RESUMOS DE COMUNICAÇÕES LIVRES
Área: Ensino-Aprendizagem
[Voltar]
"EDUCAÇÃO E LUDICIDADE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA": A Oralidade como recurso metodológico na produção de matérias didáticos para Escolas Quilombolas do nordeste do Pará.
"PROFESSORES FICAM EXPOSTOS E SÃO COBRADAS POR COISAS QUE NÃO SÃO RESPONSÁVEIS" AS FACETAS DOS SIGNIFICADOS DE VIOLÊNCIA.
A ÁFRICA DENTRO DE NÓS
A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM O GÊNERO TEXTUAL POEMA
A competição como agente motivador na aprendizagem do conteúdo Funções Inorgânicas
A CONSTRUÇÃO DE JORNAIS NO MEIO ESCOLAR COMO FERRAMENTA PARA FACILITAR O ENSINO DE LÍNGUAS
A DIFICULDADE DOS ALUNOS EM RELACIONAR A QUÍMICA AO SEU COTIDIANO
A IMPLICAÇÃO DO NÍVEL DE ESCOLARIDADE NA ESCOLHA DA PROFISSÃO DE FEIRANTE NO BAIRRO MERCADINHO NO MUNICIPIO DE IMPERATRIZ-MA
A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS NATURAIS
A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS AUDIOVISUAIS NAS ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE A SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ESPAÇO CIÊNCIA.
A IMPORTÂNCIA DO EU E DO OUTRO – REDUZINDO A VIOLÊNCIA, AUMENTANDO A APRENDIZAGEM
A IMPORTÂNCIA DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE PARA O PIBID DE PEDAGOGIA DA UFMA. UMA REFLEXÃO.
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS: UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.
A INFLUENCIA DA MÚSICA CLÁSSICA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
A INSERÇÃO DAS NOVAS METODOLOGIAS TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO DO ENSINO/APRENDIZAGEM NO AMBIENTE EDUCACIONAL.
A INTERDISCIPLINARIDADECOMO PROPOSTA METODOLÓGICA: ALGUMAS REFLEXÕES
A LUDICIDADE COMO ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR – RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE PEDAGOGIA.
A LUDICIDADE PARA ABORDAR O ENSINO DE QUÍMICA NA E.E.F.M. PRESIDENTE EURICO GASPAR DUTRA: UMA PROPOSTA DO SUBPROJETO PIBID/QUÍMICA-FAEC
A MATERIALIZAÇÃO DA PROPOSTA DE CICLOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: A REALIDADE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE
A MÚSICA COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO PARA A COMPREENSÃO DA LITERATURA AMAZONENSE.
A OFERTA DE DISCIPLINAS RELACIONADAS À METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR E/OU DIDÁTICA NOS CURSOS PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSO DE DIREITO RECONHECIDOS PELA CAPES NO ANO DE 2012.
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RECIFE SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS.
A PERSPECTIVA DOCENTE EM RELAÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC’s) NO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS – CÂMPUS ITUMBIARA.
A PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE CREUSA DO CARMO ROCHA ATRAVÉS DO PROJETO "RAÍZES DO BRASIL: A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO"
A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UM OLHAR PARA A PRÁTICA DOCENTE DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA DO CAMPUS DA UFPA EM CASTANHAL (PA)
A TEORIA CONSTRUTIVISTA E O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA: CRÍTICAS E POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO
A UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIO NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE COM ORIENTADOR
A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVER HABILIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇAO DE TEXTOS DE QUÍMICA
A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS LÚDICAS ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL COMO INCENTIVO A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS.
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE RADIOATIVIDADE EM AULAS DO PIBID
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAXIAS - MA
A utilização do game Assassin's Creed como ferramenta para o ensino a história.
A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE LIVRE GIMP E INKSCAPE COMO FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO DA ASTRONOMIA COM PARTICIPANTES DO PROJETO CLICIDADÃO
ALÉM DA QUADRA DE AULA: A ARQUITETURA ESCOLAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE ARAPIRACA-AL.
