RESUMOS DE COMUNICAÇÕES LIVRES
Área: Formação de Professores (Inicial e Contínua)
[Voltar]
A APLICABILIDADE DA LEI 10.639/2003 E AS REPRESENTAÇÕES SOBRE A ÁFRICA NA ESCOLA MUNICIPAL PRINCESA ISABEL NO MUNICIPIO DE SANTARÉM NO ESTADO DO PARÁ.
A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA FUNDAÇÃO TÁLITA
A DINÂMICA DAS RELAÇÕES SOCIAIS DO SURDO NO TRABALHO
A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS : O QUE DIZEM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS VIVENCIADOS E DESCRITOS NA REVISTA TROCA-TROCA EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS?
A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA PESQUISA-AÇÃO DOS POVOS ENTRE SERRAS E PANKARARU: os caminhos para uma prática específica e diferenciada
A EDUCAÇÃO INDÍGENA NA BARREIRA DAS MISSÕES DE BAIXO, TEFÉ-AM
A ELABORAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE CARÁTER INVESTIGATIVO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
A EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA. PROPOSTA DE UMA DISCIPLINA EXPERIMENTAL DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS.
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: PERSPECTIVAS E IMPLICAÇÕES DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL.
A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL– A PRÁTICA NO CONTEXTO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO.
A FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA A PARTIR DOS DESEJOS DOS ESTUDANTES
A INFLUÊNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE
A PERCEPÇÃO DA SOCIEDADE DE CAXIAS EM RELAÇÃO À SEGURANÇA PÚBLICA ATUALMENTE
A prática de professores-acadêmicos do Curso de Letras-Espanhol e Literatura Hispânica do Plano Nacional de Formação de Professores.
A PRÁTICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES E ALUNOS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO
A QUESTÃO RACIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE MACEIÓ: CONTANDO UM POUCO DE HISTÓRIA. CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE O TRATO DA QUESTÃO RACIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE MACEIÓ.
A TRANSDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
A VISÃO DISCENTE SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E UM CURRÍCULO MAIS DESCOLONIZADO PARA UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇA NA CONTEMPORANEIDADE
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EXPRESSOS NO DIÁLOGO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
CONCEPÇÕS DE SOCIOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO MÉDIO.
CURSO INTENSIVO DE ARTE NA EDUCAÇÃO - CIAE (RIO DE JANEIRO, 1960 - 1981): UM ESTUDO A PARTIR DA LITERATURA ESPECIALIZADA E DOS JORNAIS ARTE&EDUCAÇÃO
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: UMA AÇÃO DO SUBPROJETO PIBID/BIOLOGIA/FAEC-UECE
DIREITOS HUMANOS E MEIO AMBIENTE: A POLUIÇÃO DO RIO ITAPECURU E DE SEUS AFLUENTES EM CAXIAS
DIREITOS HUMANOS E PROJETO POLÍTICO CURRICULAR: REFLEXÕES SOBRE CONCEITOS E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA NORMAL DO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS/PB
DO ENCANTAMENTO AO CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: AS REPERCUSSÕES DO IDEB NA EDUCAÇÃO EM CAXIAS ATUALMENTE
EDUCAÇÃO, SEXUALIDADE E SUBJETIVIDADES CONTEMPORÂNEAS: DIALOGANDO COM O CINEMA.
ELEIÇÃO, CONCURSO OU INDICAÇÃO: SENTIDOS ATRIBUIDOS POR GESTORES ÀS FORMAS DE ACESSO AO CARGO.
ENTRE A GEOGRAFIA QUE SE APRENDE E A QUE SE PRECISA ENSINAR
Estágio Supervisionado I – 5º ano do Ensino Fundamental
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO IFMA – CAMPUS CODÓ
Euclides para os Vales
EXPERIÊNCIA VIVENCIADA PELO PIBID BIOLOGIA DURANTE OFICINA SOBRE SEXUALIDADE APLICADA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM ARAPIRACA-AL
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE LICENCIANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA– UFPI NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID
FORMAÇÃO CONTINUADA: Conhecendo a Prática Pedagógica dos Professores de Ciências da Rede Municipal de Educação do Jaboatão dos Guararapes – Metodologias e Instrumentos Avaliativos.
FORMAÇÃO CONTINUADA: Refletindo as dificuldades de aprendizagens dos saberes científicos detectadas pelos professores de ciências da Rede Municipal de Educação do Jaboatão dos Guararapes.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROJETO PEDAGÓGICO
FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E A RELAÇÃO COM A ESCOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Futuros professores e o ensino de astronomia: estudo de possibilidades e de diálogos de formação
GESTÃO ESCOLAR: NECESSIDADES PARTICULARES NO COTIDIANO DA ESCOLA
IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
Informativo: CAIU NA REDE, VIROU NOTÍCIA
Iniciação a Docência – Criação da Identidade do Licenciando em Química
JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS: A ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA EM CAXIAS ATUALMENTE.
