISE COMPARATIVA DO CONTEÚDO DE PARASITOLOGIA EM LIVROS INDICADOS NO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO
AQUECIMENTO GLOBAL NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE TUCURUI - PARÁ
ATITUDES E VALORES DE ALUNOS E PROFESSORES DA ÁREA DE HUMANAS RELACIONADOS À CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
BANCA DA CIÊNCIA: UMA MANEIRA DIFERENTE DE DIVULGAR E ENSINAR CIÊNCIA
CASA PADRE MELOTTO - PIA SOCIEDADE DE PADRE NICOLA MAZZA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA
CIÊNCIAS: EXPERIMENTOTECA COMO FERRAMENTA DE ENSINO
DARWIN NA BAHIA E A ORIGEM DAS ESPÉCIES: PROGRAMA DE AÇÕES EDUCATIVAS E SEUS RESULTDOS
DESENVOLVIMENTO DE OFICINA DIDÁTICA ENVOLVENDO SENSAÇÕES HUMANAS PARA MELHOR COMPREENSÃO DA CIÊNCIA
DIFERENTES RESPOSTAS À APRESENTAÇÃO DE MALETAS DA EXPERIMENTOTECA
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EXTERNALISTA, REVISIONISTA E PROBLEMATIZADORA: DISCUTINDO SOCIOLOGIA, FILOSOFIA DA CIÊNCIA E PLURALIDADE EPISTEMOLÓGICA COM PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
ELABORAÇÃO DE EXPERIMENTOS EM ÓPTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
ELEMENTOS PARA (RE)PENSAR O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SOBRAL-CEARÁ: A VOZ DOS PROFESSORES
ENSINO APRENDIZAGEM DE MICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NA EEEFM PADRE LUIZ GONZAGA, BRAGANÇA, PARÁ.
ENSINO DE ASTRONOMIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA E FORMATIVA NO ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA.
EXPERIMENTOS EM LABORATÓRIO E FÓRUM VIRTUAL: UMA PROPOSTA INTEGRADORA PARA O PROEJA
EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR
FEIRA DO CONHECIMENTO DE VIÇOSA: CONSTRUINDO E DESPERTANDO OS CIENTISTAS DE AMANHÃ.
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA UTILIZANDO AULAS LABORATORIAIS COMO MEDIADORAS DO CONHECIMENTO
INTERFACES ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA ACERCA DO CONCEITO DE PARASITISMO.
INVESTIGANDO OS POLIQUETAS ASSOCIADOS A BANCO DE BRACHIDONTES: UMA FORMA DE INCENTIVAR A PESQUISA CIENTÍFICA A PARTIR DAS AULAS DE CAMPO
IVESTIGAÇÃO SOBRE A MULTIDISCIPLINARIDADE DO TEMA "INVERTEBRADOS" EM PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
METODOLOGIA E CONSTRUÇÃO DOS VOCABULÁRIOS DA SÉRIE SINALIZANDO A FÍSICA
NÚCLEO MUNICIPAL DE ESTUDOS DAS CIÊNCIAS: UM OLHAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PETROLINA-PE
O CONTEXTO REGIONAL DURANTE A MOSTRA CIENTÍFICA ITINERANTE EM TRÊS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO NORDESTINO
OFICINAS DE BIOLOGIA: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA ITINERANTE COMO SUBSÍDIO DE DIVULGÃO CIENTÍFICA
POPULARIZAÇAO DA CIENCIA NOS ASSENTAMENTOS DO MST
PRÁTICAS EXPERIMENTAIS E OS CORPOS D'ÁGUA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE ASSUNTOS LIGADOS AOS RECURSOS HÍDRICOS JUNTO A ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO AGRESTE SERGIPANO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE LAGARTO - SE
PROCESSO DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS MULTIMÍDIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE ARACAJU: UMA VISÃO POSITIVA OU NEGATIVA DA HOMOSSEXUALIDADE?
PROJETO BIODIGESTORES: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.
PROPOSTA LÚDICA PARA INSERIR A METROLOGIA NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
REVISÃO DE AULA PRÁTICA PARA DEMONSTRAR OS FATORES QUE AFETAM A PERMEABILIDADE DE BIOMEMBRANAS
SEXUALIDADE EM TEMAS: CONVERSANDO SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA PADRE LUIZ GONZAGA
UM OLHAR DA PESQUISA SOBRE O PROEJA A PARTIR DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE DROGAS NA ESCOLA
USO DO TEMA ÁGUA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
Todos os direitos reservados / All rights reserved
SBPC©2010 - WebMaster