ANALISE DE AULA PRÁTICA SOBRE EXTRAÇÃO DE DNA DE CÉLULAS VEGETAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ARAPIRACA, ALAGOAS.
ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA SUSPENSA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO RECIFE - PE
ANÁLISE DIDÁTICA DE ERROS EM QUESTÕES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM CONCEITOS INICIAIS DE ÁLGEBRA: POR QUÊ E PARA QUÊ?
APLICAÇÃO DA OBRA ADMIRÁVEL MUNDO NOVO (ALDOUS HUXLEY, 1932) COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA
APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE DOBRADURA EM PAPEL NA CONFECÇÃO DA MOLÉCULA DO DNA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ARAPIRACA - ALAGOAS
APLICAÇÃO DE SOFTWARE COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO DE BIOLOGIA.
APRENDENDO COM AULAS PRÁTICAS NO PIBID – QUÍMICA UFT
APRENDIZAGEM: O LÚDICO COMO MEIO CONSTRUTOR DE SABERES MATEMÁTICOS.
Apropriação profissional da metodologia investigativa na Educação Científica: um estudo de caso desenvolvido em escolas municipais do Ensino Fundamental
AS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
Atividade experimental no Ensino de Química: Uma abordagem investigativa e contextualizada.
ATUAÇÃO DO PIBID-PEDAGOGIA: O QUE AS DOCENTES ACHAM?
AULAS CRIATIVAS NO ESTUDO DE TECIDOS CONJUNTIVOS NO ENSINO MÉDIO
AVALIAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA NA VISÃO DOS ATORES ENVOLVIDOS
AVALIAÇÃO DE AULAS TEÓRICO - PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO MÉDIO.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO UM DOS INSTRUMENTOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
BAMBÂE: a história que encanta a dança e a cultura dos jovens no Bairro novo
BLOGS E ENSINO DE ARTE
CAMARAGIBE 30 ANOS: OS PEQUENOS APRENDEM COMO TUDO COMEÇOU!
CONFECÇÃO DE DESENHOS E MODELOS NAS AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA COMO CONSTRUTOR DO CONHECIMENTO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS ATRAVÉS DO PIBID
CONSTRUÇÃO DE UM MANUAL DE IDENTIFICAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA: AUXILIANDO NO ENSINO SOBRE ANIMAIS INVERTEBRADOS
CONSTRUINDO SENTIDOS A PARTIR DO TEXTO INSTRUCIONAL: A RECEITA CULINÁRIA COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS E DE MATEMÁTICA
CULTURA VISUAL, DOCÊNCIA E APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA ESTADUAL FREI JOSÉ DA ENCARNAÇÃO, JACOBINA - BA
CURRÍCULO, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E LEI FEDERAL 10.639/2003: ADAPTAÇÕES REALIZADAS PELA ESCOLA CENESJ CURSOS E SERVIÇOS EDUCACIONAIS EM PALMARES-PE A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA TRANSVERSALIZADA.
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA DE NÚMEROS QUÂNTICOS
Dialogando com a Química na sala de aula
DIVULGAÇÃO DA GENÉTICA UTILIZANDO DESENHOS MANGÁS PARA FACILITAR A COMPREENSÃO DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO AGRESTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO
DOCUMENTÁRIO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE REDES SOCIAIS E CIBERCULTURA: Uma experiência na Escola Municipal João Bento de Paiva Itapissuma/PE
ECOSSISTEMA - PRÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM ALUNOS DO 9° ANO NA EMEF PASCOAL MASSÍLIO EM BAYEUX-PB
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE ABRANGÊNCIA DA 9ª COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - CREDE - HORIZONTE – CEARÁ
EDUCAÇÃO PARA LIBERDADE: OS TEMAS GERADORES.