LEI 10.639 E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AVANÇOS E DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE CODÓ- MA
MEMÓRIAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O QUE DIZEM ALUNOS (AS) DO CURSO DE PEDAGOGIA?
MORADIA E DIREITOS HUMANOS: O PROJETO “MINHA CASA MINHA VIDA” NO RESIDENCIAL EUGÊNIO COUTINHO EM CAXIAS-MA.
MULHER E OS DIREITOS HUMANOS: APLICAÇÃO E EFEITOS DA LEI MARIA DA PENHA EM CAXIAS ATUALMENTE.
O BRINCAR NA PERSPECTIVA SÓCIO- HISTÓRICA- CULTURAL : A REFLEXÃO CRÍTICA ENTRE AS PESQUISADORAS DO GRUPO DE PESQUISA LEFOPI E AS COORDENADORAS DAS CRECHES PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA
O CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA
O CONTEXTO FAMILIAR INFLUENCIA NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA?
O CUIDADO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
O JOGO COMO FRAGMENTO DE CULTURA: ANÁLISE DO USO DOS JOGOS DE MANCALA NO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA
O OLHAR DOS PROFESSORES QUE ATUAM NA EJA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERECIDA PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO AMAPÁ
O Papel da Formação Contínua para os alunos de Ciências Biológicas da UECE, campus de Limoeiro do Norte FAFIDAM/CE.
O PARFOR E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A ESCOLA DO CAMPO
O PEDAGOGO EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE AS AÇÔES PEDAGOGICAS DESENVOLVIDAS NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PE
O PEDAGOGO NO ESPAÇO NÃO ESCOLAR: OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
O PERFIL DA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO
O PIBID COMO PRÁTICA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: VISÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CLARA TETÉO, MACAU/RN.
OFICINAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID/BIOLOGIA/FAEC-UECE
OLHARES SOBRE A REFLEXÃO CRÍTICA DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA “ESPAÇO DE REFLEXÃO CRÍTICA EM CONTEXTO DE COLABORAÇÃO: RECONSTRUINDO OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DA PRÁTICA EDUCATIVA NA CRECHE” NO ANO DE 2011.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE MATO GROSSO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA A PARTIR DAS VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA
Os Discursos midiáticos sobre o Bullying: uma perspectiva foucaultiana para pensar a Educação e o dialogo com a Psicopedagogia.
OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO NA COMPOSIÇÃO DE IDENTIDADES DOCENTES: UMA NARRATIVA DE FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DA UFRRJ
OS IMPACTOS DO PAIC NO MUNICÍPIO DE MORADA NOVA.
PERSPECTIVAS DE USOS DE TIC ENTRE PROFESSORES NO ASSENTAMENTO SERIDÓ NA CATINGA GRANDE, MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ/RN
PESQUISA DE REFLEXÃO CRÍTICA EM CONTEXTO DE COLABORAÇÃO: TRABALHO REALIZADO COM AS PESQUISADORAS DO GRUPO LEFoPI E AS 22 COORDENADORAS DAS CRECHES PÚBLICAS DE JUIZ DE FORA
PESQUISA E ENSINO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA DA DISCIPLINA METODOLOGIA CIENTÍFICA
PESQUISADORAS E COORDENADORAS DAS CRECHES PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA EM CONTEXTO DE COLABORAÇÃO CRÍTICA-REFLEXIVA
PIBIDIÁRIO: UM REGISTRO DAS AÇÕES DE PIBIDIANOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
POLITICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INDÍGENA: ANÁLISE DAS IMPLEMENTAÇÕES DO SISTEMA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS.
PROPOSTAS METODOLÓGICAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS: AÇÃO DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO ALUNO AUTOR NA SALA DE AULA
REDES SOCIAIS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ANÁLISE DAS INTERAÇÕES DOS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICAS ONLINE (COP ONLINE)
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOS BOLSISTAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FAEC-UECE NO PIBID
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A AFETIVIDADE DOCENTE
Sala do Educador e a Mudança do Ensino Aprendizagem
SENTIDOS PRODUZIDOS SOBRE AS TIC EM JOGOS DISCURSIVOS DO PROINFANTIL
SER DOCENTE: QUE SABERES COMPETEM A ESTA PRÁTICA PROFISSIONAL?
TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIA: A VISÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA DEPOIS DE UM ANO DE ESTUDOS
Uma Análise das Abordagens Comunicativas presentes nas aulas dos licenciandos do PIBID de Química da Universidade Federal de Minas Gerais.
UMA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
Todos os direitos reservados / All rights reserved
SBPC©2013 - WebMaster