RESUMOS DE COMUNICAÇÕES LIVRES
Área: Ensino-Aprendizagem
[Voltar]
Laboratório de alfabetização: O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL POR APRENDIZES DA ESCRITA E AS INTERFERÊNCIAS DOS BILHETES ORIENTADORES DOS PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO
AS CRIANÇAS DE 2° ANO, DOS ANOS INICIAIS, DA ESCOLA PÚBLICA E ALGUMAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
A VERIFICAÇÃO DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS, NUMA TURMA DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA ESCOLA PÚBLICA, QUANTO A AVALIAÇÃO QUANTITATIVA.
PROJETO I SIMPÓSIO CONHECENDO CANDEIAS DO JAMARI - RO
OBSERVAÇÃO EM SALA DE ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CUIABÁ-MT.
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E ALFABETIZAÇÃO NO CENTRO  DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL DE SÃO PAULO (HSPM)
TRATAMENTO DO VOCABULÁRIO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA 
PRAÇA VIVA - EU E OUTRO NA CONSTRUÇÃO COLETIVA DE ESPAÇOS DE LAZER
ENSINO DE TECNOLOGIAS COM COMUNIDADES PESQUEIRAS DO RN
INCLUSÃO DIGITAL: CLICANDO CIDADANA  COM JOVENS E ADULTOS DA COMUNIDADE DE OLINDA
USO DE FEIRAS DE CIÊNCIAS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA
PRÁTICA PEDAGÓGICA ALTERNATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA COM ALUNOS SURDOS E OUVINTES DA EJA
RELATOS E HISTÓRIAS DE VIDA: SIGNIFICANDO OS EPÍSÓDIOS NOS JOGOS LIVRES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A CONTEXTUALIZAÇÃO DA SEXUALIDADE EM DUAS ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE- CE
A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E DA PRODUÇÃO DE TEXTOS PARA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA
MARIA ILKA DE MOURA: HISTÓRIA E MEMÓRIAS DE UMA PROFESSORA
ESPERANÇA: PREVENÇÃO DE DST/AIDS COM ADOLESCENTES EM PROJETO SOCIAL
A UTILIZAÇÃO DE PELE DE ANIMAIS TAXIDERMIZADOS COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NAS AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA.
PROJETO GIRASSOL: UMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS PUBLICAS QUE ATUAM NO CICLO DE APRENDIZAGEM INICIAL DO ENSINO FUNDAMENTAL.
ARTE: SEU ESPAÇO NO AMBIENTE ESCOLAR E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
DIFERENTES LINGUAGENS no Ensino de História em Escola da Rede Pública
PARA GOSTAR DE LER: INSERÇÃO DOS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA COMO INCENTIVO À FORMAÇÃO DE LEITORES ALFABETIZADOS
As relações interpessoais entre professor e aluno existentes na sala de aula e suas respectivas implicações no desenvolvimento da autonomia de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental
O ENSINO DA HISTÓRIA E O PENSAMENTO REFLEXIVO-CRÍTICO DA PROFESSORA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A INFLUENZA A (H1N1) UTILIZANDO JOGOS PEGAGÓGICOS NA ESCOLA ESTADUAL CARLOS DRUMOND DE ANDRADE, BOA VISTA, RORAIMA
ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFPE E A DISCIPLINA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DE MONITORIA
A APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
A TEORIA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE PIAGET E A APRENDIZAGEM NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
A TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS E OS ALUNOS COM DÉFICIT DE APRENDIZAGEM
PLANEJAMENTO DE ENSINO: CONCEPÇÃO, ETAPAS E COMPONENTES BÁSICOS
SESSÃO REFLEXIVA COM CRIANÇAS: DINAMIZANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM
INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS: JOGANDO, APRENDENDO MATEMÁTICA
BRINCANDO COM A AREIA PARA COMPARTILHAR A CONSTRUÇÃO DE SABERES E SENTIMENTOS: FORMAÇÃO E AUTOFORMAÇÃO LUDOPOIÉTICA  
AS CULTURAS AFRO E INDÍGENA E A EDUCAÇÃO HOJE
NOVA ORTOGRAFIA: O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO E APRENDIZAGEM.
A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO
CONTOS DE FADAS: UMA REESIGNIFICAÇÃO NO ENSINO DA LEITURA DA ESCRITA E DA PRODUÇÃO DE TEXTOS   
PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
O PRAZER E A ALEGRIA ALIADOS À APRENDIZAGEM NO FAZER PEDAGÓGICO
"To be or not to be", VIAJANDO PELO MUNDO DE SHAKESPEARE NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOQUÍMICA
AS PRÁTICAS AVALIATIVAS E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
CANTINHO DA BIOLOGIA: IMPLANTAÇÃO DE ESPAÇO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA ESCOLA ROSEANA SARNEY, EM JOÃO LISBOA-MA.
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA NO INSTITUTO PADRE MIGUELINHO.
ATIVIDADE LÚDICA: UMA ESTRAGÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO
"MINHA ESCOLA, MEU PATRIMÔNIO": RECONSTRUINDO A HISTÓRIA DA ESCOLA ESTADUAL ZILA MAMEDE.
A CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS NO AUXILIO AO REFORÇO ESCOLAR
A CONTRIBUIÇÃO DA NARRATIVA POÉTICA PARA A FORMAÇÃO COGNITIVA DO LEITOR EM PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM PRÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR PARA TURMAS DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA.
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO AGENTE FACILITADOR NO SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
A INTERNET CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
A LEITURA DO LIVRO DE LITERATURA INFANTIL: PROFESSORA, QUE IMAGEM É ESSA?
A PEDAGOGIA DA IMAGEM E O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
A PEDAGOGIA IMAGÉTICA DO CINEMA E A CONSTRUÇÃO DE VALORES NA ESCOLA PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS ÉTICOS
A PRÁTICA DA ORALIDADE E DA ESCRITA A PARTIR DA BRINCADEIRA DE RODA
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
ANÁLISE DOS NÍVEIS DE INTELIGÊNCIAS DAS CRIANÇAS DE 2º ANO, DE ANOS INICIAIS, DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA ESCOLA PÚBLICA, ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE JOGOS E DINÂMICAS
APRENDENDO SOBRE OS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS: A OFICINA COMO UMA PRÁTICA INFORMATIVA
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: ENTRE CONCEITOS E ENSINO DE HISTÓRIA
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM OLHAR NA RELAÇÃO-PROFESSOR ALUNO
AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PIBID, ÁREA DE BIOLOGIA, PELOS ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO, EM BOA VISTA, RORAIMA
AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS COM ÊNFASE NO ESTUDO DE SOLUÇÕES COMO PERSPECTIVA NO APRIMORAMENTO DO CONHECIMENTO QUÍMICO APLICADAS EM REDE PUBLICAS E PRIVADAS DO ENSINO
AVALIAÇÃO DO CENÁRIO DE PRÁTICA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDIÁTRICO NA PERCEPÇÃO DO ESTAGIÁRIO
CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIÁLETICO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA TRABALHAR AS QUESTÕES RELATIVAS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
COMO ENSINAR O SISTEMA ALFABÉTICO PARA CRIANÇAS DOS CICLOS INICIAIS DA PREFEITURA DO RECIFE UTILIZANDO O SOFTWARE EDUCATIVO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM
CONTEXTUALIZANDO O CONTEÚDO "EVOLUÇÃO BIOLOGICA": REFLEXÃO DE PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA
DA INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E A LINGUAGEM TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO
DESCRIÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONCEITO DE VERME
DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICA EDUCACIONAL VISANDO O APRENDIZADO DE CONCEITOS DE ENGENHARIA GENÉTICA E BIOTECNOLOGIA
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ESCOLA: CONSTRUINDO SABERES, CULTIVANDO CIDADANIA
EXPERIENCIANDO METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM COM ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO.
EXPERIÊNCIAS DINAMIZADORAS DA AULA EXPOSITIVA PARA ALUNOS DO ENSINO TÉCNICO
MATEMÁTICA EMOCIONAL: IMPLICAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM
O CURRÍCULO ESCOLAR: EM BUSCA DA INTERDISCIPLINARIDADE ATRAVÉS DA PRÁTICA ESCOLAR - UM ESTUDO COM OS PROFESSORES DO DISTRITO FEDERAL.
O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO NO SERTÃO DE PERNAMBUCO  
O ENSINO DE BIOQUÍMICA PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA POR MEIO DE UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA
O ENSINO DE ESTATISTICA NO 4º CICLO FUNDAMENTAL UTILIZANDO MODELAGEM
O ESTUDO DOS FUNGOS A PARTIR DA TIPOLOGIA DOS CONTEÚDOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM RECIFE- PE
O TRABALHO INTERDISCIPLINAR: UM NOVO CONCEITO NA VIDA ACADÊMICA
O USO DA LUDICIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: MELHORIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO DE CATU-BAHIA
PERSPECTIVAS DA MONITORIA: AVALIAÇÃO DA MONITORIA PELA OTICA DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE.
QUESTÕES DE LINGUAGEM: FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA ETNIA TIKUNA
RELEITURA DE OBRAS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
REPENSANDO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DE NATAL
SÍMBOLOS ADINKRAS: CONHECENDO E VALORIZANDO A CULTURA AFRICANA ATRAVÉS DA ARTE
TEATRO CIENTÍFICO: CIÊNCIA ATRAVÉS DO JOGO TEATRAL
TRABALHANDO A CIDADANIA NO ENFOQUE INTERDISCIPLINAR
UMA PROPOSTA TRANSDISCIPLINAR COMO MEDIADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM - OCORRÊNCIAS & POSSIBILIDADES NO COLÉGIO TÉCNICO DA UNIVERSIDADE RURAL
UTILIZAÇÃO DE UM RECURSO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA CONFECCIONADO A PARTIR DE MATERIAL RECICLADO
VIVENCIANDO O LAZER NA PERSPECTIVA DO SENTIR
Webquest: POSSIBILIDADE DE USO PEDAGÓGICO PARA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA DE ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
Todos os direitos reservados / All rights reserved
SBPC©2010 - WebMaster