ENCONTROS E DESENCONTROS DA CIDADANIA ONTEM E HOJE
ENERGIA: CONSUMIDOR CONSCIENTE AJUDA O MEIO AMBIENTE
ENSINANDO NOMENCLATURAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS ATRAVÉS DE JOGOS LÚDICOS
ENSINO POR PROJETOS CIENTÍFICOS
ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO ESCOLAR
FITOTERAPIA COMO RECURSO DIDÁTICO E ESTÍMULO A QUALIDADE DE VIDA NA ESCOLA ESTADUAL SÃO SEBASTIÃO EM CAMPINA GRANDE-PB
FORMAÇÃO DE LEITRORES NA ESCOLA RENÊ BAYMA NO MUNICÍPIO DE CODÓ – MARANHÃO
FORMANDO E INFORMANDO EDUCADORES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NO CAMPO DA LEITURA E DA ESCRITA
FOTOGRAFIA COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NO ENSINO DE ARTES: EXPERIÊNCIA COM A TURMA DE 9º ANO DA ESCOLA ESTADUAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO
GRUPOS DE ESTUDO EM QUÍMICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA DO SUBPROJETO PIBID/QUÍMICA/FAEC-UECE
HISTÓRIAS E DESENHOS CONTRIBUINDO PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA
Imagens formativas, sentidos para o desenvolvimento humano: o uso da fotografia como recurso didático
IMPLICAÇÕES DA FLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA PRÁTICA DE TUTORES EM CURSOS A DISTÂNCIA MEDIADOS POR AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
INCENTIVO À LEITURA: A BIBLIOTECA COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR
INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS DO ENSINO MÉDIO COM AS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
INTEGRANDO AS TIC AO FAZER PEDAGÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM OS PROFESSORES DOS LABORATÓRIOS ESCOLARES DE INFORMÁTICA
Internet no contexto da sala de aula: alguns desafios e perspectivas
INVESTIGANDO PRÁTICAS INCLUSIVAS EM TURMAS COM SURDOS E EM TURMAS DE SURDOS: PADRÕES INTERACIONAIS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM E PARTICIPAÇÃO
LEIA E DEVOLVA
LUAU ASTRONÔMICO: A INDISSOCIABILIDADE ENTRE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS.
MAPAS CONCEITUAIS: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NAS AULAS DE BIOLOGIA
MELIPONÁRIO DO JARDIM BOTÂNICO DO RECIFE: INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
O CAMINHO DA LEITURA: UMA PRÁTICA REFLEXIVA RUMO A UMA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
O COORDENADOR PEDAGÓGICO: UM OLHAR REFLEXIVO PARA A PRÁTICA DOCENTE NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS
O DESENHO DA CRIANÇA: INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS PELAS CRIANÇAS, DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR
O DIÁRIO DE ANNE FRANK: MEMÓRIAS DE UMA ADOLESCENTE JUDIA QUE VIVEU O HOLOCAUSTO
O ENSINO DA LEITURA: MEDIAÇÃO E COMPREENSÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O ENSINO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS NO COTIDIANO ESCOLAR
O Ensino de Ciência numa Horta Escolar de Senhor do Bonfim-BA - O Lado Avesso da Ciência.
O ESPAÇO DA BIBLIOTECA ESCOLAR: DISPONIBILIDADE DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ARAPIRACA - ALAGOAS.
O JOGO DE DOMINÓ COMO INSTRUMENTO DE APOIO À APRENDIZAGEM NO ENSINO DE OPERAÇÕES COM MONÔMIOS.
O LÚDICO E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL DA CRIANÇA HOSPITALIZADA COM DIAGNÓSTICO DE CÂNCER.
O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO NAS ESCOLAS PARCEIRAS DO PIBID/PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS
O RESGATE DA LITERATURA INFANTIL
O TRABALHO COM LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-PEDAGOGIA/UFAL
O turismo pedagógico como estratégia didática no Ensino de Geografia: uma experiência com o Movimento Escoteiro do Rio Grande do Norte.
