RESUMOS DE COMUNICAÇÕES LIVRES
Área: Formação de Professores (Inicial e Contínua)
[Voltar]
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM ESTUDO DAS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DOCENTE
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DE ASSENTAMENTOS RURAIS DO RIO GRANDE DO NORTE: LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE E EDUCAÇÃO SOCIAL: REFLEXÕES, APONTAMENTOS E DEBATES
MEDIDAS DA TERRA: UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS
A VIDEOCONFERÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DAS EQUIPES QUE TRABALHAM NAS SALAS DE CIÊNCIAS DO PROJETO SESCIÊNCIA: O DIÁLOGO SIMULTÂNEO COM TODAS AS REGIÕES DO PAÍS.
O DISCURSO DOS PROFESSORES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA: SIGNIFICADOS E SENTIDOS NA PRÁTICA DOCENTE
FORMAÇÃO DOCENTE E GESTÃO DEMOCRÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO IFRN E DA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE MACAU-RN
SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS - ESPAÇO E TEMPO PARA A UTILIZAÇÃO DE MICRO-AULAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO REFERENTE À FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL.
DO PROFESSOR DE LITERATURA AO FORMADOR DE LEITORES CRÍTICOS DE TEXTOS LITERÁRIOS: UM ESTUDO SOBRE A (RE)INVENÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O TRABALHO COM A LEITURA LITERÁRIA NO NOVO ENSINO MÉDIO.
CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
PROLETCULT: CULTURA E POLÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - A CONTRIBUIÇÃO DE FÓRUNS DE DEBATES PARA ELEVAÇÃO DO PATAMAR DE CONSCIÊNCIA DE LICENCIANDOS  
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
O RESPEITO COMO ELEMENTO RELEVANTE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO "BOM ALUNO" PARA PROFESSORAS
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO SER PROFESSOR: ENTRE A VOCAÇÃO E A DESVALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ALTO JURUÁ-AMAZONAS
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
APRENDER ENSINANDO: A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA A PARTIR DE ATIVIDADES DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
A CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO FACILITADOR PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: EXPOSIÇÃO ITINERANTE CONHECENDO O NOSSO ECOSSISTEMA COSTEIRO.
SABERES E PRÁTICAS DOCENTES: O PROGRAMA PIBID-CAPES E A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM MACAU-RN
OS PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORAS EM FORMAÇÃO        
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ANÁLISE DE UMA PROFESSORA DAS CIÊNCIAS NATURAIS A RESPEITO DE SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL PARA ATUAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
A FORMAÇÃO CONTINUADA EM  PROJETOS SOCIAIS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: O CASO DO PROJETO SANTO AMARO (RECIFE-PE)
O GRUPO DE PESQUISA COMO UM DISPOSITIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A ABORDAGEM DO GÊNERO CARTA PESSOAL NO LIVRO DIDÁTICO: um problema de adequação
SUBPROJETO SANKOFA- O ESPAÇO DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA TEMÁTICA HISTÓRIA AFROBRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA.
RESULTADOS DO GESTAR II COMO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE MATO GROSSO
EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM olhar SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
A METODOLOGIA DE PROJETOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA TRABALHAR COM TEMAS TRANSVERSAIS
SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS - UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM CONTATO COM O LIVRO DIDÁTICO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRANSVERSALIDADE E COMPLEXIDADE
FORMAÇÃO DE PROFESSORES - ENGAJAMENTO E COMPROMISSO  
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE CULTURAL
NARRATIVAS DE PROFESSORAS EM MEMORIAIS: PISTAS SOBRE PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA
RELAÇÃO ENTRE MOVIMENTO HUMANO E FORMAÇÃO HUMANA. UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL
ATIVIDADE ACADÊMICA COMPLEMENTAR DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
TEORIA E PRÁTICA: ASPECTOS MOBILIZADORES DA AÇÃO DOCENTE EM SALA DE AULA
CÍRCULOS DE EDUCAÇÃO E CULTURA: NO PROJETO CHAPÉU DE PALHA O ENSINO DE CIÊNCIA E O ENSINO DA ARTE EM UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO: propondo atividades com quadrinhos
FORMAÇÃO DOCENTE E ETNICIDADE AFRO-BRASILEIRA: DISCUSSÕES E PERSPECTIVAS
POSTURA DOCENTE NA PEDAGOGIA FREINET: PRATICANDO OS PRINCÍPIOS FREINETIANOS COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA
O PAPEL DO ESTÁGIO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS DOCENTES EM FORMAÇÃO: A RELAÇÃO PROFESSOR SUPERVISOR E ESTAGIÁRIO NO DEBATE SOBRE A AUTO-ESTIMA E A DESVALORIZAÇÃO DOCENTE.
O TRABALHO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: AS RELAÇÕES COM AS TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
CENÁRIO E EXPERIÊNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA BAHIA  
PRECARIZAÇÃO NO ESTÁGIO E NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA-BA.
NOTAS REFLEXIVAS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DO LEITOR
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERVIÇO: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A CONSTRUÇÃO DE NEXOS PARA VIABILIZAÇÃO DO TRABALHO COLETIVO NA ESCOLA
ALIANÇAS ENTRE EAD E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES - OS DESAFIOS NA PRÁTICA
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO QUE SE REFERE À APLICABILIDADE DA LEI 10.639/03 EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DO VALE DO ARINOS - MT
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INADEQUADA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA
A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DIALÓGICA DA HERMENÊUTICA
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PEDAGOGIA NO BRASIL
A TRANSDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
ANÁLISE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DE ITABAIANA-SE
AQUISIÇÃO DE AUTONOMIA INTELECTUAL DE PROFESSORES NO CONTEXTO DO PROJETO TECNOLOGIAS E MÍDIAS INTERATIVAS NA ESCOLA - (TIME)
ATIVIDADE DE LINGUAGEM COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS: SENTIDOS PRODUZIDOS NA INTERLOCUÇÃO AUTOR-LEITOR MEDIADOS PELO GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA
AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA DESENVOLVIDAS POR LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIA DA MONITORIA PARA A MELHORIA DA FORMAÇÃO DOCENTE
AVALIAÇÃO INFORMAL NO COTIDIANO DO PROFESSOR
CINEMA UNIVERSITÁRIO: ESPAÇO PARA FORMAÇAO CONTINUADA DE PROFESSORES
DINÂMICAS DO PROJETO TABULEIRO DIGITAL NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFBA.
ELEMENTOS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO AUXILIANDO NA PRODUÇÃO DE PLANEJAMENTOS DE AULA DOS FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA.
ESPAÇOS DE LETRAMENTO E HISTÓRIAS DE LEITURA DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE ALAGOAS, PARA O USO DOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, ATRAVÉS DE OFICINAS DE BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA SOCIEDADE DO CAPITAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS SUPERIORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR
INCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
INVESTIGANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA: DIÁLOGOS COM PROFESSORAS DE ENSINO FUNDAMENTAL MEDIADOS POR REGISTROS ESCRITOS
MULHERES E DOCÊNCIA: DISCURSO E REPRESENTAÇÕES SOBRE O MAGISTÉRIO NO BRASIL
O LICENCIADO EM ÁREAS DO CONHECIMENTO: QUAIS OS DESAFIOS DA RELAÇÃO PRÁTICA PROFISSIONAL NA ESCOLA E FORMAÇÂO INICIAL?
O lugar da biblioteca na profissionalização do professor universitário
O SISTEMA SOLAR NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO DE FORMADORES PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
PEDAGOGIA DE PROJETOS, INFORMÁTICA EDUCATIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
PERFIL DOS INGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO POLO DE EXTREMOZ/RN
PIBID COMO INSTRUMENTO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
PROFESSOR DE BIOLOGIA E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA: AVALIANDO CASOS E COMPREENDENDO CONTEXTOS
PROFISSÃO DOCENTE E A QUESTÃO DO GÊNERO
PROJETO PIBID-UFRN: ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA ESCOLAS PÚBLICAS.
RECONSTRUINDO OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DA PRÁTICA EDUCATIVA NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES
SABERES PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES: ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOS DOCENTES
SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A EXPERIÊNCIA PIBID
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: A VISÃO DE DISCENTES DE UM CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
VIVÊNCIAS DE ATIVIDADES EDUCATIVAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO CURRÍCULO E DA DIDÁTICA PARA A ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RIO TINTO
SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
Todos os direitos reservados / All rights reserved
SBPC©2010 - WebMaster