O uso de Tecnologia Digitais no Colégio Comendador Soares para o Enfrentamento da violência escolar – a criação de um @book para a comunidade.
O USO DE HQs COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CIÊNCIAS NATURAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA-PI
O USO DE NOVAS METODOLOGIAS DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
O USO DE PALAVRAS CRUZADAS COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE FUNÇÕES INORGÂNICAS
O USO DIDÁTICO DE REPRESENTAÇÕES IMAGÉTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA ANIMAL: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA PERSPECTIVA DE ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UFPI
OFICINAS PEDAGÓGICAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.
PIBID DE ARTES VISUAIS: DIÁLOGO ENTRE MUNDOS
PRESERVAÇÃO DOS MANANCIAIS NO MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA-BA
PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROEJA: CONTRIBUIÇÕES VYGOTSKIANAS
PROJETO CULTURAL AFRO-DESCENDENTE E INDÍGENA: COMO ELA PODE CONTRIBUIR NA APRENDIZAGEM DO ALUNO?
PROJETO – SHOW DE TALENTOS: O TEATRO, A DANÇA E O CANTO DESPERTANDO O INTERESSE DOS ESTUDANTES
RÁDIO CIÊNCIA ATUANDO NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
RASTROS POÉTICOS PANTANEIROS: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA COM POESIA E ARTE COM OS EDUCANDOS DA 1ª FASE DO 2º CICLO
REAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO: AS DIFERENTES ABORDAGENS ENTRE OS LIVROS DE ENSINO MÉDIO E SUPERIOR.
Reescrevendo nossa história com a arte de trançar: Reflexões teóricas e práticas dentro da sala de aula.
RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO: DESINTERESSE E DESMOTIVAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS
RELATOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SER BOLSISTA DO PIBID DE QUÍMICA DA UFT- ARAGUAÍNA
SHAKESPEARE NO ENSINO MÉDIO: O TEATRO DE FANTOCHES COMO ELEMENTO POTENCIALIZADOR DA LEITURA, ESCRITA E AQUISIÇÃO CULTURAL NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA.
SUPERVISOR ESCOLAR: a relevância da atuação do supervisor dentro das escolas públicas do município de Imperatriz-MA
TEATRO DE BONECOS EM SALA DE AULA, CONFECÇÃO E CONSTRUÇÃO DRAMÁTICA DOS ALUNOS DO 7º ANO DO GINÁSIO DA ASA NORTE, BRASÍLIA, DF
Trabalhando o gênero textual cordel no 3° ao ano 5° ano do Ensino Fundamental
TRABALHANDO POEMAS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TRABALHOS DE CAMPO EM GEOLOGIA: UMA ANALISE DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM GEOLOGIA NO IFRN
UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO ALUNO NO CONTEXTO ESCOLAR.
UM OLHAR SOBRE A 1ª FEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA DO ESPÍRITO SANTO: ESPAÇO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
UM PROJETO MULTIDISCIPLINAR A PARTIR DA EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE CASO VIA ESTÁGIO CURRICULAR
UMA ABORDAGEM DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DO USO DO PORTAL UNIVERSITÁRIO NO CURSO DE LETRAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
Uma análise quantitativa e qualitativa do uso de jogos matemáticos em uma escola estadual de Catu-BA
Uso da pedagogia pesquisa ação no ensino técnico profissional do IFTO Campus Palmas, Tocantins: uma experiência didática nos cursos de extensão em qualificação profissional.
USO DE PROJETO INTEGRADOR INTERDISCIPLINAR COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO AGRESTE DE SERGIPE
Utilização da internet como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem
UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTO DE PILHAS A PARTIR DE PRODUTOS NATURAIS NUMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA
VIAJANDO COM OS BICHOS NA ARCA DO POETINHA
SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
Todos os direitos reservados / All rights reserved
SBPC©2013 - WebMaster